Buscar

Aula_02 Unidades componentes de um sistema de abastecimento dágua

Prévia do material em texto

TOMADAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS DE ACUMULAÇÃO
CONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS
TOMADAS D’ÁGUA E RESERVATÓRIOS DE ACUMULAÇÃO
OBJETIVOS DA AULA:
Compreender os conceitos de Captação e Adução;
Analisar os diferentes tipos de adutoras;
UNIDADES COMPONENTES DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Adutoras são canalizações dos sistemas de abastecimento de água que conduzem a água para as unidades que precedem a rede de distribuição.
Elas interligam captação, ETA e reservatórios de distribuição e não distribuem a água aos consumidores. 
São as unidades principais de um sistema de abastecimento de água: qualquer interrupção que venham a sofrer afetará o abastecimento à população. 
Necessitam de cuidados especiais na elaboração do projeto e na implantação das obras: criteriosa análise do traçado em planta e em perfil; correta colocação de seus órgãos acessórios; ancoragens nos pontos onde ocorrem esforços que possam causar deslocamento das peças.
A escolha da adutora, segundo o material utilizado na fabricação do conduto, varia de acordo com fatores como:
método de fabricação dos tubos e acessórios; 
condição de funcionamento hidráulico; 
pressão interna e durabilidade do material face às características do solo; 
cargas externas;
natureza da água transportada; 
custo.
Os materiais mais empregados são: 
PVC; 
ferro fundido, cimentado internamente; 
aço soldado;  
aço com junta ponta e bolsa, junta travada, etc;
concreto armado; 
fibra de vidro impregnado em resinas de poliéster; 
polietileno.
As adutoras podem ser classificadas: 
 
Quanto à natureza da água transportada: 
Adutoras de água bruta: transportam água sem tratamento (da captação até a Estação de tratamento de água - ETA); 
- Adutoras de água tratada: transportam a água tratada (da ETA até os reservatórios). 
 
ADUTORA DE ÁGUA TRATADA
ADUTORA DE ÁGUA BRUTA
b) Quanto à energia para a movimentação da água: 
- Adutora por gravidade: são aquelas que transportam a água de uma cota mais elevada para uma cota mais baixa aproveitando o desnível existente (energia hidráulica). A adução por gravidade pode ser feita por conduto livre ou forçado.
- Adutora por gravidade em conduto livre: quando a linha piezométrica coincide com o nível da água no conduto. A água escoa sempre em declive mantendo uma superfície livre sob o efeito da pressão atmosférica. 
- Adutora por gravidade em conduto forçado: nela a água fica sob pressão superior à atmosfera (tem-se a linha piezométrica acima da linha d’água). Os condutos desse tipo de adutora têm seção circular, pois é a forma que melhor resiste às pressões internas da água.
- Adutora por gravidade em condutos livre e forçado: é constituída com trechos em conduto livre (aqueduto) e trechos em conduto forçado (sifões invertidos). Sifão invertido é um conduto forçado por gravidade, situado inteiramente abaixo da linha piezométrica e que interliga dois trechos de adutora de conduto livre.
- Adutora por recalque: transportam a água de um ponto a outro de cota mais elevada através de uma estação elevatória (conjunto moto-bomba e acessórios). O sistema de adução por recalque é composto por condutos forçados. 
Adução deve ser contínua (vazão constante durante as 24 horas do dia). 
ADUÇÃO EM CONDUTOS FORÇADOS
Nos quais a pressão interna é diferente da pressão atmosférica. Nesse tipo de conduto, as seções transversais são sempre fechadas e o fluido circulante as enche completamente. O movimento pode se efetuar em qualquer sentido do conduto.
ADUÇÃO POR CANAIS, SISTEMA DE BOMBEAMENTO E RECALQUE
Denominam-se condutos livres ou canais, os condutos onde o escoamento é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Neste contexto, os cursos d’água naturais constituem o melhor exemplo de condutos livres. Além dos rios, funcionam como condutos livres os canais artificiais de irrigação e drenagem, os aquedutos abertos, e de um modo geral, as canalizações onde o líquido não preenche totalmente a seção do canal. 
 
 Os escoamentos em condutos livres diferem dos que ocorrem em condutos forçados porque o gradiente de pressão não é relevante. Nesses condutos, os escoamentos são mais complexos e com resolução mais sofisticada, pois as variáveis são interdependentes com variação no tempo e espaço. Uma importante característica da hidráulica dos canais além da superfície livre, é a deformidade desta. 
		Neste conduto o líquido escoante apresenta superfície livre, na qual atua a pressão atmosférica. A seção não necessariamente apresenta perímetro fechado e quando isto ocorre, para satisfazer a condição de superfície livre, a seção transversal funciona parcialmente cheia. O movimento se faz no sentido decrescente das cotas topográficas.
ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS
 
São instalações de bombeamento destinadas a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados, ou para aumentar a vazão de linhas adutoras.
		As estações elevatórias são mais utilizadas nos sistemas de abastecimento de água para:
Captar a água de superfície ou de poço; 
A recalcar a água a pontos distantes ou elevados; 
A reforçar a capacidade de adução.
		
		A utilização das EE dentro do Sistema de Abastecimento de Água tem as seguintes desvantagens:
A elevam despesas de operação devido aos gastos com energia; 
São vulneráveis a interrupções e falhas no fornecimento de energia;
Exigem operação e manutenção especializada, aumentando ainda mais os custos com pessoal e equipamentos.
No entanto, dificilmente um sistema de abastecimento de água de médio ou grande porte deixa de contar com uma ou mais estações elevatórias.
As instalações elevatórias típicas são formadas por:
Casa de Bombas: edificação própria destinada a abrigar os conjuntos moto-bomba. Deve ter iluminação e ventilação adequadas e ser suficientemente espaçosa para a instalação e movimentação dos conjuntos elevatórios, incluindo espaço para a parte elétrica (quadro de comando, chaves etc)
Bomba: equipamento encarregado de succionar a água retirando-a do reservatório de sucção e pressurizando-a através de seu rotor, que a impulsiona para o reservatório ou ponto de recalque.  
Motor de acionamento: Equipamento encarregado do acionamento da bomba. O tipo de motor mais utilizado nos sistemas de abastecimento de água é o acionado eletricamente.
Linha de sucção: Conjunto de canalizações e peças que vão do poço de sucção até a entrada da bomba.
Linha de recalque: Conjunto de canalizações e peças que vão da saída da bomba até o reservatório ou ponto de recalque.
Poço de sucção: Reservatório de onde a água será recalcada. Sua capacidade ou volume deve ser estabelecido de maneira a assegurar a regularidade no trabalho de bombeamento.

Continue navegando