Buscar

Metodologia Científica Discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447046) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9395552
	Nota da Prova:
	8,70
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Um erro muito comum entre os pesquisadores iniciantes, ou até mesmo durante a elaboração de um artigo científico, ou mesmo trabalho de graduação, é não darmos a devida atenção às citações bibliográficas. Desta forma, costuma-se escrever muitos parágrafos sem nenhuma citação de autor. E o argumento é sempre o mesmo, que as ideias expostas são de autoria do próprio autor, mas esquecemos que, quando estamos falando sobre determinado assunto, muitas pesquisas vieram antes de nós, e, quanto maior for o número de autores citados em nossa pesquisa, significa que conhecemos aquele assunto profundamente, e todo o resultado que agora apresentamos no artigo contribui para a geração de conhecimento atual e inédito. Assim sendo, se em um artigo científico forem citadas 1178 obras ao longo do texto, quantas destas terão que ser referenciadas ao final, no item referências bibliográficas, último item do artigo ou trabalho de graduação? Por qual motivo um número elevado de citações contribui de fato com a geração de conhecimento?
	Resposta Esperada:
Se ao longo de um artigo científico ou trabalho acadêmico forem citadas ao longo do texto 1178 obras, ao final, no item referência bibliográfica, deverão estar citadas todas as 1178 obras e respectivos autores. Assim, quando temos um número elevado de obras referenciadas, fica claro que o artigo ou trabalho proposto apresentou uma vasta pesquisa bibliográfica referente ao assunto abordado. Desta forma, implica que o artigo contribuirá significativamente para geração de novo conhecimento, amarrando os resultados observados ao conhecimento de todos autores citados na obra.
	2.
	O ato de pesquisar é inerente ao ser humano, pois este deseja saber sobre o ambiente que o cerca. No entanto, essa curiosidade o levou a patamares nunca antes imaginados. Levando essas considerações para os tempos de hoje, qualquer profissional deve dispor de um perfil analítico e também curioso. Sem dúvida, essas características tornam qualquer profissional mais arrojado e, portanto, empreendedor. Assim sendo, de que outra forma a pesquisa poderia contribuir para a formação profissional?
	Resposta Esperada:
A função da pesquisa não é apenas gerar conhecimentos novos ou, ainda, formar um pesquisador. Muito além disso, prepara o profissional para operar entre a teoria e a prática. Muita ênfase é dada ao conhecimento teórico, no entanto aquele profissional capaz de reagir positivamente a um ambiente em constantes mudanças, trazendo soluções criativas, é o profissional desejado no mercado. No que diz respeito a esses atributos, o profissional pesquisador, frente ao desafio, reage criativamente e com alta resiliência.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais