Buscar

request_gabarito_n2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menu
 Ir para o conte�do
 Ir para o cabe�alho
AMBIENTE DE PRODU��O - Servidor conectado: 10.190.0.21
	Acad�mico:
	Kelen de Oliveira Gomes (1612734)	
	Disciplina:
	M�todos Quantitativos (ADG13)
	Avalia��o:
	Avalia��o I - Individual FLEX ( Cod.:455672) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13980447
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda: 
Resposta Certa  
Sua Resposta Errada  
	1.	As vari�veis envolvidas em uma pesquisa estat�stica podem ser classificadas em quantitativas: cont�nuas ou discretas; ou qualitativas: nominais ou ordinais, de acordo com suas caracter�sticas. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que cont�m apenas exemplos de vari�veis quantitativas cont�nuas:
	
a)	Dist�ncia percorrida, velocidade, tempo e comprimento.
	
b)	Sexo, cor dos olhos, ra�a e credo.
	
c)	Sexo, credo, grau de escolaridade e tempo.
	
d)	Velocidade, cor dos olhos, sexo e idade.
	2.	Em estat�stica, amostra � o conjunto de elementos extra�dos de um conjunto maior, chamado popula��o. � um conjunto constitu�do por indiv�duos (fam�lias ou outras organiza��es), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclus�es ou resultados. Com rela��o aos tipos de amostra, classifique V para as senten�as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amostras aleat�rias simples � quando qualquer elemento da popula��o tem a mesma probabilidade de ser escolhida.
(    ) Amostras por conveni�ncia: � o tipo de amostra que se obt�m com maior facilidade disponibilizada pela popula��o.
(    ) Amostras ponderadas: para se obter esse tipo de amostra, � de exclusividade a utiliza��o da tabela de n�meros aleat�rios.
(    ) Amostragem por grupos: s�o levados em considera��o grupos com caracter�sticas distintas, n�o podendo conter nenhuma caracter�stica em comum, podendo interferir no resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequ�ncia CORRETA:
	
a)	V - V - F - F.
	
b)	F - F - V - V.
	
c)	F - V - V - F.
	
d)	V - F - F - V.
	3.	Essa etapa � atingida tendo como base a apresenta��o dos dados onde s�o  constru�das as tabelas ou gr�ficos para que se consiga extrair informa��es a respeito dos dados apurados. Nessa etapa pode-se tirar conclus�es a respeito do objetivo da pesquisa. Como � o nome dessa etapa da pesquisa?
	
a)	Apura��o dos dados.
	
b)	An�lise dos dados.
	
c)	Cr�tica dos dados.
	
d)	Interpreta��o dos dados.
	4.	A infer�ncia estat�stica nos d� elementos para generalizar as conclus�es obtidas da amostra para toda a popula��o. Deve-se lembrar que os erros de coleta e manuseio de um grande n�mero de dados podem ser maiores do que as imprecis�es a que estamos sujeitos quando generalizamos, via infer�ncia, as conclus�es de uma amostra bem selecionada. Portanto, � incorreto pensar que ser�amos mais precisos, se tiv�ssemos acesso a todos os elementos da popula��o. Entretanto, risco � a margem de erro motivada pelo fato de se investigar parcialmente (amostra) o universo (popula��o). Ressalta-se que, quanto maior e mais representativa for a amostra, mais forte � o argumento. Se uma amostra for insuficiente ou tendenciosa, conclus�es retiradas a partir dela poder�o ser totalmente falsas. Com rela��o aos erros, classifique V para as senten�as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Erro de delineamento: � quando o grupo formado pelas amostras n�o representa a popula��o.
(    ) Erro de falta de resposta: � quando a resposta obtida pela amostra pesquisada n�o coincide com o esperado.
(    ) Erro de amostragem: � quando o tamanho da amostra � muito inferior ao tamanho total da popula��o.
(    ) Erro de resposta: � quando os resultados obtidos pela amostra n�o s�o analisados e s�o descartados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequ�ncia CORRETA:
	
a)	V - V - F - F.
	
b)	F - V - F - V.
	
c)	V - F - V - F.
	
d)	F - F - V - V.
	5.	Atualmente, podemos definir estat�stica como uma ci�ncia, cuja preocupa��o est� voltada � organiza��o, � descri��o, � an�lise e � interpreta��o de dados. Assim, por meio de an�lise de dados brutos, a Estat�stica preocupa-se com a extra��o de informa��es que permitem o processo posterior da tomada de decis�o. Sobre os grupos em que a Estat�stica est� dividida, associe os itens utilizando o c�digo a seguir:
I- Estat�stica descritiva.
II- Estat�stica probabil�stica.
III- Estat�stica inferencial ou indutiva.
(    ) Representa o estudo dos dados de amostra, com o objetivo de entender o comportamento do universo. Em algumas ocasi�es, representa o complemento, visto que parte da interpreta��o de uma amostra serve para a caracteriza��o de todo um grupo.
(    ) Sua principal fun��o consiste em resumir dados e informa��es investigadas, expondo-os da maneira mais pr�tica e simplificada poss�vel. Est� presente em diversas situa��es do nosso dia a dia.
(    ) Seu uso surgiu com o intuito de planejar jogadas ou estrat�gias em jogos de azar. Posteriormente, suas aplica��es se ampliaram, alcan�ando pesquisas, como as realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequ�ncia CORRETA:
	
a)	III - II - I.
	
b)	I - II - III.
	
c)	II - III - I.
	
