Logo Passei Direto
Buscar

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Revegetaçao e Fitorremediaçao Avaliaçao 2

Avaliação com questões de ecologia e recuperação ambiental: aborda dinâmica e processos de rios (trajeto, deltas, transporte de sedimentos), adaptações de plantas à seca, planejamento de PRAD (solo e escolha de espécies) e efeitos da cobertura florestal no ciclo hidrológico.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A formação e a manutenção de um curso d'água envolvem diversos fenômenos e fatores, sendo que esses variam tanto temporalmente quanto espacialmente, criando ambientes bastante heterogêneos ao longo da sua extensão. O conhecimento dessa dinâmica é necessário devido às profundas implicações no momento do planejamento da recuperação de uma determinada área natural.
Sendo assim, especificamente quanto à dinâmica e aos processos envolvidos na formação de um rio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É característico ao rio em seu curso inferior a presença de um trajeto retilíneo que não se desvia de forma significativa de sua trajetória em direção à foz. ( ) Com a proximidade da foz de um rio, pode-se verificar a formação de deltas resultantes do depósito de uma grande carga de sedimentos. ( ) À medida que a água avança rio abaixo, a velocidade aumenta, visto que os terrenos apresentam-se menos inclinados. ( ) O transporte de sedimentos ao longo do trajeto de um rio pode ocorrer de diversas formas, tais como por suspensão, rolamento/arrastamento ou por saltação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - V.

As plantas não estão distribuídas aleatoriamente sobre o nosso planeta, mas habitam os ambientes que, através da evolução, foram capazes de se adaptar. Nesse contexto, algumas plantas possuem adaptações para suportar a carência de água no solo.
Considerando estas adaptações, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Perda de folhas durante os períodos de estiagem em espécies de vida curta.
II- Substituição das folhas por outras estruturas capazes de realizar a fotossíntese, por exemplo: flores e frutos.
III- Abertura dos estômatos durante o dia e fechamento à noite, para reduzir a perda da água por evaporação.
IV- Diminuição do tempo de vida, concentrando sua atividade fotossintética nos períodos com disponibilidade de água no ambiente.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Ao se elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD, é imprescindível primeiramente conhecer as características da área para só então escolher a técnica e/ou as espécies vegetais a serem selecionadas. No caso de plantio, por exemplo, deve-se considerar que o crescimento de cada espécie vegetal está condicionado a algumas características particulares em relação à disponibilidade de água, ao relevo e às características do solo.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Inexistem espécies vegetais tolerantes a solos saturados, sendo necessário realizar a drenagem caso o solo apresente essa característica para só então executar o plantio das mudas. II- Caso seja necessário realizar o plantio em margens de rios com características de curso superior, deve-se dar preferência a espécies de hábito herbáceo e arbustivo. III- Em caso do solo apresentar textura arenosa, é preciso considerar a grande retenção de água em seus poros, justificada pela maior densidade do solo, que promove maior acúmulo de água nos poros. IV- Em terrenos elevados e planos, não é preciso se preocupar demasiadamente com a erosão do solo, no entanto, a lixiviação é um processo a ser considerado. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A cobertura florestal tem papel fundamental sobre o ciclo hidrológico, afetando assim a disponibilidade de água disponível nos seus diversos compartimentos. O esquema anexo mostra como se comporta o ciclo hidrológico nos limites de uma bacia hidrográfica Amazônica com cobertura florestal e outra onde a área foi transformada em pastagem.
Com relação aos valores encontrados para cada tipo de bacia hidrográfica na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
a) A menor porcentagem de água escoada subterraneamente na bacia hidrográfica sem cobertura florestal demonstra que o solo desta área está mais impermeabilizado.
b) Os corpos hídricos à juzante da bacia hidrográfica com cobertura florestal receberão um maior volume de água em relação àqueles localizados à juzante da bacia hidrográfica coberta por pastagem.
c) A ausência de cobertura florestal ocasiona um maior volume de precipitação dentro da área da bacia hidrográfica, o que pode ser observado nos volumes de vazão apresentados.
d) A ausência de floresta permite que uma maior quantidade de água permaneça dentro da bacia hidrográfica pois há diminuição da evapotranspiração.

O processo de assoreamento dos cursos hídricos (tal como demonstrado na imagem a seguir), é muito comum em locais onde há a retirada da cobertura vegetal de suas margens. Além dos problemas que acarreta ao curso hídrico em si, o assoreamento também compromete a sua utilização para as atividades humanas. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A escassez de recursos hídricos para o abastecimento das cidades, em diversas situações, relaciona-se com o assoreamento dos rios.
b) Em razão do grande depósito de material em seu leito, alguns cursos d'água chegam a secar.
c) O assoreamento pode alterar o potencial de navegabilidade de um determinado curso d'água pois ocasiona um maior aprofundamento da sua calha.
d) O aumento do acúmulo de detritos no leito dos rios aumenta a possibilidade de inundação em períodos de intensa precipitação.

Um curso hídrico, como um rio, por exemplo, não é homogêneo ao longo de todo o seu percurso, apresentando modificações na sua dinâmica, as quais têm profundas consequências sobre o ambiente em que está inserido. Com relação às diferentes denominações dadas a um rio ao longo do seu percurso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Curso superior.
II- Curso médio.
III- Curso inferior.
( ) Nesta faixa, a água escoa em grande velocidade e com forte turbulência, ocasionando a formação de um canal estreito, raso, com leito arenoso ou pedregoso.
( ) O rio apresenta-se sinuoso, profundo e volumoso, e a sua água turva.
( ) Nesse trecho, a velocidade da água é menor, de forma que grande volume de cascalho e areia é depositado, formando ilhas.
a) III - I - II.
b) I - III - II.
c) III - II - I.
d) I - II - III.

O conceito de padrão de canais é fundamentado na caracterização de determinado trecho de rio a partir de variáveis de forma, materiais, hidrologia e processos hidrogeomorfológicos. A classificação desses canais é muito importante para o manejo dos rios, visto que mudanças antropogênicas nos regimes dos sedimentos e na estrutura física dos rios têm levado a uma ampla degradação dos rios em todo o planeta.
Considerando a importância do tema inclusive para nortear atividades de recuperação de áreas degradadas que estejam localizadas próximas a cursos d'água, observe a imagem a seguir que exemplifica uma das categorias de canal de rio. Com relação à categoria de rios como a demonstrada na imagem, analise as sentenças a seguir: I- Esse tipo (morfologia) de segmento de rio é próprio de áreas onde o relevo apresenta grande declividade, ou seja no seu leito superior. II- A vegetação que consegue se estabelecer nas margens desse tipo de rio possuem hábito herbáceo e arbustivo com sistema radicular ramificado e raízes superficiais. III- Uma das principais características desse tipo de canal é a presença de "braços mortos" formados por mudança na direção do leito do rio ao longo do tempo. IV- A formação de meandros é resultante da incapacidade da corrente d'água em transportar a carga de sedimentos. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

O ciclo hidrológico está condicionado pelas características locais, como clima, relevo, tipo de solo, uso e ocupação do solo, geologia, tipo de cobertura vegetal, rede hidrográfica (rios) etc. O homem vem modificando estas características de modo a adequá-las às suas necessidades, resultando em sensíveis alterações do ciclo como um todo.
Em anexo é representada uma ilustração do efeito da urbanização sobre o ciclo hidrológico. Considerando a ação da urbanização sobre o ciclo hidrológico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A medida que a superfície impermeável aumenta, a quantidade de água infiltrada sub-superficialmente diminui mais intensamente do que a quantidade de água percolada. PORQUE I- A gravidade faz com que a água primeiramente percole para depois, atingindo um determinado limiar, infiltre sub-superficialmente. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II estão proposições falsas.

