Buscar

ciência social

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 18272190015
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Série ou Período: 3º Bimestre - 4º Semestre
Tipo: Bimestral
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536830 - CIÊNCIAS SOCIAIS
Questão 1: Leia o texto a seguir:
“Integrantes do grupo ambientalista Greenpeace deixaram na manhã desta terça-feira cerca de três toneladas de estrume em frente à entrada principal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, onde o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte será realizado a partir das 12 h, caso uma liminar concedida pela Justiça do Pará seja retirada. Para o presidente da Aneel, Nelson Hubner, a manifestação em nada reduz o otimismo em relação à realização do leilão ainda nesta terça-feira. ‘Com certeza (vamos realizar o leilão)’, disse Hubner à Reuters ao chegar à Aneel pela porta lateral, já que a porta principal foi bloqueada devido à manifestação.
O presidente da agência levou na brincadeira a manifestação dos ambientalistas, dizendo que a Aneel vai utilizar o esterco para gerar energia, se não conseguir construir Belo Monte.
Em cima do monte formado pelo esterco dois manifestantes dividiam o espaço com placas com os dizeres ‘Belo Monte de... problemas’ e ‘Belo Monte de m...’, o que eles consideram o melhor símbolo do protesto contra a construção da usina. Eles não entraram com ações contra o leilão, o que ficou a cargo do Ministério Público, segundo os manifestantes. [...]
Uma passeata com cerca de 200 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens se juntou aos manifestantes do Greenpeace para tentar chamar a atenção para os impactos ambientais que a usina vai gerar se for construída. Segundo a polícia, cerca de 300 manifestantes estariam no local.” (Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/04/20/greenpeace-joga-esterco-na-aneel-contra-belo-monte.jhtm>. Acesso em: 20 fev. 2012). 
O movimento social descrito refere-se:
A) Ao clássico movimento operário, voltado para a solução dos problemas de classes sociais e fortemente impulsionado pelas lideranças sindicais .
B) A um movimento social de novo tipo voltado para a defesa do meio ambiente e impulsionado por ativistas verdes .
C) A um tradicional movimento religioso, voltado para a humanização das relações sociais e para os direitos humanos, e impulsionado por líderes religiosos .
D) A um novo tipo de movimento social voltado para a defesa dos direitos civis e contra as estruturas patriarcais da sociedade tradicional .
E) A um movimento social moderno, marcado pelo humor, com valores pacifistas e liderado por entidades estudantis .
Questão 2: Leia o texto a seguir: 
“Uma moral é sempre obra de um grupo e só poderá funcionar se esse grupo a proteger com sua autoridade. Ela é feita de regras que comandam os indivíduos, que os obrigam a agir de uma determinada maneira, que impõem limites a suas inclinações e os impedem de ir mais longe. Ora, só há uma força moral, e por conseguinte comum, que é superior ao indivíduo e pode legitimamente constituir sua lei, é a força coletiva. Na medida em que o indivíduo é abandonado a si mesmo, na medida em que ele está livre de toda coerção social, ele está livre também de toda coerção moral” (DURKHEIM, E. Lições de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 9).
Segundo o texto anterior, a respeito da relação dos indivíduos com a sociedade em que vivem, pode-se afirmar que: 
A) A moralidade anula a liberdade individual, tendo em vista que, para Durkheim, viver em sociedade é obrigatoriamente não ser livre.
B) A moralidade é atributo natural e, portanto, nasce com os indivíduos. O que a sociedade faz é simplesmente potencializar algo que já faz parte da natureza biológica humana.
C) Não há contradição entre moralidade e liberdade, tendo em vista que esta passa a ser reivindicada, valorizada e garantida a partir de um determinado momento histórico, em que passa a compor o conjunto de valores socialmente julgados dignos de preservação. Nesse sentido, é apenas quando a liberdade passa a ser defendida pelo grupo que ela ganha existência social concreta.
D) O trecho se refere às sociedades arcaicas, com grande peso da religião, a ponto de esmagar os indivíduos (e sua liberdade), em benefício de interesses coletivos maiores e mais importantes.
E) A verdadeira condição humana só florescerá quando não houver moralidade. Na verdade, esta não passa dos valores da classe social dominante e, portanto, são usados na exploração dos dominados.
Questão 3: Leia o texto a seguir: 
“[...] cabe lembrar que os problemas que afetam a humanidade e o planeta atravessam fronteiras e tornam-se globais com o processo de globalização que se acelera [...]. Questões como produção, comércio, capital financeiro, migrações, pobreza, danos ambientais, desemprego, informatização, telecomunicações, enfim, as grandes questões econômicas, sociais, ecológicas e políticas deixaram de ser apenas nacionais, tornaram-se transnacionais. É nesse contexto que nasce hoje o conceito de cidadão do mundo, de cidadania planetária, que vem sendo paulatinamente construída pela sociedade civil de todos os países, em contraposição ao poder político do Estado e ao poder econômico do mercado” (VIEIRA, L. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 32). 
Ao identificar a necessidade de ampliação da cidadania para uma dimensão planetária, constata-se que vivenciamos uma crise dos Estados Nacionais. Considerando essa crise, leia as afirmativas que seguem:
I - Os Estados Nacionais enfraquecem à medida que não podem mais controlar as dinâmicas que extrapolam seus limites territoriais.
