Buscar

D Empresarial, caso concreto 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I - CCJ0133 Título Caso Concreto 1 Descrição 
CASO CONCRETO: Dois artistas plásticos decidem abrir uma galeria de arte para expor e comercializar suas obras. Para tanto, pretendem alugar um imóvel e contratar 5 colaboradores que trabalharão no regime da CLT. Diante dessa situação hipotética, e considerando seus estudos sobre a Teoria da empresa, adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, pergunta-se se essa atividade pode ser considerada como atividade empresarial. Justifique sua resposta.
R= No caso em tela, vemos que existe dois artistas plásticos, na qual se trata de profissão intelectual, de acordo com o art. 966, parágrafo único do CC. Logo os dois por si só, não se configura como sujeito empresário. Porém, vemos que os mesmos contraram cinco indivuduos para colaborar no estabelecimento, portanto cria-se um complexo com atividades especificas, sendo atividade empresarial.
 
QUESTÃO OBJETIVA 1: (OAB Unificado – 2007,2) Considerando o atual estágio do direito commercial (empresarial) brasileiro, assinale a opção correta.
 
A) O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotou a teoria da empresa.
 B) O Código Civil de 2002 não revogou a antiga legislação sobre sociedades por quotas de responsabilidade limitada.
 C) O Código Civil de 2002, revogou totalmente o Código Comercial de 1850. 
D) A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial).
 
QUESTÃO OBJETIVA 2: Assinale a alternative correta:
 
A) O Estabelecimento empresarial é composto exclusivamente de bens moveis e imóveis, utilizados pelo empresário ou sociedade empresária para o exercício da atividade empresarial. 
B) A atividade empresária não pode ser exercida por pessoas jurídicas.
C) Quem exerce profissão intellectual, de natureza científica, literária ou artistica será sempre considerado empresário.
 D) De acordo com o Código Civil, considera-se empresário todo aquele que exerce, de forma professional, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviço

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais