Buscar

exercicios fixação 2 10 Legislação Comercial e Tributária

Prévia do material em texto

Iniciado em
	terça, 5 Nov 2019, 15:53
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 5 Nov 2019, 15:55
	Avaliar
	0,00 de um máximo de 10,00(0%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
"O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e, inclusive, subiu quatro posições, conforme dados relativos a 2009 divulgados neste ano pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Eco-nômico), que é uma entidade internacional com sede em Paris (França) composta por 33 países e que leva em consideração a arrecadação tributária comparada com o PIB (Produto Interno Bruto). Com carga tributária de 34,5%, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), O Brasil está à frente de países como Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Japão, por exemplo. (Fonte: http://www.progresso.com.br/caderno-a/economia/brasil-tem-a-14-maior-carga-tributaria-do-mundo)
Conforme exposto acima, o Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, constituída por diversos impostos cobrados, classificados como impostos federais, impostos estaduais e impostos municipais. São impostos Estaduais quais dos elencados a seguir?
Escolha uma:
a. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre Serviços (ISS).
b. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
c. Imposto sobre Transmissão Inter vivos de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
d. Nenhuma das alternativas anteriores.
e. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto Territorial Rural (ITR).
Feedback
A resposta correta é: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)..
Questão 2
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Carrazza ( 2006, p. 497) considera o imposto como: ¨... uma modalidade de tributo que tem por hipótese de incidência um fato qualquer, não consistente numa atuação estatal.¨ O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Vamos elencar os principais impostos municipais:
I - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
II- Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis (ITBI) e de Direitos Reais a eles relativos.
III- Imposto Sobre Serviço (ISS).
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão CORRETAS:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão falsas.
b. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
e. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 3
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o Art. 967, “É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do inicio de sua atividade.” Desta forma empresário caracteriza-se como:
Escolha uma:
a. Sociedade anônima ou como empresário anônimo.
b. Sociedade empresaria ou como empresário individual.
c. Sociedade limitada ou como empresário limitado.
d. Nenhuma das alternativas anteriores.
e. Sociedade simples ou como empresário simples.
Feedback
A resposta correta é: Sociedade empresaria ou como empresário individual..
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
"O fisco federal está usando um precedente do Supremo Tribunal Federal para embasar tentativas de fechar fábricas de cigarros que, segundo a Receita, sonegam o Imposto sobre Produtos Industrializados. No ano passado, em decisão liminar, o STF manteve fechada a American Virginia Tabacos. Neste ano foram fechadas a Phoenix, Alfredo Fantini e Cibrasa. Hoje, segundo dados da Receita, das 11 fabricantes de cigarros autorizadas a funcionar no país, cinco estão de portas abertas amparadas por decisões judiciais". (Fonte: http://www.apet.org.br/noticias/ver.asp?not_id=7278)
O (IPI) imposto sobre produtos industrializados:
Escolha uma:
a. É um imposto federal sendo que somente a união tem competência para instituí-lo.
b. Nenhuma das alternativas anteriores.
c. É um imposto federal, sendo que somente o município tem competência para instituí-lo.
d. E um imposto federal sendo que somente o estado tem competência para instituí-lo.
e. É um imposto municipal, sendo que somente o município tem competência para instituí-lo.
Feedback
A resposta correta é: É um imposto federal sendo que somente a união tem competência para instituí-lo..
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Fato gerador é um fato jurídico vinculado ao Direito Tributário que acarreta responsabilidade, obrigação ou capacidade tributária. Esta, por sua vez, é considerada uma capacidade passiva. O fato gerador pode ser de obrigação principal ou acessória. Assinale a alternativa ERRADA sobre fato gerador.
Escolha uma:
a. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
b. Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.
c. A hipótese de incidência integra o antecedente ou pressuposto da norma tributária impositiva. O fato gerador é a própria situação que, ocorrida, atrai a incidência da norma.
d. Nenhuma das alternativas anteriores.
e. Fato gerador não se constitui em um critério, um índice ou um indício para aferição da capacidade econômica ou contributiva dos sujeitos aos quais se atribui, pois não há valor relacionado neste.
Feedback
A resposta correta é: Fato gerador não se constitui em um critério, um índice ou um indício para aferição da capacidade econômica ou contributiva dos sujeitos aos quais se atribui, pois não há valor relacionado neste..
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O Direito Comercial abrange a teoria geral da empresa; sociedades empresariais; títulos de crédito; contratos mercantis; propriedade intelectual; relação jurídica de consumo; relação concorrencial; locação empresarial; falência e recuperação de empresas. Ele possui algumas características distintas, que relacionadas abaixo, deve-se verificar se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
(__) Simplicidade ou informalismo: trata de soluções mais simples e para a resolução das dificuldades.
(__) Nacionalidade ou anticosmopolitismo: a regulamentação do Direito Comercial não pode considerar as normas internacionais, descartando leis de outros países e favorecendo apenas a legislação nacional.