Uma determinada floresta não é homogênea ao longo de toda a sua extensão. Ao contrário disso, de acordo com o local onde ela se encontra, diferentes fatores influenciarão a composição de espécies e quantidade de indivíduos presentes. Nesse sentido, são denominadas florestas ciliares as formações vegetais que se desenvolvem no entorno do leito de cursos d'água.
A respeito destas florestas, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Possuem baixa diversidade de espécies, tendo índices inferiores aos encontrados em outras formações florestais.
II- Com relação à bacia hidrográfica como um todo, ocorrem em uma pequena proporção da área total.
III- O sistema radicular das espécies ocorrentes nas florestas ciliares não auxiliam na estabilização das margens dos cursos hídricos.
IV- Possuem um efeito de tamponamento entre os cursos d'água e as áreas circunvizinhas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Observe a imagem sobre a limpeza da Barragem do Moinho em Canguçu, Rio Grande do Sul e a partir da sua interpretação e com relação ao assoreamento de rios, assinale a alternativa CORRETA:
a) O depósito gradual de sedimentos na jusante e/ou montante de reservatórios é resultado da redução da velocidade natural da água devido ao assoreamento do rio.
b) O assoreamento de rios ocasiona a diminuição da sua drenagem natural e o consequente aumento do volume de água nos aquíferos.
c) Apesar dos desmatamentos generalizados promoverem o assoreamento dos rios, a legislação brasileira isenta os proprietários de terra da manutenção das matas ciliares.
d) O agravamento do assoreamento dos rios próximos às cidades não aumenta as chances de ocorrerem enchentes no meio urbano.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A formação e a manutenção de um curso d'água envolvem diversos fenômenos e fatores, sendo que esses variam tanto temporalmente quanto espacialmente, criando ambientes bastante heterogêneos ao longo da sua extensão. O conhecimento dessa dinâmica é necessário devido às profundas implicações no momento do planejamento da recuperação de uma determinada área natural.
Sendo assim, especificamente quanto à dinâmica e aos processos envolvidos na formação de um rio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É característico ao rio em seu curso inferior a presença de um trajeto retilíneo que não se desvia de forma significativa de sua trajetória em direção à foz. ( ) Com a proximidade da foz de um rio, pode-se verificar a formação de deltas resultantes do depósito de uma grande carga de sedimentos. ( ) À medida que a água avança rio abaixo, a velocidade aumenta, visto que os terrenos apresentam-se menos inclinados. ( ) O transporte de sedimentos ao longo do trajeto de um rio pode ocorrer de diversas formas, tais como por suspensão, rolamento/arrastamento ou por saltação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - V.

As plantas não estão distribuídas aleatoriamente sobre o nosso planeta, mas habitam os ambientes que, através da evolução, foram capazes de se adaptar. Nesse contexto, algumas plantas possuem adaptações para suportar a carência de água no solo.
Considerando estas adaptações, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Perda de folhas durante os períodos de estiagem em espécies de vida curta.
II- Substituição das folhas por outras estruturas capazes de realizar a fotossíntese, por exemplo: flores e frutos.
III- Abertura dos estômatos durante o dia e fechamento à noite, para reduzir a perda da água por evaporação.
IV- Diminuição do tempo de vida, concentrando sua atividade fotossintética nos períodos com disponibilidade de água no ambiente.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Ao se elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD, é imprescindível primeiramente conhecer as características da área para só então escolher a técnica e/ou as espécies vegetais a serem selecionadas. No caso de plantio, por exemplo, deve-se considerar que o crescimento de cada espécie vegetal está condicionado a algumas características particulares em relação à disponibilidade de água, ao relevo e às características do solo.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Inexistem espécies vegetais tolerantes a solos saturados, sendo necessário realizar a drenagem caso o solo apresente essa característica para só então executar o plantio das mudas. II- Caso seja necessário realizar o plantio em margens de rios com características de curso superior, deve-se dar preferência a espécies de hábito herbáceo e arbustivo. III- Em caso do solo apresentar textura arenosa, é preciso considerar a grande retenção de água em seus poros, justificada pela maior densidade do solo, que promove maior acúmulo de água nos poros. IV- Em terrenos elevados e planos, não é preciso se preocupar demasiadamente com a erosão do solo, no entanto, a lixiviação é um processo a ser considerado. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A cobertura florestal tem papel fundamental sobre o ciclo hidrológico, afetando assim a disponibilidade de água disponível nos seus diversos compartimentos. O esquema anexo mostra como se comporta o ciclo hidrológico nos limites de uma bacia hidrográfica Amazônica com cobertura florestal e outra onde a área foi transformada em pastagem.
Com relação aos valores encontrados para cada tipo de bacia hidrográfica na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
a) A menor porcentagem de água escoada subterraneamente na bacia hidrográfica sem cobertura florestal demonstra que o solo desta área está mais impermeabilizado.
b) Os corpos hídricos à juzante da bacia hidrográfica com cobertura florestal receberão um maior volume de água em relação àqueles localizados à juzante da bacia hidrográfica coberta por pastagem.
c) A ausência de cobertura florestal ocasiona um maior volume de precipitação dentro da área da bacia hidrográfica, o que pode ser observado nos volumes de vazão apresentados.
d) A ausência de floresta permite que uma maior quantidade de água permaneça dentro da bacia hidrográfica pois há diminuição da evapotranspiração.

