Buscar

Trabalho - Ativos de Rede

Prévia do material em texto

SERVIÇOS NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO
UNIDADE SENAI CUIABA – CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
ATIVOS DE REDE
Clarkson Ramos Juliano Neto
João Fernando Soares Vieira
Rafael Ferreira de Souza
Wesley Cardoso Rondon
Cuiabá – MT
2019
Clarkson Ramos Juliano Neto
João Fernando Soares Vieira
Rafael Ferreira de Souza
Wesley Cardoso Rondon
ATIVOS DE REDE
Trabalho sobre a matéria de Arquitetura de Redes, apresentado ao orientador do Curso
técnico em Manutenção e Suporte em 
Informática.
Orientador (a): Manoel de Souza Castro
Cuiabá – MT
2019
INTRODUÇÃO
Tudo hoje praticamente impõe a necessidade de conexão com o restante do mundo. Transações bancárias, envio de correspondência, compras de produtos e bens de consumo, conversas e bate papo geral, comunicação por voz e vídeo e entretenimento são apenas alguns exemplos de atividades corriqueiras do dia-a-dia. Para que estas atividades sejam possíveis, utilizamos muitas vezes sem mesmo saber, alguns dispositivos que são fundamentais para o processo de comunicação na Internet e em Redes Locais.
E, para simplificar, iremos tratar especificamente dos principais e mais comuns dos dispositivos ativos em uma Rede de Computadores. Mas, é necessário primeiro compreender alguns conceitos básicos, como grupos de equipamentos ativos e passivos em uma rede.
DISPOSITIVOS ATIVOS E PASSIVOS DE REDE
Quando falamos de Redes de Computadores, há dois principais grupos de dispositivos que são normalmente citados: dispositivo ativo e passivo.
Passivo da Rede: O grupo de componente passivo é representado pelos elementos responsáveis pelo transporte dos dados através de um meio físico. São todos dispositivos que funcionam com pulsos/sinais elétricos e não procedem com uma análise dos dados. Alguns elementos comuns:
Painéis de Conexão (Blocos, Patch Panel), Rack de Rede (Parede ou Piso);
Voice Panel;
Cabos Metálicos, Cabos Ópticos, Conectores e Extensores;
Cordões de Manobra (Patch Cable, Adapter Cable, Cable Link), entre outros.
Ativo da Rede: Dispositivos que analisam e decidem sobre o modo como a informação atravessa o equipamento, afetando o funcionamento dos sistemas. Estes são os responsáveis pela comunicação adequada entre as estações de trabalho e os servidores. Eles garantem uma comunicação confiável com a performance requerida pela aplicação. Portanto, é imprescindível que estes equipamentos estejam dimensionados adequadamente para as necessidades da organização. Alguns elementos comuns:
Hubs;
Switches;
Repetidores;
Roteadores;
Servidores;
Placas de rede;
Firewall.
Entre outros.
REDES DE COMPUTADORES
Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros. Uma rede de computadores ou rede de dados é uma rede de telecomunicações digital que permite que compartilhemos recursos. Em uma rede de computadores, os dispositivos de computação em rede trocam dados entre si usando um link de dados. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio.
Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede (ponto de conexão). Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, que eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros.
Em suma, uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (MP's) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.
ATIVOS DE REDE
Ativos de rede são todos os equipamentos geradores, receptores de códigos ou conversores de sinais elétricos ou óticos. Estes equipamentos tem a capacidade de efetuar cálculos e processar os dados que recebe, gerindo-os de modo inteligente. Além disso, facilitam e dão suporte ao uso de uma rede de computadores, ou seja, são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede.
HUB
O hub é um equipamento que tem a função de interligar vários computadores em uma rede a grosso modo. Funcionam como uma extensão elétrica, permitindo a ligação de vários computadores em um ponto de rede único, distribuindo informações e conexões entre todos os computadores nele ligados.
SWITCH
Um switch também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto.
Isto traz uma vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, além de permitir que, em casos de redes, onde são misturadas placas 10/10 e 10/100, as comunicações possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas. Ou seja, quando duas placas 10/100 trocarem dados, a comunicação será feita a 100 megabits. Quando uma das placas de 10 megabits estiver envolvida, será feita a 10 megabits. Os switches mais baratos, destinados a substituir os hubs são também chamados de hub-switches.