(__) Elasticidade: o Direito Comercial está em constante mudança e inovação, buscando acompanhar as evoluções que decorrem das relações comerciais.
(__) Onerosidade: o comerciante visa o lucro e a atividade empresarial é onerosa.
A sequência correta de questões verdadeiras (V) e falsas (F) é:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, V.
d. F, V, F, V.
e. F, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V..
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
No Direito Comercial, as sociedades passam a ter diversas categorizações. Dentre estas, uma delas diferencia as sociedades simples das sociedades empresárias. Contrariamente ao que o senso comum entende por empresa, o Direito Comercial, por meio do Código Civil, entende empresa como atividade, e não como o estabelecimento ou entidade do empresário. Assinale V para Verdadeiro e F para Falso sobre as definições de Sociedades Simples e Sociedades Empresárias.
(__) A sociedade simples é a pessoa jurídica que exerce a atividade econômica caracterizada por empresa.
(__) Uma sociedade empresária tem como finalidade e por objeto as atividades economicamente organizadas, que se caracterizam como atividades do empresário.
(__) Sociedade simples – que se caracteriza pelo fato de seu objeto ser social, ou seja, seu objeto poder ser a prestação de serviços de natureza artística,intelectual, científica ou literária, ao mesmo tempo em que pode visar o lucro, mas não na mesma escala da produção de uma empresa.
(__) Apenas a sociedade empresária precisa adotar um nome empresarial para se registrar.
Assinale a alternativa que representa a sequência de afirmativas Verdadeiras (V) e Falsas (F):
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, F, F, V.
c. F, V, F, F.
d. F, V, V, F.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F..
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à expressão tributo, Amaro (2006, p. 18) observa que: “O direito brasileiro utiliza o vocábulo ‘tributo’ em sentido genérico. ‘Imposto’, ‘taxa’, ‘contribuição’, ‘empréstimo compulsório’ e ‘pedágio’ são expressões empregadas para designar figuras tributárias [...]”. Assim existem diversos conceitos de tributos formulados por juristas e financistas. Assinale a questão correta sobre os conceitos de tributos:
Escolha uma:
a. Não compulsória. A compulsoriedade da prestação tributária não pode ser caracterizada pela ausência do elemento vontade no suporte fático da incidência da norma de tributação.
b. Que possa se constituir em sanção de ato ilícito. A hipótese de incidência do tributo pode ser realizada para acobertar um ato ilícito.
c. Nenhuma das alternativas anteriores.
d. Instituída em lei ou medida provisória. A constituição do tributo Isso decorre do princípio da competência, prevalente no estado de Direito.
e. Toda Prestação Pecuniária. Cuida-se de prestação tendente a assegurar ao Estado os meios financeiros de que necessita para a consecução de seus objetivos, por isto é de natureza pecuniária.
Feedback
A resposta correta é: Toda Prestação Pecuniária. Cuida-se de prestação tendente a assegurar ao Estado os meios financeiros de que necessita para a consecução de seus objetivos, por isto é de natureza pecuniária..
Questão 9
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O princípio da competência é aquele pelo qual a entidade tributante há de restringir sua atividade tributacional àquela matéria que lhe foi constitucionalmente destinada. Já sabemos que a competência tributária é o poder impositivo juridicamente delimitado, e, sendo o caso, dividido. O princípio da competência obriga que cada entidade tributante se comporte nos limites da parcela de poder impositivo que lhe foi atribuída. Temos um sistema tributário rígido, no qual as entidades dotadas de competência tributária têm definido pela Constituição, o âmbito de cada tributo, vale dizer, a matéria de fato que pode ser tributada. (MACHADO, 2011, p. 38-39). A competência tributária abrange quatro funções básicas, que são:
Escolha uma:
a. Arrecadar, operacionalizar, controlar e executar as normas da Legislação Tributária.
b. Arrecadar, legislar, controlar e aplicar as normas da Legislação Fiscal.
c. Nenhuma das alternativas anteriores.
d. Legislar, arrecadar, cobrar e reinvestir recursos públicos.
e. Legislar, fiscalizar, arrecadar e executar normas da Legislação Tributária.
Feedback
A resposta correta é: Legislar, fiscalizar, arrecadar e executar normas da Legislação Tributária..
Questão 10
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Medida Provisória é um instrumento que integra o ordenamento jurídico brasileiro, exclusivo ao presidente da República. É destinada a matérias relevantes ou de urgência pelo Poder Executivo. Inicialmente, as medidas vigiam provisoriamente por trinta dias, que ao final deste prazo se perdia a eficácia ex-tunc, cabendo ao Congresso dispor sobre os atos praticados durante a vigência da medida, causando incerteza e insegurança jurídica. Depois, contrário à disposição constitucional, e com o fim de solucionar esse problema, mas apenas protelando-o, passou-se a reedição de medidas que perdiam a eficácia diante da não-aprovação pelo Congresso. Sobre medidas provisórias, assinale a questão correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas anteriores.
b. As medidas provisórias são atos procedentes do Poder Judiciário.
c. As medidas provisórias são utilizadas para criação dos tributos, a Legislação Tributária utiliza muito esse princípio.
d. O Presidente da República poderá expedir Medidas Provisórias em caso de relevância e urgência e então submetê-las ao Congresso Nacional.
e. As medidas provisórias são estabelecidas pelo Presidente da República, sem a necessidade de aprovação do Congresso Nacional.
Feedback
A resposta correta é: O Presidente da República poderá expedir Medidas Provisórias em caso de relevância e urgência e então submetê-las ao Congresso Nacional..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando