A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Respostas Introdução ao Orçamento Público

Pré-visualização | Página 1 de 7

Introdução ao Orçamento Público
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere ao Orçamento Público no Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
 
a. O plano plurianual, as diretrizes compensatórias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.
b. O plano bianual, as diretrizes estratégicas e programas mundiais.
c. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. 
Muito bem! Essa alternativa está correta! Estes são os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal de 1988: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.
d. O plano trianual, as diretrizes orçamentárias e os planos internacionais.
e. O plano anual, as diretrizes não estratégicas e os planos nacionais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra C. 
Os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal de 1988 são: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. O PPA, a LDO e a LOA dão suporte à elaboração e execução orçamentária brasileira. Esses instrumentos regem o ciclo orçamentário no Brasil e são estritamente relacionados, formando um sistema integrado de planejamento e orçamento que deve ser adotado pelos entes da Federação (Municípios, Estados e União).
Questão 2
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito do ciclo orçamentário e do processo de elaboração do orçamento, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F).
	a) No processo de elaboração do orçamento anual da União, em determinado momento, a proposta é consolidada em nível setorial nos órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Posteriormente, é encaminhada ao órgão central de planejamento e orçamento, para ser ajustada, consolidada e submetida ao presidente da República, que a encaminha, sob a forma de projeto de lei, ao Congresso Nacional.
	Resposta 1 
	b) Cada ente da Federação deve aprovar, anualmente, uma lei orçamentária.
	Resposta 2 
	c) Compete integralmente à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e dos investimentos das empresas estatais não dependentes.
	Resposta 3 
	d) O ciclo orçamentário é o espaço de tempo compreendido entre o primeiro dia de janeiro e o dia 31 de dezembro de cada ano, no qual se promovem a execução orçamentária e os demais fatos relacionados com as variações qualitativas e quantitativas que afetam os elementos patrimoniais dos órgãos e entidades do setor público.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
O Ciclo Orçamentário compreende um conjunto de tarefas cujo grande objetivo é produzir, aprovar e executar a Lei Orçamentária Anual, a nossa peça orçamentária. Por sua vez, A fase da elaboração do orçamento para um exercício tem início assim que o orçamento exercício anterior é enviado (até 31 de agosto).
O item A é verdadeiro, pois a proposta orçamentária é consolidada em nível setorial nos órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e, posteriormente, essas propostas são consolidadas na Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo encaminhado apenas um único projeto de lei ao Congresso Nacional.
O item B é verdadeiro, pois cada ente da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) possui seus instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA).
O item C é falso, pois compete ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) a elaboração do Orçamento de Investimentos e do Programa de Dispêndios Globais (PDG) das empresas estatais independentes.
O item D é falso, pois o ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final (prestação de contas e avaliação de desvios em relação ao planejado). O espaço de tempo a que se refere essa questão compreende um exercício financeiro, período de execução do orçamento.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os atuais instrumentos de planejamento (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA), marque a alternativa correta.
 
a. O plano decenal, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual constituem etapas de planejamento orçamentário.
b. De acordo com o calendário vigente, o presidente da República, no primeiro ano de seu mandato, governa o país com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual aprovados pelo seu antecessor, embora não esteja impedido de propor alterações. 
Muito bem! Essa alternativa está correta! Quando o presidente da República assume seu primeiro ano de mandato presidencial ele irá cumprir um ano do PPA aprovado pelo seu antecessor. Também, a LDO e a LOA que ele irá cumprir no seu primeiro ano de mandato foram aprovadas no ano anterior, para viger no ano subsequente.
c. A lei orçamentária anual compreende três orçamentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas. Os orçamentos fiscal e da seguridade social englobam os poderes, órgãos e entidades da administração direta, autarquias, fundações e empresas em que o ente da Federação, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
d. Instituído pela Constituição Federal de 1988, o plano plurianual, de vigência coincidente com a do mandato do Chefe do Poder Executivo, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
e. Os órgãos do Poder Judiciário, as casas do Congresso Nacional e o Ministério Público, amparados na autonomia administrativa e financeira que lhes garante a Constituição Federal de 1988, devem elaborar as respectivas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados na lei de diretrizes orçamentárias e encaminhá-las ao Congresso Nacional no mesmo prazo previsto para envio do projeto de lei orçamentária do Poder Executivo, ou seja, até quatro meses antes do encerramento do exercício.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra B. 
A questão aborda conceitos associados aos atuais instrumentos de planejamento, assim como a diferença entre ciclo orçamentário e exercício financeiro.
O PPA, a LDO e a LOA dão suporte à elaboração e execução orçamentária brasileira. Esses instrumentos regem o ciclo orçamentário no Brasil e são estritamente relacionados, formando um sistema integrado de planejamento e orçamento que deve ser adotado pelos entes da Federação (Municípios, Estados e União).
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao orçamento público, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):
	a) De acordo com o calendário vigente, o presidente da República, no primeiro ano de seu mandato, governa o país com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual aprovados pelo seu antecessor, embora não esteja impedido de propor alterações.
	Resposta 1 
	b) No plano plurianual, devem estar presentes as metas e as prioridades para cada ano de governo.
	Resposta 2 
	c) A Lei de Diretrizes Orçamentárias, além do previsto na Constituição Federal, deve incluir o Anexo de Metas e Prioridades e o Anexo de Metas Fiscais.
	Resposta 3 
	d) Publicada em 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, lei complementar federal cuja edição já estava prevista no texto originário da Constituição Federal, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Seus dispositivos obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.