A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AV2 Contabilidade Empresarial - Newton Paiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pontuação desta tentativa: 22,5 de 25
Enviado 18 nov em 11:20
Esta tentativa levou 52 minutos.
 
Pergunta 1
2,5 / 2,5 pts
No decorrer desta unidade de ensino, no tópico que trata do tema "Vida Útil”, foi possível aprofundar nossa aprendizagem no que se refere à contabilização de um Ativo Intangível, como é estimado e definido o seu tempo de vida útil. De acordo com o tema em questão, indique a seguir quando um item do Ativo Intangível deverá ser amortizado, assinalando a resposta CORRETA.
  
Nenhuma das alternativas expressa a verdade.
  
Um Ativo Intangível com vida útil ainda a definir.
  
Um Ativo Intangível com vida útil duvidosa.
  
Um Ativo Intangível com vida útil indefinida.
  
Um Ativo Intangível com vida útil definida.
O Ativo Intangível deverá ter sua vida útil definida para que seja possível a Amortização.
 
Pergunta 2
2,5 / 2,5 pts
Referente ao tema Amortização, é correto afirmar que seus bens aplicáveis são os Ativos Intangíveis. Para obter maior clareza a respeito do tema abordado e entender quais são esses bens sujeitos à Amortização, defina Ativo Intangível, assinalando a seguir a resposta CORRETA.
  
É o custo de um Ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.
  
É a aplicação dos resultados da pesquisa ou de outros conhecimentos em um plano ou projeto visando à produção de materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços novos, ou substancialmente aprimorados, antes do início da sua produção comercial ou do seu uso.
  
É um Ativo não monetário identificável, sem substância física; são bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
  
É a importância pela qual o valor contábil de um Ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.
  
Nenhuma das alternativas é a correta.
O Ativo Intangível é um Ativo não monetário identificável, o que significa também que não se vê, pois são bens que não podemos perceber pelos sentidos, com destino à manutenção da companhia ou práticas com essa finalidade, até mesmo o fundo de comércio adquirido.
 
IncorretoPergunta 3
0 / 2,5 pts
A Amortização dos componentes do Ativo Intangível sujeita-se a prazos? A seguir, temos algumas situações a observar.
 Verifique as alternativas e depois indique a resposta CORRETA.
I - Um mínimo de cinco anos para fins fiscais. 
II - Um máximo de dez anos, que é aplicável a todas as pessoas jurídicas que possuam escrituração contábil regular.
III – O prazo deverá ser definido pela entidade.
  
Estão corretos os itens I e II.
  
Está correto apenas o item III.
  
Todos os itens estão incorretos.
  
Está correto apenas o item II.
  
Está correto apenas o item I.
 
Pergunta 4
2,5 / 2,5 pts
Estudamos em nossa unidade de ensino que existem alguns métodos aplicáveis a bens sujeitos à Amortização, e, conforme Ribeiro, existe um método que é mais usual e mais praticado, o qual dá-se pela aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para o bem. Diante do tema abordado, aponte qual é esse método a que Ribeiro se refere. Assinale a opção CORRETA.
  
Nenhuma das alternativas.
  
Método de unidades produzidas.
  
Método linear.
  
Método dos saldos decrescentes.
  
Método de cálculo decrescente.
A resposta D está correta, pois o autor refere-se ao Método Linear como sendo o método mais utilizado e praticado.
 
Pergunta 5
2,5 / 2,5 pts
Segundo a legislação vigente, são registrados no Ativo Imobilizado os bens e direitos tangíveis utilizados para a manutenção das atividades da entidade.
Assinale a alternativa abaixo que representa um bem que NÃO deve ser registrado como Ativo Imobilizado:
  
Imóveis.
 
  
Terrenos.
 
  
Ferramentas.
 
  
Direitos autorais.
 
  
Veículos.
 
 
Pergunta 6
2,5 / 2,5 pts
Há vários métodos de cálculo de depreciação, dentre estes, há um método no qual a expectativa é de que o bem perca mais valor no início, quando mais novo, e, à medida que o tempo passa, essa perda seja reduzida.
Assinale a opção que indica a denominação desse método.
  