II - O enfraquecimento dos Estados Nacionais dá-se, em parte, pelo fortalecimento de instituições multilaterais - Banco Mundial e FMI - cujo poder reside na influência que exercem sobre os agentes financeiros internacionais.
III - O Estado Nacional perde poder de controle sobre o espaço público com a expansão das ONGs internacionais, que influenciam as orientações políticas globais.
IV - As ameaças ao ecossistema global e os perigos de desestabilização política de dimensão mundial, em virtude das crescentes desigualdades sociais, acabam por exigir novas instâncias de decisão.
Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) As afirmativas II e IV estão corretas.
E) As afirmativas I e III estão corretas.
Questão 4: As transformações econômicas, sociais e políticas no final do século XX conduziram a uma profunda transformação nas relações de trabalho. Indique a alternativa que apresenta tais transformações.
A) Flexibilidade tecnológica e organizacional, níveis relativamente altos de emprego e aumentos salariais.
B) Níveis relativamente altos de emprego, desenvolvimento tecnológico e retrocesso do poder sindical.
C) Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.
D) Níveis relativamente altos de desemprego conjuntural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.
E) Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retomada do poder sindical.
Questão 5: No pensamento sociológico de Durkheim, conforme o tipo de divisão de trabalho que predomina na vida coletiva numa determinada época, temos um tipo diferente de cooperação entre os indivíduos. Para ele, a divisão do trabalho era benéfica aos homens e à sociedade, pois gerava:
A) A solidariedade.
B) A competição.
C) A ordem.
D) A conformação.
E) A especialização.
Questão 6: Marx e Engels, no Manifesto do Partido Comunista (1848), definem o salário pago ao operário pelo capitalista como:
A) O correspondenteao tempo que o operário levou para produzir determinada mercadoria.
B) O suficiente para suprir todas as suas necessidades e as de sua família com sobras.
C) O condizente com a força de trabalho empregada na sua produção.
D) Variável de um operário para outro, conforme o desempenho de cada um.
E) O estritamente necessário para garantir-lhe a sobrevivência, para mantê-lo vivo.
Questão 7: Em A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), Max Weber estabeleceu o papel exercido pela ética protestante na determinação do comportamento característico dos indivíduos na sociedade capitalista. Valores protestantes como individualismo, disciplina, austeridade e apego ao trabalho arregimentaram adeptos principalmente entre:
A) A nobreza.
B) A burguesia.
C) Os camponeses.
D) Os proletários.
E) Os artesãos.
Questão 8: O crescente processo de urbanização produz efeitos devastadores para a qualidade de vida da maioria da população, evidenciando a opulência e a miséria. A respeito do processo de urbanização, é correto afirmar que:
A) A urbanização é fruto do processo de expansão das fronteiras agrícolas, que tem conduzido a população a buscar bairros periféricos das cidades, onde a oferta de trabalho informal tem crescido.
B) A urbanização é uma manifestação da crise social que a humanidade vive e que, ao concentrar grandes contingentes populacionais, objetiva preservar o meio ambiente.
C) A urbanização é um fenômeno que tem sido controlado pelo governo, com o intuito de liberar mais áreas para o crescimento da produção de biocombustíveis e alimentos.
D) A urbanização é uma efeito da modernização da sociedade que passa por uma transição do rural para o urbano, na qual os migrantes buscam mobilidade social e melhoria na qualidade de vida e encontram precárias condições de vida nos bairros periféricos.
E) A urbanização é um fenômeno mundial que tem conduzido a humanidade a experimentar a vivência democrática em cidades globais.
Questão 9: Leia o texto a seguir:
“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização” (CASTRO, 2009).
Considerando essa leitura e as características do iluminismo, avalie as assertivas a seguir:
I - O iluminismo contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.
II - O iluminismo contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados à sociedade capitalista.
III - O iluminismo contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.
IV - O iluminismo contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.
Assinale a alternativa correta:
A) As assertivas II, III e IV estão corretas.
B) Apenas a assertiva IV está correta.
C) As assertivas II e III estão corretas.
D) Apenas a assertiva II está correta.
E) As assertivas I, II III e IV estão corretas.
Questão 10: A Sociologia, como uma ciência social básica, surgiu num momento histórico específico, relacionada aos efeitos de importantes fatos e processos históricos que colaboraram para o seu aparecimento. Assinale a alternativa que diz respeito àquele momento histórico: 
A) A Sociologia foi fruto da revolução científica que caracterizou o racionalismo no século XVII.
B) A Sociologia surgiu em virtude da Reforma Protestante e por influência das igrejas luteranas e calvinistas, no século XVI.
C) A Sociologia foi fruto de grandes transformações decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa, que caracterizaram a afirmação do modo de produção capitalista no início do século XIX.
D) Essa ciência foi fruto das grandes navegações e descobertas, que no século XVI colocaram os europeus diante de nova realidade, em razão do contato com o Novo Mundo.
E) A Sociologia nasceu no século XI, juntamente com as universidades na Europa feudal e pela ação esclarecedora da Igreja.

Continue navegando