REPETIDORES
O repetidor é um equipamento eletrônico utilizado para a interligação de redes idênticas, pois eles absorvem eletricamente os sinais e os retransmite pelo mesmo segmento no meio físico. Um repetidor atua na camada física do Modelo OSI. Não reconhece as informações recebidas e não realiza qualquer tipo de verificação, apenas recebe todos os sinais de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes, sem realizar qualquer tipo de tratamento.
ROTEADORES
Roteador é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador que conecta a rede local à rede da internet. Quando não há um roteador, o modem está configurado em modo bridge. É um equipamento de interligação entre redes distintas, estas redes podem ser uma empresa, numa organização ou escola. 
SERVIDORES
Um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente. Esses serviços podem ser de naturezas distintas, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.
Esta arquitetura é chamada de modelo cliente-servidor, é utilizada em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é amplamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
PLACA DE REDE
A placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação de um computador em uma rede de computadores. A placa de rede controla o envio e recebimento de dados de um computador conectado a uma rede, através de ondas eletromagnéticas (Wi-Fi), cabos metálicos ou cabos de fibra óptica. Cada arquitetura de rede pode exigir um tipo específico de placa de rede, como as redes em anel do tipo Token Ring e as redes Ethernet.
FIREWALL
É um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.
Estedispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos é chamado tecnicamente de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
COMO FAZER O MONITORAMENTO DE ATIVOS DE REDE?
Para garantir que a empresa mantenha os recursos de redes sempre estáveis e esteja ciente dos motivos pelos quais algumas falhas acontecem, é necessário fazer o monitoramento dos ativos de rede de forma eficiente. Com isso, é possível identificar o tipo de problema que tem afetado a infraestrutura de rede da empresa, desde problemas de hardware até a falta de largura de banda necessária para a realização das atividades organizacionais.
Atualmente, existem interfaces de monitoramento que permitem que o gestor de TI configure regras para que sejam enviados e-mails ou outros tipos de notificações sempre que houver algum tipo de falha na rede da organização. Dessa forma, o gestor da empresa pode atuar de forma pró-ativa para que os problemas não afetem o usuário final. Para fazer o monitoramento eficiente de ativos de rede, é importante seguir as seguintes orientações:
Levantar as necessidades de rede da empresa;
Planejar e dimensionar os recursos necessários para atender a rede da organização;
Definir um acordo de nível de serviço, determinando o percentual de disponibilidade da rede;
Verificar a disponibilidade dos ativos de rede e serviços oferecidos;
Fazer testes de download e upload;
Dispor de softwares de apoio para o monitoramento de rede;
Elaborar relatórios de monitoramento;
Analisar a utilização dos recursos, identificando recursos subutilizados e super utilizados;
Configurar alertas e enviar notificações de acordo com indicadores de performance de cada ativo de rede;
Planejar upgrade de banda de internet, equipamentos e recursos para suportar o crescimento da empresa;
O monitoramento de toda a infraestrutura de rede é fundamental para que o gestor acompanhe a saúde do ambiente tecnológico das empresas e garanta que elas possam se antecipar às falhas ou em relação à diminuição de performance em horário de pico. 
CONCLUSÃO
Este trabalho procurou analisar de forma breve a importância dos principais e mais comuns dos dispositivos ativos em uma Rede de Computadores e também do monitoramento de ativos de redes em parques computacionais, principalmente os de médio e grande porte. Embora este trabalho esteja bem resumido, foi possível a assimilação de seu conteúdo de uma forma mais prática e com exemplos mais próximos do nosso dia-a-dia.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
União Geek, redes de computadores. Disponível em:
<https://www.uniaogeek.com.br/principais-dispositivos-de-uma-rede-de-computadores-p1/>. Acesso em 25 de maio de 2019.
Passei direto, elementos ativos de rede. Disponivel em:
<https://www.passeidireto.com/arquivo/53215748/elementos-ativos-de-rede>. Acesso em 25 de maio de 2019.

Continue navegando

Outros materiais