Cotas constantes ou lineares
  
Nenhuma das respostas
  
Horas trabalhadas
  
Soma dos dígitos
  
Unidades produzidas
O método no qual a expectativa é de que o bem perca mais valor no início, quando mais novo, e, à medida que o tempo passa, essa perda seja reduzida é a Soma dos dígitos. Seu cálculo é obtido através da multiplicação do valor depreciável pela fração obtida por meio dos dígitos dos anos da vida útil do bem, de forma decrescente, dividido pela soma desses mesmos dígitos.
 
Pergunta 7
2,5 / 2,5 pts
A depreciação deve ser calculada conforme a melhor estimativa técnica disponível, por exemplo, a empresa adquire dois caminhões, o primeiro será utilizado para realizar viagens interestaduais e, por esse motivo, estima-se sua vida útil em 5 anos. O segundo caminhão será utilizado para realizar entregas somente dentro da cidade da sede da empresa e, por esse motivo, estima-se a vida útil em 10 anos. Como os caminhões são idênticos, a taxa de depreciação deve ser calculada da seguinte forma:
  
não deverá ser calculada a depreciação, pois nos caminhões incide a Exaustão.
  
já que são caminhões idênticos, a taxa de depreciação deverá ser calculada apenas no caminhão adquirido mais recentemente.
  
ambos com taxa de 10%, pois, como são idênticos, devem utilizar a taxa mais baixa.
  
ambos com taxa de 20%, pois, como são idênticos, devem utilizar a taxa mais alta.
  
apesar de serem caminhões idênticos, as taxas deverão ser calculadas de acordo com a vida útil do bem, ou seja, 10 e 20%.
Mesmo que os caminhões sejam idênticos, suas depreciações serão calculadas de forma diversa: um a taxa de 10% e o outro a taxa de 20% anuais.
 
Pergunta 8
2,5 / 2,5 pts
Quanto à apuração do resultado do exercício, a empresa poderá obter lucros ou prejuízos, 
e obtendo lucros poderá então efetuar a distribuição em forma de prêmio. 
Para quem a empresa pode distribuir esses lucros? Verifique as alternativas e indique a 
resposta CORRETA.
I – empregados e administradores.
II – clientes.
III – instituições ou fundos de assistência ou previdência privada de empregados.
  
Está correto apenas o item I.
  
Está correto apenas o item II.
  
Está correto apenas o item III.
  
Estão corretos os itens I e III.
  
Estão corretos os itens I e II.
A resposta D está correta, pois a empresa poderá distribuir, em forma de prêmios, os lucros obtidos a empregados e administradores e instituições ou fundos de assistência ou previdência privada de empregados. A alternativa II – clientes refere-se ao consumidor, pessoa que adquire um produto que está à venda.
 
Pergunta 9
2,5 / 2,5 pts
De acordo com nossos estudos, alguns procedimentos deverão ser adotados antes de efetuar o encerramento do Exercício, sendo eles: lançamentos diários e o livro Razão, e, ao findar o mês, é preciso realizar a apuração dos resultados do período. Após esse processo é possível obter os demonstrativos que nos indiquem as contas contábeis mensais. A qual demonstrativo o texto está se referindo? Indique a resposta CORRETA.
  
Razonetes
  
Razão
  
Diário
  
Balancete de Verificação
  
Balanço Patrimonial
A resposta D está correta, pois o relatório que a empresa deverá elaborar ao final do exercício mensal é o Balancete de Verificação. A alternativa A, Balanço Patrimonial, é um Demonstrativo Anual; a alternativa B, Razão, é um livro que agrupa os lançamentos realizados no livro Diário; a alternativa C, Diário, é onde os lançamentos contábeis são lançados diariamente; e a alternativa E, Razonetes, são representações gráficas em forma de T para apurar os saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa.
 
Pergunta 10
2,5 / 2,5 pts
Segundo Marion (2009, p. 178), “O lucro que é apurado pela Contabilidade é canalizado para diversas finalidades: a principal é a distribuição em dinheiro para os donos do negócio”.