O processo de assoreamento dos cursos hídricos (tal como demonstrado na imagem a seguir), é muito comum em locais onde há a retirada da cobertura vegetal de suas margens. Além dos problemas que acarreta ao curso hídrico em si, o assoreamento também compromete a sua utilização para as atividades humanas. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A escassez de recursos hídricos para o abastecimento das cidades, em diversas situações, relaciona-se com o assoreamento dos rios.
b) Em razão do grande depósito de material em seu leito, alguns cursos d'água chegam a secar.
c) O assoreamento pode alterar o potencial de navegabilidade de um determinado curso d'água pois ocasiona um maior aprofundamento da sua calha.
d) O aumento do acúmulo de detritos no leito dos rios aumenta a possibilidade de inundação em períodos de intensa precipitação.

Um curso hídrico, como um rio, por exemplo, não é homogêneo ao longo de todo o seu percurso, apresentando modificações na sua dinâmica, as quais têm profundas consequências sobre o ambiente em que está inserido. Com relação às diferentes denominações dadas a um rio ao longo do seu percurso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Curso superior.
II- Curso médio.
III- Curso inferior.
( ) Nesta faixa, a água escoa em grande velocidade e com forte turbulência, ocasionando a formação de um canal estreito, raso, com leito arenoso ou pedregoso.
( ) O rio apresenta-se sinuoso, profundo e volumoso, e a sua água turva.
( ) Nesse trecho, a velocidade da água é menor, de forma que grande volume de cascalho e areia é depositado, formando ilhas.
a) III - I - II.
b) I - III - II.
c) III - II - I.
d) I - II - III.

O conceito de padrão de canais é fundamentado na caracterização de determinado trecho de rio a partir de variáveis de forma, materiais, hidrologia e processos hidrogeomorfológicos. A classificação desses canais é muito importante para o manejo dos rios, visto que mudanças antropogênicas nos regimes dos sedimentos e na estrutura física dos rios têm levado a uma ampla degradação dos rios em todo o planeta.
Considerando a importância do tema inclusive para nortear atividades de recuperação de áreas degradadas que estejam localizadas próximas a cursos d'água, observe a imagem a seguir que exemplifica uma das categorias de canal de rio. Com relação à categoria de rios como a demonstrada na imagem, analise as sentenças a seguir: I- Esse tipo (morfologia) de segmento de rio é próprio de áreas onde o relevo apresenta grande declividade, ou seja no seu leito superior. II- A vegetação que consegue se estabelecer nas margens desse tipo de rio possuem hábito herbáceo e arbustivo com sistema radicular ramificado e raízes superficiais. III- Uma das principais características desse tipo de canal é a presença de "braços mortos" formados por mudança na direção do leito do rio ao longo do tempo. IV- A formação de meandros é resultante da incapacidade da corrente d'água em transportar a carga de sedimentos. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

O ciclo hidrológico está condicionado pelas características locais, como clima, relevo, tipo de solo, uso e ocupação do solo, geologia, tipo de cobertura vegetal, rede hidrográfica (rios) etc. O homem vem modificando estas características de modo a adequá-las às suas necessidades, resultando em sensíveis alterações do ciclo como um todo.
Em anexo é representada uma ilustração do efeito da urbanização sobre o ciclo hidrológico. Considerando a ação da urbanização sobre o ciclo hidrológico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A medida que a superfície impermeável aumenta, a quantidade de água infiltrada sub-superficialmente diminui mais intensamente do que a quantidade de água percolada. PORQUE I- A gravidade faz com que a água primeiramente percole para depois, atingindo um determinado limiar, infiltre sub-superficialmente. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II estão proposições falsas.

