Buscar

AVALIAÇÃO II - PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Adrigol Santos
	
	Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação II 
	Prova:
	14129672
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A modalidade de licitação denominada de concurso é efetuada em razão da natureza do objeto a ser licitado, e não pelo valor do contrato, de acordo com os critérios previstos no instrumento convocatório. No que diz respeito às características em que é realizada a licitação na modalidade concurso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Toda licitação pública realizada por concurso tem como característica a escolha de trabalho científico ou cultural, tendo os vencedores o direito à remuneração e à posse do trabalho, devendo o julgamento ser realizado pela comissão de licitação.
	 b)
	A modalidade de licitação concurso será realizada pela administração nos casos em que forem adquiridas obras de arte específicas para o interesse público, mediante a devida remuneração, cabendo o julgamento ao ordenador da despesa.
	 c)
	O concurso é realizado na escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, com entrega de prêmios ou remuneração aos vencedores, de acordo com o julgamento realizado por comissão especial.
	 d)
	A administração pública realizará a licitação na modalidade de concurso nos casos de trabalho artístico, possibilitando a entrega de prêmios aos vencedores, sendo o julgamento realizado por servidores públicos com conhecimento na área.
	2.
	A administração pública realiza as licitações públicas com a finalidade de contratar terceiros, de acordo com o objeto previsto no edital definido pelo ente público. No que diz respeito às modalidades de licitação previstas legalmente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As modalidades de licitações previstas na legislação são: convite, tomada de preço, concorrência, leilão, concurso e pregão.
	 b)
	Cabe à administração pública promover as licitações públicas nas modalidades de: tomada de preço, concorrência, leilão, pregão presencial e eletrônico.
	 c)
	A carta convite, tomada de preço, orçamento, concorrência, leilão e pregão são as modalidades existentes na lei de licitações.
	 d)
	A administração pública poderá licitar nas modalidades: convite, convocação, tomada de preço, concorrência, leilão e concurso.
	3.
	A administração pública realiza uma maior abrangência ao quesito da publicidade quando os atos são praticados na modalidade de concorrência, conforme preconiza a legislação. Dependendo da situação, a modalidade da concorrência é de utilização obrigatória, independente de valor. Sobre os critérios de uso da concorrência em razão da natureza do objeto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É dever da administração pública executar a concorrência nas obras e serviços de engenharia com recursos federais, nas alienações de bens móveis e nas concessões de serviços públicos.
	 b)
	É obrigação da administração pública realizar a concorrência nas compras e alienações de bens imóveis, nas concessões de uso real e nas licitações internacionais.
	 c)
	Cabe à administração pública efetuar a concorrência nas compras e alienações de bens móveis e imóveis, nas licitações internacionais e nos contratos de empreitada parcial.
	 d)
	A administração pública poderá, ao seu critério, quando achar relevante e de interesse público, requerer a diminuição dos prazos de apresentação das propostas elegendo um prazo de 20 dias para a efetiva exigência.
	4.
	Leilão é uma modalidade utilizada para venda de bens móveis, quando o valor isolado ou global de suas respectivas avaliações, necessariamente prévias, segundo força de lei, não excederem o valor permitido para as tomadas de preços, ou ainda, de imóveis, nas hipóteses do art. 19, III. Acerca desta modalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e para as falsas:
(    ) Todo bem leiloado deverá previamente ser avaliado pela Administração Pública para a fixação do preço mínimo da arrematação.
(    ) O leilão deverá obrigatoriamente ser apenas conduzido por servidor designado pela Administração, prestando compromisso segundo à legislação vigente.
(    ) O edital de leilão deverá ser amplamente divulgado principalmente no município em que será realizado.
(    ) O único critério de seleção da modalidade de leilão é o melhor lance. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	O princípio da publicidade tem relevante papel nos procedimentos licitatórios, propiciando democraticamente a transparência dos atos administrativos, impulsionados nas fases do processo de licitação. Além desse princípio, outros também deverão ser respeitados, fazendo com que as partes envolvidas sejam atendidas nos seus pleitos, dentro dos trâmites legais exigidos para a situação. A lei também garante ao participante do processo licitatório, argumentar sua defesa caso se sentir prejudicado em algum momento do processo, podendo fazê-lo na fase administrativa e, posteriormente, na judicial. Em se tratando de recursos judiciais, decorrentes de atos administrativos realizados em processo licitatório, analise as sentenças a seguir: 
I- Existe uma possibilidade de propor anulação de atos administrativos que ferem os princípios da gestão pública, através da chamada ação popular. 
