Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Aap3 - Responsabilidade Social e Ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aap3 - Responsabilidade Social e Ambiental
1)
As políticas públicas se constituem por planos, programas e por um conjunto de ações e atividades a serem desenvolvidos pelo Estado de forma direta ou indireta, com a participação dos organismos públicos e/ou privados, que visam assegurar o direito à cidadania de forma determinada ou difusa dentro de um segmento social, cultural, étnico ou econômico.
Assim sendo é correto afirmar que os programas são:
Alternativas:
a) Aqueles que estabelecem as prioridades e os objetos a serem alcançados em determinados períodos, os quais podem ser, por vezes, consideravelmente longos.
b) Aqueles que estabelecem os objetivos gerais e os específicos de um determinado tema de interesse público. Alternativa correta
c) Aqueles que visam alcançar determinado objetivo estabelecido pelo programa.
d) Aqueles que que visam à concretude, ou seja, cujas ações se efetivem, aconteçam.
e) Aqueles que compreendem os programas e as atividades empresariais.
2)
Compreende ser um forte instrumento para defender o meio ambiente porque ele, como sendo de todos, é coletivo e quando se pretende por ele prevenir danos a gerações futuras é difuso. Nasceu em 1985 com a defesa do meio ambiente no Brasil, como instrumento jurídico criado pela Constituição Federal de 1988, que pode ser utilizado pelo Ministério Público e entidades legitimas, tais como ONGs, para defender e reivindicar direitos chamados individuais homogêneos, difusos e coletivos.
Assinale a alternativa correta que corresponde à definição acima:
Alternativas:
a) RIMA
b) EIA
c) Ação Civil Pública Alternativa correta 
d) Desenvolvimento Participativo e Função Social da Propriedade
e) Estatuto da Cidade
3)
No nosso país, as políticas públicas são desenvolvidas em parceria com ONGs – Organizações Não Governamentais e, também, contam com a iniciativa privada, ou seja, com as empresas. Assim sendo, as políticas públicas são ações efetivadas com fins públicos que compreendem o acesso da população, com a participação dos stakeholders, tanto ao debate quanto à formulação das políticas.
Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
a) a intervenção do Estado serve para formar parceria com o setor privado no desenvolvimento sustentável.
b)a intervenção internacional serve para regular o setor privado no desenvolvimento sustentável que é sempre indispensável.
c) a intervenção municipal serve para regular o público no desenvolvimento sustentável que é sempre indispensável.
d) a intervenção governamental serve para regular o setor privado no desenvolvimento sustentável que é sempre indispensável. Alternativa correta
e) a intervenção pública serve para regular o terceiro setor no desenvolvimento sustentável que é sempre indispensável.
4)
É a adoção de um método ou metodologia de participação de todos no processo de mudança para a melhoria de vida. Portanto, a participação popular inicia-se desde a avaliação, compreendendo a execução, e segue com acompanhamento à conclusão do projeto. Outro instrumento trata-se do fim (finalidade) a que se destina a propriedade. Caso seja agrícola deverá compreender esta característica, por exemplo.
Assinale a alternativa correta que corresponde à definição acima:
Alternativas:
a) RIMA
b) EIA
c) Ação Civil Pública
d) Desenvolvimento Participativo e Função Social da Propriedade. Alternativa correta
e) Estatuto da Cidade