ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 a 6
5 pág.

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 a 6


DisciplinaArquitetura de Computadores4.545 materiais34.495 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1=Evolução da arquitetura de computadores
1)Qual foi a primeira versão de sucesso do Microsoft Windows?
a)Microsoft Windows 3.11
2/A evolução do conector de dois cortes físicos para o de um corte físico representa qual sentido lógico?
d)DIMM para DDR
3)Plataformas novas, como Uber ou iFood, apenas são possíveis graças:
d)à evolução tecnológica rápida e constante.
4/O primeiro computador eletrônico e compacto desenvolvido é o:
d)Altair 8800
5/O que significa a sigla ENIAC?
c)Electrical Numerical Integrator and Calculator
 2=Componentes eletrônicos básicos
1/Qual o equipamento responsável por armazenar informações permanentes em um computador?
b)HardDisk ou HD.
2/Com relação às particularidades do hardware e do software, assinale a alternativa correta.
 e)Software é o sistema que está rodando, suportado pelos componentes, os quais são os hardwares do computador ou servidor. 
3)Qual equipamento abaixo, em geral, não faz parte de um computador?
b)Monitor.
4/Qual é uma vantagem da virtualização?
 b)Menor consumo de energia, espaço físico e investimento financeiro.
5/De que consiste uma arquitetura RAID?
b)Uso de múltiplos discos HD para otimizar o acesso ou segurança dos dados armazenados
3=Os principais componentes de um computador
1/Quais unidades não compõem o modelo de von Neumann?
e)Unidade de controle.
2)Os sistemas computacionais atuais utilizam uma arquitetura em níveis. O nível responsável por fornecer serviços básicos para o nível de linguagem de máquina, tais como interface gráfica com o usuário e escalonamento de processos, é o nível de:
d)Software do sistema.
 3/É responsável por buscar instruções na memória principal e determinar seu tipo, gerando os sinais de controle para os outros componentes internos da CPU e os externos.
a)Unidade de controle.
 
4)Foram feitas as seguintes afirmações sobre tarefas que acontecem dentro de um sistema computacional no que diz respeito à execução de uma instrução.
A - Qualquer operando de dados requerido para executar a instruc\u327a\u303o e\u301 carregado da memo\u301ria e colocado em registradores dentro do processador.
B - A unidade de controle busca a pro\u301xima instruc\u327a\u303o do programa na memo\u301ria usando o contador de programa para determinar onde a instruc\u327a\u303o esta\u301 localizada.
C - A ULA executa a instruc\u327a\u303o e coloca os resultados em registradores ou na memo\u301ria.
D - A instruc\u327a\u303o e\u301 decodificada para uma linguagem que a ULA possa entender.
A maneira CORRETA de organizar essas afirmações de forma que elas reflitam o ciclo de execução de von Neumann é:
b)B, D, A e C.
O primeiro passo é a busca da instrução para, em seguida, decodificá-la, só assim carregam-se os dados necessários para a execução das instruções propriamente ditas pela ULA
5/Barramentos são conjuntos de fios que permitem o tráfego de informações dentro do sistema computacional. Existem alguns tipos de barramentos, dentre os quais pode-se citar o conjunto de barramentos de sistema que conecta os principais componentes do computador. Essa estrutura pode ser dividida em grupos funcionais, que são:
c)Dados, endereço e controle.
4=Estrutura e funcionamento da CPU
1)A CPU, por ser uma parte de grande importância e complexidade no computador, é formada por diversos componentes, e cada um deles possui uma função específica.
Sobre esses componentes, é correto afirmar que:
 e)a unidade de controle é uma espécie de gerente do computador, ela sequencia a execução das instruções e faz a leitura da memória principal.
2/Entre os componentes que fazem parte da CPU de um computador estão os registradores, a memória principal e a unidade lógica e aritmética (ULA).Sobre esses componentes, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
 b)Registradores são um tipo de memória. Entre suas funções está armazenar valores que serão enviados para a ULA.
3/Assim como todos os componentes do computador, o barramento tem uma função de bastante destaque, sendo responsável por toda conexão entre os dispositivos do computador. Cada barramento possui uma função e um tipo específico. Dessa forma, é correto inferir que:
 d)barramento local é o barramento que conecta dispositivos periféricos com a CPU.
4)Quando foram lançados os processadores 386, percebeu-se que, embora o processador tivesse evoluído muito, os computadores ainda não tinham atingido a performance esperada. Para resolver esse problema, uma solução tecnológica foi encontrada.
Que solução foi essa?
d)Criou-se uma memória acoplada ao processador, que facilitou o acesso a informações que são usadas constantemente, reduzindo o acesso à memória RAM.
5/O processo executado pelo computador para a realização de uma operação lógica ou aritmética é chamado de caminho de dados. Considerando uma instrução do tipo registrador-registrador, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa um caminho de dados possível:]
a)Buscar operandos nos registradores; levar os operandos até a entrada da ULA; a ULA efetua alguma operação com esses operandos; o resultado é armazenado em um dos registradores.
5=Entradas, Saída e Interrupções Programadas
1)Protocolos de comunicação são utilizados em muitas áreas da tecnologia, pois possibilitam o transporte de informação entre dispositivos, estabelecendo regras e convenções que regem o funcionamento de diferentes comunicações. 
No que se refere aos protocolos de comunicação serial e paralelo, qual a principal diferença entre eles?
C)Na comunicação serial é enviado um bit por vez, enquanto na comunicação paralela é possível enviar mais de um bit ao mesmo tempo.
2)O sistema operacional necessita receber instruções dos dispositivos de E/S, processá-las e, a partir de então, inciar a conversação com o periférico.
Entre as respostas a seguir, qual representa o nome dos programas que são responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional instalado no computador e o hardware que está conectado a ele?
b)Drivers.
3=Também chamados de periféricos, os dispositivos são componentes de hardware do computador que possibilitam a interação entre o usuário e a máquina. Por meio desses periféricos, o computador pode armazenar, ler, transmitir e receber dados. Existem os periféricos de entrada, que são utilizados para enviar informações a serem processadas e os periféricos de saída, que apresentam informações já processadas. Existe também um conjunto de periféricos considerados de uso misto, ou seja, podem fornecer informações a serem processadas ou receber informações já processadas.
Entre os periféricos listados a seguir, qual deles pode ser considerado de uso misto?
d)Pen-drive.
4)O acesso aos dispositivos de entrada e saída deve ser gerenciado por um controlador, a fim de garantir que o processador consiga realizar as operações de leitura e escrita de dados via interface. Existem algumas técnicas que permitem essa interação entre o processador e o controlador.
Entre as técnicas citadas a seguir, qual delas tem toda interação entre o processador e o controlador como sendo responsabilidade exclusiva do programador?
a)E/S programada.
5)Geralmente, o único componente que acessa a memória RAM é o processador. Sendo assim, qualquer tipo de transferência de dados passa pelo processador, ou seja, ele controla e monitora todo fluxo de dados. Isso aumenta o tempo de resposta que consequentemente afeta o desempenho no acesso aos dispositivos de E/S.
Qual é a técnica de acesso aos dispositivos que auxilia na performance, com o objetivo de sanar esse problema?
c)Acesso direto à memória.
6=Circuitos lógicos sequenciais
1)Os circuitos lógicos combinacionais são limitados em sua utilização, já que não possuem memória, ou seja, não podem armazenar bits e lê-los depois. Por sua vez, um circuito lógico sequencial é composto de um circuito lógico combinacional acrescido de um elemento de memória.
\u200b\u200b\u200b\u200b\u200b\u200b\u200bCom base em sua estrutura, o circuito lógico sequencial pode ter diferentes comportamentos, originando modelos distintos. Qual a diferença