Buscar

teorias analiticas avançadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CIENTISATA DE DADOS E BIG DATA ANALITYCS
Resenha Crítica de Caso
Laercio Ferreira dos Santos
Trabalho da disciplina: Teorias Analíticas Avançadas
 		 Tutor: Prof. Denis Gonçalves Cople
São Paulo - S.P 
2019
 
CRESCIMENTO DE BIG DATA
EMPREENDEDORISMO CORPARATIVO
Referências: Estudo de Caso - LUMINAR - CRESCIMENTO DE BIG DATA USANDO EMPREENDEDORISMO -Oscar Javier Celis Ariza, Universidade Estácio de Sá
EMPREEDEDORISMO CORPORATIVO E BIG DATA
Em 2012, nos Estados Unidos, Franklim Rios, profissional de marketing digital, teve uma reunião com Walter Ulloa, presidente fundador da Entravision Communications Corporation, uma empesa de radiodifusão com foco latino. Houve um acordo entre Rios e Ulloa para desenvolvimento de uma divisão de análise de dados na Entravision, para concentrar um alavancagem em um consenso sobre os princípios básicos de execução de um plano de crescimento para Luminar, como ficou conhecida a Entravision.
Com vários questionamentos relevantes ao modelo de negócio, tipo empreendedorismo corporativo, Rios concentrou sua alavancagem em conceitos de analises de Big Data. Facilitando a análise de grandes conjuntos de informações provenientes de diversas fontes, com a intensão de identificar padrões e tendências na qual os gestores poderiam tomar decisões baseadas em grandes volumes de dados e acrescentados insights agregando valores para se obter vantagens competitiva.
Embora os latinos representassem cerca de 17% da população dos Estados Unidos, eles formavam apenas 6% do bolo total de marketing. Com a população americana em geral envelhecendo, a população latina aumentando e mais jovem, o perfil demográfico dos latinos está fornecendo um impulso para diversos setores da economia nos Estados Unidos.
A Entravision era uma emissora de língua espanhola focada em latinos, substituindo a Univision em 2007 como a maior empresa de comunicação pública independente, focada principalmente no público latino americano. Com a parceria contínua entre as duas, onde a Univision foi uma fonte de programação para as empreses de transmissãode TV da Entravision. A empresa tinha cerca de 1000 empregados em tempo integral e gerou uma receita de $223,3 milhões em 2012, enfrentava uma forte concorrência tanto em TV e rádio, jornais espanhóis, revistas e outras formas gerais de entretenimento, incluindo dispositivos de mídia móvel. Promover o envolvimento da comunidade e criação de conteúdo local foram os pilares da estratégia de crescimento da Entravision, construindo a lealdade do cliente e a identidade da marca através de aparições em reuniões e concertos locais e também através obras de ficção para os principais eventos locais.
Através do Big Data, a Entravision obteve vantagens competitivas que incluíam uma programação com foco no latino que é ainda mais refinada para as necessidades dos indivíduos das comunidades, trazendo uma programação diferenciada para os latinos cubanos, porto-riquenhos, mexicanos e sul-americanos, por exemplo. 
Quando ainda trabalhava em uma subsidiária da Univision, Ulla que fundou a Entravision anos mais tarde, estava gerindo ativos de mídia da Univision. Sendo um profissional de mídia que tinha criando uma agência de publicidade em língua espanhola e em marketing da database, Rios foi reajustado para o papel das pesquisas de opinião e ferramentas de pesquisa de mercado convencionais na determinação de audiência. Ele reconheceu que estas ferramentas têm três limitações: erro de amostra, tamanho da amostra e polarização da amostra.
A busca por alternativas, levou Rios ao Big data. Criando um banco de dados divididos em subconjuntos por faixa etária, etnia e localização. Utilizando plataformas open source para processamentos dos dados, ele trabalhou em um algoritmo conhecido como MapReduce, o algoritmo corta o tempo de processamento dramaticamente. O que uma plataforma convencional levaria 6 horas para processar 1 petabyte de dados, o MapReduce faz em 30 minutos. Ulloa como mentor de Rios, estava disposto a fornecer a Rios uma plataforma onde ele pudesse trabalhar em sua visão e desenvolver um modelo de negócio. A Entravision investiria em Big Data através da Luminar. A Luminar seria a peça central de tal transformação com o uso analítico e de processamentos das ferramentas Big Data.
A popularidade do Big data se apoia na capacidade dos especialistas em tecnologias da informação obter benefícios de natureza excepcionalmente rica e refinada dos dados para gerar novas perspectivas de mercado e mostrar o impacto nos negócios e sustentar o valor para os clientes. Se os dados particulares pareciam não ter valor algum, foi apenas porque não tinha sido extraído o suficiente ou porque o seu valor ainda não havia sido devidamente compreendido.
Disse Rios: _ O Big Data traz precisão e rigor na informação aos tomadores de decisão. Ela reduz os riscos de indecisão. Ao invés de confiar na intuição, e, provavelmente, cometer erros de julgamento, os gestores têm dados concretos para trabalhar. O Big Data garante que decisões gerenciais sejam baseadas na realidade.
Rios propôs usar o Big Data para gerar valor através de prestação de serviços especializados de consultoria para empresas que buscam uma pesquisa de mercado detalhada sobre latinos. Por serem um grupo étnico em crescimento, diversificado, geograficamente dispersos, que muitas vezes não aparecem em registros oficiais pelos métodos de pesquisa de mercado convencionais, havia uma necessidade urgente dos clientes para gerar perspectivas de mercado mais refinadas sobre os latinos. Rios queria que a Luminar oferecesse às empresas clientes informações e conhecimentos sobre oportunidades de mercado que ainda não lhes havia ocorrido no modo tradicional.
Dentro do empreendedorismo corporativo, o uso do Big Data se torna uma ferramenta de extrema importância. Com a ajuda de mentores, visão de empreendedorismo e analise de Big Data, empreendedores gestores tem a possibilidade de criar novos insights para novos desafios. 
No mundo extremamente concorrido e gerador de grandes quantidades de dados gerados das mais diversas formas de dispositivos, podemos dizer o a Análise correta dos Dados será o que trará vantagens competitivas cada vez mais eficiente e eficaz. A organização que não entender esse processo perderá mercado e estará destinada ao fracasso.
Organizações e Stand ups que entende o valor dos Dados analisados com precisão, conseguem, cada vez mais, conquistar clientes, e entregar um produto personalizado para cada tipo de nicho. O uso da tecnologia para tomadas de decisões estão trazendo melhores resultados nas organizações e por consequências lucros mais elevados. 
 
�

Continue navegando