Buscar

Problemas Sociais no Campo, Modelo Econômico Chinês e Globalização

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CEL1329_A9_201708240438_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MARIA RAQUEL 
	8
	Disc.: FUNDAM.CIÊNC.SOC. 
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		FUNERAL DE UM LAVRADOR Esta cova em que estás Com palmos medidos É a conta menor Que tiraste em vida É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio Não é cova grande É cova medida É a terra que querias Ver dividida (...) (João Cabral de Mello Neto). O texto acima é um trecho da obra MORTE E VIDA SEVERINA; ele nos fala de vários problemas sociais que permanecem no campo, mesmo com o considerável desenvolvimento econômico que o Brasil experimentou nos últimos anos. Marque a alternativa que representa um desses problemas que afetam a vida rural brasileira:
	
	
	
	A má distribuição das terras, que não gera violência nas áreas rurais do Brasil.
	
	
	A redução da desigualdade social, que se dá de forma homogênea em todo o país.
	
	
	O respeito aos direitos dos homens que trabalham no campo.
	
	
	A equitativa distribuição das terras no país, que permite reduzir a desigualdade no campo.
	
	
	A má distribuição das terras no país, que gera uma série de conflitos no campo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado) No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
	
	
	
	b) instauração de um partido único.
	
	
	c) manutenção da livre concorrência.
	
	
	e) extinção gradual das classes sociais.
	
	
	a) desestatização da economia.
	
	
	d) formação de sindicatos trabalhistas.
	
Explicação:
As classes sociais são naturais do modelo de mercado, que se divide em donos dos modos de produção e trabalhadores
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia o texto a seguir e faça o que pede: A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo ¿encurtasse¿ as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. Sobre a globalização, é correto afirmar que:
	
	
	
	Tem produzido uma absoluta homogeneização cultural do mundo a partir da dominação ocidental neste processo. Isto representa a eliminação dos elementos locais das culturas nacionais em detrimento de uma nova cultura global;
	
	
	Tem produzido o absoluto equilíbrio cultural do mundo a partir das contribuições equilibradas do ocidente e oriente neste processo;
	
	
	Tem se produzido a partir da centralidade ocidental, mas é possível observar um lento e contínuo descentralizamento do ocidente em favor do oriente.
	
	
	A globalização cultural é um processo de mão única em favor dos elementos ocidentais.
	
	
	Tem produzido a absoluta homogeneização cultural do mundo a partir da dominação oriental neste processo. Isto representa a eliminação dos elementos locais das culturas nacionais em detrimento de uma nova cultura global;
	
Explicação:
O Fluxo Hegemonizador do processo denominado Globalização tem se caracterizado a partir do Ocidente (países e coorporações) em direção do Ocidente e demais regiões ocidentalizadas. Por sua vez, nenhum fluxo é de mão única. Pode-se observar um refluxo do Oriente para o Ocidente no tocante ao desenvolvimento econômico e tecnológico, como é o caso do Japão e China.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
	
	
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	
	
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação". BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).
Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que:
	
	
	
	a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
	
	
	as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
	
	
	a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.
	
	
	as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não osveem como fontes de educação e cultura.
	
	
	a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
	
Explicação:
O desenvolvimento tecnológico, no caso da internet , quando democratizada , acessível a dispares indivíduos e presente em seu cotidiano, pode causar impactos culturais negativos e positivos, portanto é preciso levantar questões que despertem nas pessoas respeito e compreensão pelo conteúdo que estão tendo contato. É preciso uma alternativa educacional direcionada a essa nova pratica tecnológica e aos indivíduos que se deparam com ela.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem.
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país.
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana.
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
	
	
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	
	Apenas o item III está correto.
	
	
	Apenas o item I está correto.
	
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
Explicação:
Está correta as afirmações de que A favelização revela uma forte desigualdade social no país, e que a urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles; pois a situação habitacional do Brasil segundos do IBGE é pior que a de países como Uruguai e Chile, e estes são os Principais desafios das políticas públicas  na busca para permitir o acesso a uma moradia adequada para todos, que sejam compatíveis com o tamanho, o nível de renda e as diferentes necessidades habitacionais das famílias brasileiras.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Economistas apresentam diagnostico do Brasil não como um país pobre, mas como um país com muitos pobres. (BARROS, HENRIQUES E MENDONÇA, 2001). A pobreza identificada no Brasil não pode ser explicada:
	
	
	
	Pela desigualdade das oportunidades inclusivas
	
	
	Pela má distribuição dos recursos
	
	
	Pela desigualdade das inclusões econômicas
	
	
	Pela escassez de recursos disponíveis
	
	
	Pelos índices diferenciados de distribuição de renda
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em Fundamentos das Ciências Sociais Para a compreensão da lógica da realidade buscamos fundamentos para reflexão e possíveis respostas. Para Castells (2011), Sociólogo, considerado o principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em redes, ele investiga os efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. A internet para ele é o espaço social do nosso mundo, um lugar híbrido, construído na interface entre a experiência direta e a mediada pela comunicação e, sobretudo, pela comunicação na internet. No texto apresentado identificamos o tema principal para estudo sociológico que neste caso é: Assinale a única alternativa correta:
	
	
	
	Fetichismo material
	
	
	Violência urbana
	
	
	Família e Gênero
	
	
	Sociedade em redes
	
	
	Raça e Etinia
	
Explicação:
sociedade em rede. Esta expressão apareceu nos anos 70 do século XX, como título de um estudo de Manuel Castells, um sociólogo espanhol, sobre o impacto que as tecnologias então emergentes tinham na economia e na sociedade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando