Buscar

Análise de Obras de Arte

Prévia do material em texto

6
centro universitário uniftec
Curso Superior de bacharel em design
análise de obras
Leandro Caureo 
Caxias do Sul
2019
Obra sunrise by the ocean
A obra nomeada de Sunrise by The Ocean realizada pelo artista Vladimir Kush no ano de 2000 representando a escola artística do Surrealismo. Este movimento é a representação do irracional e do subconsciente, deixando apenas a imaginação fluir livremente, adentrando o irreal. É uma obra focada no uso de símbolos, onde a casa de ovo com o sol que representa a gema pode ser interpretado como o nascimento ou como o começo da vida, baseado na teoria do Ovo Cósmico (Georges Edward Lemaitre, 1927), na obra é retratado a escassez de recursos por suas árvores derrubadas e sem vida, o lago central seria a única fonte de suprimentos, tem o intuito de retratar o primitivo. Em outra visão o ovo quebrado também pode representar o fim de um ciclo e os pássaros logo acima a liberdade.
análise técnica das cores
As cores apresentadas na obra revelam novos significados para os elementos, os tons de amarelo e laranja são bem chamativos na obra e representam a vida e intensificação da mesma, esses tons refletidos na água refere-se a vida em diversas formas, além disso representam a sociabilidade, a cor branca demonstra inocência, com leveza se apresenta como uma cor do bem, o marrom traz uma sensação de aconchego, pode-se perceber tons esverdeados na obra trazendo traços de esperança e que também remete a vida.
Figura 1: Vladimir Kush, Sunrise by The Ocean
Fonte: Google Imagens
obra oliveira com céu amarelo
A obra nomeada de Oliveiras com Céu Amarelo realizada pelo artista Vicent Van Gogh no ano de 1889 representando a escola artística do Pós Impressionismo. Este movimento está relacionado ao original Impressionismo colocando em confronto com o mesmo, pode ser também considerado uma extensão ou desenvolvimento levando em consideração a parte intelectual da escola impressionista, estes artistas buscavam novos estilos, conceitos e formas com composições de luz e cor em suas obras, levava em suma importância o lado humano, sentimental e emocional manifestado em forma de arte. Esta obra bastante detalhada, apresenta na parte superior central o sol, que pode ser interpretado como superioridade, visto que na obra o céu é tomado por sua grandeza escondendo seu tom azul tornando-se completamente coberto com tons de amarelo e laranja, é possível observar que tal grandeza vai de ponta a ponta da obra, como se não houvesse algo que pudesse tomar o seu lugar, mais a baixo com uma distância é possível observar montanhas pode-se tomar por interpretação de um objetivo distante, um obstáculo que está longe de ser ultrapassado, mais a frente da obra há oliveiras, possuem a aparência forte e com bastante vida, além de darem frutos, possuem uma durabilidade extraordinária, mesmo que cortada ou queimada, a oliveira pode brotar novamente de suas raízes, por este fato, ela representa fidelidade e perseverança sob qualquer circunstância juntamente com a terra que representa estabilidade e solidez. A junção dos elementos da obra remete a vida e ao nascimento, visto que suas funções reais é gerar vida.
análise técnica das cores
Nesta obra o marrom fica muito evidente, demonstrando simplicidade, durabilidade e naturalidade juntamente com os tons de verde que representam o equilíbrio, paz e em conjunto com as árvores representam o crescimento e fertilidade, a parte amarela da obra leva um grande destaque por estar em tonalidade muito viva, com traços de laranja apresenta credibilidade, dando uma sensação calor, energia, vida e grandiosidade, os tons de cinza representam solidez e compostura.
Figura 2: Vicent Van Gogh, Oliveiras com Céu Amarelo
Fonte: Google Imagens
Obra sol poente
A obra nomeada de Sol Poente realizada pelo artista Tarsila do Amaral no ano de 1929 representando a escola artística do Modernismo. Este movimento representa a independência cultural, valorizando e abordando temas com nacionalismo e a cultura local, foi marcado pela pintura com pinceladas livres e jogos de luz. Esta obra remete a uma visão do artista sobre o seu mundo, ou o que pode ser o futuro em relação a natureza, sendo que há muita distorção de elementos sendo alguns com uma forma sem definição nítida. Nota-se um grande sol na obra, bem forte e característico, com o que se parecem ser ondas de calor que se manifestam por toda a extensão da pintura, a plantação nada comum, de plantas que parecem ser moldadas ou entortadas com o tempo, ao lado esquerdo da obra, é possível perceber dois cactos que ainda restaram, o solo aparenta ser macio e confortável. Uma interpretação condizente com a obra é de uma natureza nova, renovada, com cores vibrante e aparentemente saudável, demonstrando vida e harmonia, os animais representam a liberdade, visto que não há nada que atrapalhe sua vivência.
análise técnica das cores
Na obra há uma composição com tons mais vivos, dentre eles o amarelo e laranja que estão presentes para composição do sol e suas ondas de calor, tanto quanto nos animais no plano mais a frente da pintura, porém estes com tonalidades um pouco mais claras, estes tons representam positividade, vida, alegria, modernidade e inovação que se relacionam com a interpretação da obra com uma nova natureza ou pode-se chamar de reinventada, as tonalidades de verde juntamente com os elementos que possuem essa cor trazem a natureza, crescimento e serenidade, já os tons de azul utilizado para a pintura da água representa calma e o infinito.
Figura 3: Tarsila do Amaral, Sol Poente
Fonte: Google Imagens
paragrafo analítico
As obras apresentadas e discutidas, apesar de estarem ligadas a movimentos, escolas artísticas diferentes e serem realizadas por artistas distintos e em diferentes épocas, trazem uma infinidade de elementos, símbolos definições, cores e conceitos que se assemelham e trazem sensações semelhantes.
Percebe-se que nas pinturas escolhidas o sol está representado como seu principal símbolo, pode-se notar que apesar dos diferentes conceitos, o sol em específico percorre uma extensão muito grande nas pinturas, sendo destacado e demonstrando uma grande importância, isto porque como analisado, o sol remete ao surgimento da vida, ao crescimento, trás uma sensação de novo ou renovado, pode ser enteniddo como uma nova fase, é uma grandeza que está presente no cotidiano das pessoas, apesar de parecer algo simples e distante, não pode ser substítuido, o tornando superior em qualquer aspecto. As obras entrelaçam os conceitos em contextos diferentes, a natureza mesmo quase não presente ainda assim representa a vida, resistência e perserverança

Continue navegando