II- O mandado de segurança é o instrumento jurídico correto para ingressar com processo judicial, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, diante da prática de abuso de poder praticado pela autoridade pública. 
III- A ação civil pública é de competência do Ministério do Planejamento e busca equalizar o orçamento anual do Poder Executivo. 
IV- A ação popular poderá ser utilizada durante o período em que o processo licitatório estiver em andamento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A Ação Popular é um instrumento jurídico que tem como finalidade invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público, pertencentes à Administração Direta ou Indireta e é um dos tipos de Recurso Judicial no Processo Licitatório. Quanto à titularidade para a propositura da Ação Popular, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O titular da Ação Popular poderá ser qualquer cidadão, independente de estar inscrito na Justiça Eleitoral.
	 b)
	Apenas o Ministério Público poderá propor Ação Popular quando o objeto da Licitação causar impacto ao meio ambiente.
	 c)
	A Ação Popular é proposta quando seu titular estiver sofrendo ameaça de direito líquido e certo.
	 d)
	Qualquer cidadão brasileiro inscrito na justiça eleitoral poderá propor Ação Popular, devendo ser apurada a ocorrência de ilegalidade.
	7.
	A desistência dos recursos licitatórios é possível desde que o litígio envolva apenas interesses individuais disponíveis e não afete interesse público. Não existindo ilegalidade, cabe à autoridade pública acolher a desistência quanto ao recurso. Com relação aos recursos extemporâneos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os recursos extemporâneos são aqueles que não necessitam a desistência expressa.
	 b)
	Recursos extemporâneos são indeferidos de plano, uma vez que é requisito formal a obediência ao prazo recursal.
	 c)
	Para a aceitação de recurso extemporâneo, admite-se como única exceção ser fundamentado em interesse individual indisponível.
	 d)
	Em regra geral, recursos extemporâneos é inviável, admitindo-se apenas exceções específicas, como quando da constatação de ilegalidade.
	8.
	A Licitação, como condição válida para celebração de contratos pela Administração Pública, desdobra-se em duas etapas, uma internae outra externa. De acordo com a modalidade de licitação adequada ao objeto e valor a ser contratado, as etapas podem ser mais ou menos complexas. Considerando as atividades realizadas em cada etapa do procedimento licitatório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na etapa interna é definido o objeto a ser licitado, estipuladas as regras do procedimento e indicados os recursos orçamentários suficientes para o custeio do futuro contrato.
(    ) A etapa externa é constituída das seguintes fases: abertura, licitação, julgamento, homologação e adjudicação.
(    ) Após a abertura da etapa interna, inclusive na modalidade convite, dispensa-se a publicação de Edital.
(    ) A habilitação dos licitantes é uma etapa obrigatória e prévia para o lançamento do Edital.     
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Com relação aos efeitos e às consequências dos recursos licitatórios, em regra, são devolutivos ou suspensivos. Quanto à diferenciação dos efeitos suspensivo e devolutivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O efeito suspensivo produz a interrupção do processo até que haja a decisão final, enquanto que o devolutivo devolve a matéria para apreciação sem interromper a continuidade do processo.
	 b)
	O efeito devolutivo apenas pode, pela discricionariedade, ser declarada pelo administrador público cujo ato deve ser devidamente motivado.
	 c)
	Aos recursos para os quais forem atribuídos efeito suspensivo o prazo de prescrição corre normalmente.
	 d)
	O efeito devolutivo tem o efeito de devolver a matéria a ser apreciada e interrompe o prosseguimento do processo.
	10.
	A fase de habilitação é a destinada a verificação das condições dos licitantes para a execução do contrato. Nesta etapa, verificam-se os documentos entregues. Sobre a finalidade desta etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Verificar a idoneidade moral e financeira dos licitantes.
	 b)
	Verificar qual é a melhor proposta.
	 c)
	Verificar o custo apresentado por cada licitante a fim de decidir acerca da melhor proposta.
	 d)
	Verificar se são preenchidos os requisitos mínimos dos contratantes para execução do contrato.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando