Buscar

Av1 e Av2 Seminário Interdisciplinar VI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Seminário Interdisciplinar VI
1)A Política de Assistência Social brasileira percorreu um longo caminho até chegar a atual formatação, oferecendo suas funções permeadas no campo da proteção social, vigilância socioassistencial e defesa de direitos. Assim com base no processo histórico de constituição desta Política, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas:
a)
Podemos afirmar que a LBA, é a primeira organização pública estatal que instituiu a Política de Assistência Social no Brasil em 1942.
b)
É correto afirmar que a primeira Política de Assistência Social somente foi instituída em 2004 quando da implantação do SUAS.
c)
Temos que a Assistência Social é considerada uma Política Pública no Brasil somente em 1988.
Alternativa assinalada
d)
Atualmente Assistência Social tem seu público delimitado por um corte de renda per capita de ¼ de salário mínimo.
e)
Atualmente Assistência Social tem seu público delimitado por um corte de renda per capita de 1/2 de salário mínimo.
2) 
A respeito da Pesquisa Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O problema de pesquisa deve ser uma pergunta a qual queremos responder.
Alternativa assinalada
b)
Os objetivos específicos devem ser novos objetivos gerais.
c)
A metodologia deve ser definida antes do problema de pesquisa.
d)
O método de pesquisa é o primeiro item a ser definido no projeto de pesquisa.
e)
O objetivo geral deve ser elaborado antes do problema de pesquisa e depois da escolha do método.
3) 
Leia a citação abaixo:
"Conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. (...) não é instrumento nem técnica tomados isoladamente, mas ambos, organicamente articulados em uma unidade dialética." (Martinelli; Koumrouyan, 1994). 
A citação faz menção ao conceito de:
Alternativas:
a)
Instrumental
Alternativa assinalada
b)
Entrevista
c)
Relatório
d)
Código de ética
e)
Projeto ético-político
4) 
Em relação a gestão pública, hoje existem vários mecanismos para que a sociedade tenha peso na participação das decisões dos governos, tais como: os conselhos (municipais, estaduais e federais) e audiências públicas. 
O que leva em consideração a ideia de um processo de participação da comunidade na tomada de decisões? 
Alternativas:
a)
Orçamento constelador.
b)
Orçamento privativo.
c)
Orçamento participativo.
Alternativa assinalada
d)
Orçamento exaustivo.
e)
Orçamento principiante. 
5) 
A gestão pública também deve cumprir outros pressupostos constitucionais que preveem a participação da sociedade civil na discussão, deliberação e fiscalização dos recursos públicos e na execução de? 
Alternativas:
a)
Cooperativismo;
b)
Políticas Sociais;
Alternativa assinalada
c)
Congressos;
d)
Palanques;
e)
Constatação política. 
Av2 - Seminário Interdisciplinar VI
1) 
A respeito do método científico e o método materialista dialético, na Pesquisa Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Um saber comporta uma perspectiva própria atrelada a um conjunto de procedimentos para a leitura da realidade social. A esse conjunto de procedimentos, damos o nome de método científico.
II. O método materialista dialético não é uma receita de bolo, mas uma perspectiva, onde os fatos devem ser considerados dentro de um contexto social, considerando-se o mundo dos fenômenos, da contradição inerente a ele e da mudança dialética permanente ocorrida na natureza e na sociedade.
III. Na Pesquisa Social e no Serviço Social, a leitura da realidade social deve estar conectada à apreensão do desenvolvimento histórico da sociedade e seu contexto social.
Alternativas:
a)
Somente I.
b)
Somente II.
c)
Somente III.
d)
Somente II e III.
e)
I, II e III. Alternativa assinalada
2) 
O comportamento humano, na maioria das vezes, apresenta mais significados do que a aparência imediata. Nesse sentido, assinale a alternativa correta a respeito da Pesquisa Social e das formas de abordagens metodológicas a ela aplicáveis.
Alternativas:
a)
Na Pesquisa Social, apenas a abordagem qualitativa deve ser adotada, uma vez que a abordagem quantitativa tem origem na teoria positivista, que não é adequada para uso em demandas de pesquisas subjetivas.
b)
Na Pesquisa Social, apenas a abordagem quantitativa deve ser adotada, uma vez que a abordagem qualitativa tem origem na teoria marxista, adequada apenas aos adeptos da teoria social crítica, não adequado ao uso em demandas de pesquisas subjetivas.
c)
Na Pesquisa Social, as abordagens qualitativas e quantitativas podem ser utilizadas, na medida em que se completam e se complementam. Não precisa ser seguida, necessariamente, uma abordagem única de pesquisa. Alternativa assinalada
d)
A pesquisa de abordagem quantitativa trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
e)
A pesquisa de abordagem qualitativa tem a sua raiz na teoria positivista, através do pensamento lógico, com ênfase no raciocínio dedutivo, nas regras da lógica e na mensuração das experiências da vida humana.
3) 
Ao destacar a Política de Saúde no Brasil vamos remeter nossos olhares para o final do século XIX e início do século XX. Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação à saúde pública brasileira na década de 1920.
Alternativas:
a)
Osvaldo Cruz buscou sensibilizar a população brasileira sobre as condições de saúde alarmantes nesta década, utilizando-se de propagandas e educação sanitária.
b)
É correto afirmar que o Brasil na década de 1920 intensificou sua ação sanitarista com forte apelo repressivo e utilização do uso da força visto a falta de informação da população.
c)
Destacamos que na década de 1920, Osvaldo Cruz, médico ligado aos movimentos sociais e sindicatos combateu veementemente as formas coercitivas de buscar elevar a saúde pública no país.
d) Alternativa assinalada
Na década de 1920, através do sanitarista Carlos Chagas, há a alteração profunda dos métodos de campanhas sanitárias no Brasil.
e)
Podemos afirmar que na década de 1920, há por parte do Estado, a instituição de vários hospitais públicos e gratuitos nas capitais estaduais o que revela os primeiros passos da saúde pública nacional.
4) 
Conforme Sousa (2008), necessariamente são aplicados "[…] após a utilização do instrumental face a face, que é caracterizado por uma forma de comunicação mais ativa. É o registro do trabalho direto realizado."
De que trata a citação acima?
Alternativas:
a)
Dos instrumentos mediadores.
b)
Dos instrumentos diretos ou face a face.
c)
Dos instrumentos indiretos ou face a face.
d) Alternativa assinalada
Dos instrumentos indiretos ou por escrito.
e)
Dos instrumentos diretos ou por escrito.
5) 
Analise as afirmativas abaixo:
I – A instrumentalidade apresenta um sentido e uma direção, quando está atrelada a uma postura teleológica profissional. 
II - O Assistente Social deve ter liberdade e criatividade nas escolhas, segundo as demandas e finalidades do trabalho. 
III - Os instrumentos e técnicas de intervenção não podem ser mais importantes que os objetivos da ação profissional. 
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Somente II e III.
b)
Somente I e III.
c)
Somente II.
d)
Somente I e II.
e) Alternativa assinalada
I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando