Buscar

exercicios 1 D Amb

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
1a aula
	
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CCJ0012_EX_A1_201503387232_V2 
	24/09/2019
	Aluno(a): ENI LOURENÇO DE OLIVEIRA
	2019.2
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Bogotá
	 
	Rio de Janeiro
	
	Paris
	 
	Estocolmo
	
	Palermo
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Palermo
	 
	Estocolmo
	
	Bogotá
	
	Paris
	 
	Rio de Janeiro
	Respondido em 24/09/2019 17:42:22
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
		
	 
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	 
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	Respondido em 24/09/2019 17:42:53
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
		
	
	França
	 
	Brasil
	
	Itália
	
	Argentina
	 
	Suécia
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase escolhendo a alternativa Correta: O Direito Ambiental é considerado Autônomo como um novo ramo do direito na Ciência Jurídica: I- com um regime jurídico específico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprio e dotado de características e peculiaridades novas e incomuns; II- em relação a outras áreas de conhecimento, como a Engenharia, a Biologia, a Ecologia, a Química, a Física em suas especificidades. III- em relação aos outros ramos do Direito, com os quais atua de forma integrada, em simbiose, como o direito penal ambiental, o direito econômico ambiental, o direito constitucional ambiental IV- pois seus princípios orientadores advêm dos princípios gerais contidos no artigo 225 da Constituição Federal, sendo seu objetivo, portanto, a tutela de interesses difusos. Marque a alternativa Correta:
		
	
	II e IV completam a frase
	 
	I, II e IV completam corretamente a frase
	
	I, II e III completam a frase
	
	II, III e IV completam a frase
	
	Todas as alternativas completam a frase
	Respondido em 24/09/2019 17:43:28
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas?
		
	 
	A preventiva, a reparatória e a repressiva.
	
	A preventiva, a reparatória e a condenatória
	
	A repressiva, a condenatória e a indenizatória.
	
	A preventiva, a repressiva e a condenatória.
	
	A reparatória, a repressiva e a indenizatória.
	Respondido em 24/09/2019 17:43:50
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	bem público transindividual.
	
	bem público dominical.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público de uso especial.
	Respondido em 24/09/2019 17:44:01
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Passados quase cinco anos do documento intitulado Nosso Futuro Comum, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Esses eventos têm importância para a formação das políticas ambientais em âmbito local e global. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
		
	
	Os princípios elaborados a partir da Rio-92 são avançados para a época, mas não tiveram sucesso, uma vez que se buscava obrigar os países signatários a elaborar políticas ambientais locais, numa clara agressão à soberania nacional.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável não aparece em nenhum evento ou comissão internacional de meio ambiente, tendo sido criado como tentativa de fazer frente aos movimentos ambientalistas que se formavam.
	 
	Embora não tenha inaugurado a elaboração de políticas ambientais nos países, as conferências ajudaram a propor diretrizes comuns e compartilhamento de experiências no sentido de avançar o processo em cada país.
	
	Um dos problemas encontrados nessas conferências da ONU e demais eventos globais sobre a questão ambiental é o rompimento de diretrizes entre um evento e outro, o que impediu o desenvolvimento de uma linha comum de avanços entre eles.
	
	A ideia de economia verde esteve presente nas primeiras conferências globais, mas foi perdendo fôlego conforme se desenvolvia a noção de solução dos problemas ambientais pela via do mercado-livre e não regulamentado.
	Respondido em 24/09/2019 17:44:42

Continue navegando