Uma determinada floresta não é homogênea ao longo de toda a sua extensão. Ao contrário disso, de acordo com o local onde ela se encontra, diferentes fatores influenciarão a composição de espécies e quantidade de indivíduos presentes. Nesse sentido, são denominadas florestas ciliares as formações vegetais que se desenvolvem no entorno do leito de cursos d'água.
A respeito destas florestas, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Possuem baixa diversidade de espécies, tendo índices inferiores aos encontrados em outras formações florestais.
II- Com relação à bacia hidrográfica como um todo, ocorrem em uma pequena proporção da área total.
III- O sistema radicular das espécies ocorrentes nas florestas ciliares não auxiliam na estabilização das margens dos cursos hídricos.
IV- Possuem um efeito de tamponamento entre os cursos d'água e as áreas circunvizinhas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Observe a imagem sobre a limpeza da Barragem do Moinho em Canguçu, Rio Grande do Sul e a partir da sua interpretação e com relação ao assoreamento de rios, assinale a alternativa CORRETA:
a) O depósito gradual de sedimentos na jusante e/ou montante de reservatórios é resultado da redução da velocidade natural da água devido ao assoreamento do rio.
b) O assoreamento de rios ocasiona a diminuição da sua drenagem natural e o consequente aumento do volume de água nos aquíferos.
c) Apesar dos desmatamentos generalizados promoverem o assoreamento dos rios, a legislação brasileira isenta os proprietários de terra da manutenção das matas ciliares.
d) O agravamento do assoreamento dos rios próximos às cidades não aumenta as chances de ocorrerem enchentes no meio urbano.

Prévia do material em texto

16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/7
1. A formação e a manutenção de um curso d'água envolvem diversos fenômenos e fatores,
sendo que esses variam tanto temporalmente quanto espacialmente, criando ambientes
bastante heterogêneos ao longo da sua extensão. O conhecimento dessa dinâmica é
necessário devido às profundas implicações no momento do planejamento da recuperação de
uma determinada área natural. Sendo assim, especificamente quanto à dinâmica e aos
processos envolvidos na formação de um rio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas: 
( ) É característico ao rio em seu curso inferior a presença de um trajeto retilíneo que não se
desvia de forma significativa de sua trajetória em direção à foz. 
( ) Com a proximidade da foz de um rio, pode-se verificar a formação de deltas resultantes do
depósito de uma grande carga de sedimentos.
( ) À medida que a água avança rio abaixo, a velocidade aumenta, visto que os terrenos
apresentam-se menos inclinados. 
( ) O transporte de sedimentos ao longo do trajeto de um rio pode ocorrer de diversas formas,
tais como por suspensão, rolamento/arrastamento ou por saltação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 a) F - F - V - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - F - V.
2. As plantas não estão distribuídas aleatoriamente sobre o nosso planeta, mas habitam os
ambientes que, através da evolução, foram capazes de se adaptar. Nesse contexto, algumas
plantas possuem adaptações para suportar a carência de água no solo. Considerando estas
adaptações, analise as sentenças a seguir: 
I- Perda de folhas durante os períodos de estiagem em espécies de vida curta.
II- Substituição das folhas por outras estruturas capazes de realizar a fotossíntese, por
exemplo: flores e frutos. 
III- Abertura dos estômatos durante o dia e fechamento à noite, para reduzir a perda da água
por evaporação.
IV- Diminuição do tempo de vida, concentrando sua atividade fotossintética nos períodos com
disponibilidade de água no ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença III está correta.
Á
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/7
3. Ao se elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD, é imprescindível
primeiramente conhecer as características da área para só então escolher a técnica e/ou as
espécies vegetais a serem selecionadas. No caso de plantio, por exemplo, deve-se considerar
que o crescimento de cada espécie vegetal está condicionado a algumas características
particulares em relação à disponibilidade de água, ao relevo e às características do solo. Diante
do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Inexistem espécies vegetais tolerantes a solos saturados, sendo necessário realizar a
drenagem caso o solo apresente essa característica para só então executar o plantio das
mudas.
II- Caso seja necessário realizar o plantio em margens de rios com características de curso
superior, deve-se dar preferência a espécies de hábito herbáceo e arbustivo. 
III- Em caso do solo apresentar textura arenosa, é preciso considerar a grande retenção de
água em seus poros, justificada pela maior densidade do solo, que promove maior acúmulo de
água nos poros.
IV- Em terrenos elevados e planos, não é preciso se preocupar demasiadamente com a erosão
do solo, no entanto, a lixiviação é um processo a ser considerado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) As afirmativas III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e IV estão corretas.
4. A cobertura florestal tem papel fundamental sobre o ciclo hidrológico, afetando assim a
disponibilidade de água disponível nos seus diversos compartimentos. O esquema anexo
mostra como se comporta o ciclo hidrológico nos limites de uma bacia hidrográfica Amazônica
com cobertura florestal e outra onde a área foi transformada em pastagem. Com relação aos
valores encontrados para cada tipo de bacia hidrográfica na imagem a seguir, assinale a
alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: TRANCOSO, R. Mudanças na cobertura da terra e alterações na
resposta hidrológica de bacias hidrográficas na Amazônia. Dissertação de mestrado. INPA,
2006.
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/7
 a) A menor porcentagem de água escoada subterraneamente na bacia hidrográfica sem
cobertura florestal demonstra que o solo desta área está mais impermeabilizado.
 b) Os corpos hídricos à juzante da bacia hidrográfica com cobertura florestal receberão um
maior volume de água em relação àqueles localizados à juzante da bacia hidrográfica
coberta por pastagem.
 c) A ausência de cobertura florestal ocasiona um maior volume de precipitação dentro da área
da bacia hidrográfica, o que pode ser observado nos volumes de vazão apresentados.
 d) A ausência de floresta permite que uma maior quantidade de água permaneça dentro da
bacia hidrográfica pois há diminuição da evapotranspiração.
Anexos:
bacias hidrograficas floresta e pastageem
5. O processo de assoreamento dos cursos hídricos (tal como demonstrado na imagem a seguir),
é muito comum em locais onde há a retirada da cobertura vegetal de suas margens. Além dos
problemas que acarreta ao curso hídrico em si, o assoreamento também compromete a sua
utilização para as atividades humanas. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://ocponline.com.br/obras-serao-regulamentadas-para-evitar-
assoreamento-no-rio-itapocu/. Acesso em: 4 jun. 2019.
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 4/7
 a) O aumento do acúmulo de detritos no leito dos rios aumenta a possibilidade de inundação
em períodos de intensa precipitação.
 b) A escassez de recursos hídricos para o abastecimento das cidades, em diversas situações,
relaciona-se com o assoreamento dos rios.
 c) Em razão do grande depósito de material em seu leito, alguns cursos d'água chegam a
secar.
 d) O assoreamento pode alterar o potencial de navegabilidade de um determinado curso
d'água pois ocasiona um maior aprofundamento da sua calha.
6. Um curso hídrico, como um rio, por exemplo, não é homogêneo ao longo de todo o seu
percurso, apresentando modificações na sua dinâmica, as quais têm profundas consequências
sobre o ambiente em que está inserido. Com relação às diferentes denominações dadas a um
rio ao longo do seu percurso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Curso superior.
II- Curso médio.
III- Curso inferior.
( ) Nesta faixa, a água escoa em grande velocidade e com forte turbulência, ocasionando a
formação de um canal estreito, raso, com leito arenoso ou pedregoso.
( ) O rio apresenta-se sinuoso, profundo e volumoso, e a sua água turva.
( ) Nesse trecho, a velocidade da água é menor, de forma que grande volume de cascalho e
areia é depositado, formando ilhas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - III - II.
 b) III - I - II.
 c) III - II - I.
 d) I - II - III.
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php5/7
7. O conceito de padrão de canais é fundamentado na caracterização de determinado trecho de
rio a partir de variáveis de forma, materiais, hidrologia e processos hidrogeomorfológicos. A
classificação desses canais é muito importante para o manejo dos rios, visto que mudanças
antropogênicas nos regimes dos sedimentos e na estrutura física dos rios têm levado a uma
ampla degradação dos rios em todo o planeta.
Considerando a importância do tema inclusive para nortear atividades de recuperação de áreas
degradadas que estejam localizadas próximas a cursos d'água, observe a imagem a seguir que
exemplifica uma das categorias de canal de rio. Com relação à categoria de rios como a
demonstrada na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- Esse tipo (morfologia) de segmento de rio é próprio de áreas onde o relevo apresenta grande
declividade, ou seja no seu leito superior.
II- A vegetação que consegue se estabelecer nas margens desse tipo de rio possuem hábito
herbáceo e arbustivo com sistema radicular ramificado e raízes superficiais.
III- Uma das principais características desse tipo de canal é a presença de "braços mortos"
formados por mudança na direção do leito do rio ao longo do tempo.
IV- A formação de meandros é resultante da incapacidade da corrente d'água em transportar a
carga de sedimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fontes: Silva, J.P.; Rodrigues, C. Revisão Teórica dos Sistemas de Classificação de Canais
Fluviais Aluviais. 9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 1-5, 2012.
Lane, B. et al. The role of topographic variability in river channel classification. Progress in
Physical Geography, 41(5): 570-600, 2017.
FONTE DA IMAGEM: http://www.cesupa.br/saibamais/informe/informe.asp?
Cod=176&tipo=destaque. Acesso em: 20 ago 2018.
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença III está correta.
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 6/7
8. O ciclo hidrológico está condicionado pelas características locais, como clima, relevo, tipo de
solo, uso e ocupação do solo, geologia, tipo de cobertura vegetal, rede hidrográfica (rios) etc. O
homem vem modificando estas características de modo a adequá-las às suas necessidades,
resultando em sensíveis alterações do ciclo como um todo. Em anexo é representada uma
ilustração do efeito da urbanização sobre o ciclo hidrológico. Considerando a ação da
urbanização sobre o ciclo hidrológico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I- A medida que a superfície impermeável aumenta, a quantidade de água infiltrada sub-
superficialmente diminui mais intensamente do que a quantidade de água percolada.
PORQUE
I- A gravidade faz com que a água primeiramente percole para depois, atingindo um
determinado limiar, infiltre sub-superficialmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM:
<http://www.ct.ufpb.br/~adrianorpaz/artigos/apostila_HIDROLOGIA_APLICADA_UERGS.pdf>.
Acesso em: 14 ago. 2018.
 a) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
 b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 c) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
 d) As asserções I e II estão proposições falsas.
Anexos:
coberturas de floresta
9. Uma determinada floresta não é homogênea ao longo de toda a sua extensão. Ao contrário
disso, de acordo com o local onde ela se encontra, diferentes fatores influenciarão a
composição de espécies e quantidade de indivíduos presentes. Nesse sentido, são
denominadas florestas ciliares as formações vegetais que se desenvolvem no entorno do leito
de cursos d'água. A respeito destas florestas, analise as sentenças a seguir:
I- Possuem baixa diversidade de espécies, tendo índices inferiores aos encontrados em outras
formações florestais.
II- Com relação à bacia hidrográfica como um todo, ocorrem em uma pequena proporção da
área total.
III- O sistema radicular das espécies ocorrentes nas florestas ciliares não auxiliam na
estabilização das margens dos cursos hídricos. 
IV- Possuem um efeito de tamponamento entre os cursos d'água e as áreas circunvizinhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença III está correta.
10.Observe a imagem sobre a limpeza da Barragem do Moinho em Canguçu, Rio Grande do Sul e
a partir da sua interpretação e com relação ao assoreamento de rios, assinale a alternativa
CORRETA: 
FONTE DA IMAGEM: <http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?
noticia=7088>. Acesso em: 14 ago. 2018.
16/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 7/7
 a) O depósito gradual de sedimentos na jusante e/ou montante de reservatórios é resultado da
redução da velocidade natural da água devido ao assoreamento do rio.
 b) O assoreamento de rios ocasiona a diminuição da sua drenagem natural e o consequente
aumento do volume de água nos aquíferos.
 c) Apesar dos desmatamentos generalizados promoverem o assoreamento dos rios, a
legislação brasileira isenta os proprietários de terra da manutenção das matas ciliares.
 d) O agravamento do assoreamento dos rios próximos às cidades não aumenta as chances de
ocorrerem enchentes no meio urbano.

Mais conteúdos dessa disciplina