d)	III - I - II.
	6.	Em estat�stica, amostra � o conjunto de elementos extra�dos de um conjunto maior, chamado popula��o. � um conjunto constitu�do de indiv�duos (fam�lias ou outras organiza��es), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclus�es ou resultados. Referente aos tipos de amostras, classifique V para as senten�as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amostra aleat�ria simples � quando cada elemento da popula��o possui a mesma possibilidade de compor a amostra.
(    ) Amostra por conveni�ncia � o tipo de amostra em que analisamos todos os elementos da popula��o.
(    ) Amostra ponderada � quando o pesquisador leva em considera��o um quesito espec�fico da popula��o que a diverge, por exemplo, o n�mero de mulheres e homens que frequentam uma danceteria. Se houver mais mulheres, elas ser�o o maior n�mero que ir� compor a amostra.
(    ) Amostra mediana � quando utilizamos a tabela de n�meros aleat�rios para obter a estratifica��o da popula��o a ser analisada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequ�ncia CORRETA:
	
a)	V - F - V - F.
	
b)	V - F - F - V.
	
c)	F - F - V - V.
	
d)	V - V - F - F.
	7.	Em nossas decis�es do dia a dia, estamos direta ou indiretamente nos baseando em dados observados. Ao decidir, por exemplo, por uma compra, procuramos antes verificar se o produto satisfaz as nossas necessidades, se o pre�o � compat�vel com nosso or�amento, entre outras caracter�sticas. Assim, quando se trata de pesquisas cient�ficas, tamb�m precisamos coletar dados que de alguma forma possam fornecer informa��es capazes de responder �s nossas indaga��es. Para que os resultados da pesquisa sejam confi�veis, tanto as coletas dos dados quanto a sua an�lise devem ser feitas de forma criteriosa e objetiva. Sobre as principais etapas para a realiza��o de uma pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	
a)	Defini��o do problema, planejamento, execu��o da pesquisa, dados e an�lise dos dados.
	
b)	Defini��o do problema, planejamento da pesquisa, execu��o da pesquisa, dados, an�lise dos dados e resultados.
	
c)	Defini��o do problema, objetivos, planejamento da pesquisa, execu��o da pesquisa, dados, an�lise dos dados, resultados e conclus�es.
	
d)	Planejamento, defini��o do problema, execu��o da pesquisa, dados, an�lise dos dados e resultados e conclus�es.
	8.	Uma determinada cidade do Estado de S�o Paulo tem como usu�rios do servi�o de transporte coletivo 98.000 pessoas. Com a inten��o de verificar a qualidade dos servi�os prestados, a prefeitura resolve fazer uma pesquisa de satisfa��o com esses usu�rios.
Como o n�mero de usu�rios � elevado, a prefeitura decide aplicar a pesquisa entrevistando 1.000 pessoas. Para tanto, os entrevistadores devem abordar qualquer usu�rio nas plataformas de embarque at� atingir o n�mero necess�rio. Considerando essa informa��o, assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual � o tipo de amostragem escolhida:
	
a)	Amostragem ponderada.
	
b)	Amostragem por grupos.
	
c)	Amostragem aleat�ria simples.
	
d)	Amostragem estratificada.
	9.	Uma tarefa essencial, principalmente quando se coleta dados quantitativos, dentro do m�todo estat�stico � a organiza��o dos dados. A tabela surge como uma ferramenta que permite o agrupamento desses dados de forma consistente para uma apresenta��o. A respeito da constru��o de uma tabela, analise as senten�as a seguir:
I- O cabe�alho, localizado na parte inferior da tabela, identifica o que est� sendo apresentado em cada linha da tabela.
II- A fonte � um elemento dispens�vel na constru��o de uma tabela.
III- A coluna indicadora tem por objetivo identificar o conte�do das outras colunas da tabela.
IV- O cabe�alho, localizado na parte superior da tabela, identifica o conte�do que est� sendo apresentado tanto na coluna indicadora, como no corpo da tabela.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
a)	As senten�as III e IV est�o corretas.
	
b)	As senten�as I e II est�o corretas.
	
c)	Somente a senten�a I est� correta.
	
d)	Somente a senten�a IV est� correta.
	10.	Os dados estat�sticos referentes a um fen�meno precisam de uma classifica��o. Essa classifica��o deve levar em conta a vari�vel, onde ele foi observado e a �poca a que ele se refere. A classifica��o possibilita dividir as tabelas estat�sticas em tr�s tipos: s�ries ou tabelas estat�sticas simples, s�ries ou tabelas de dupla entrada e s�ries ou tabelas de frequ�ncias. Quanto �s s�ries estat�sticas, classifique V para as senten�as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As s�ries estat�sticas simples s�o aquelas compostas por apenas duas colunas: uma destinada �s categorias poss�veis da vari�vel, e a outra, aos dados propriamente ditos.
(    ) As series estat�sticas hist�ricas ou temporais s�o aquelas onde a vari�vel apresentada � o tempo enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
(    ) As s�ries geogr�ficas s�o aquelas em que a vari�vel � o tempo onde o fen�meno � observado, enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
(    ) As s�ries estat�sticas espec�ficas ou categ�ricas s�o aquelas em que a vari�vel � o fato observado, enquanto o tempo e o local onde o fen�meno � observado permanecem fixos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequ�ncia CORRETA:
	
a)	V - V - F - V.
	
b)	F - V - F - F.
	
c)	V - F - V - V.
	
d)	F - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 quest�es erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais