Buscar

Atividade 3 SOCIOLINGUISTICA OK OK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CAPES
Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
Coordenação do Curso de Letras/Português
 E-mail da Secretaria: letrasportuguesead@ufpi.edu.br
Coordenador do Curso: Prof.Ma. Juliana Castelo Branco Paz da Silva
	
ALUNO: FRANCISCO DAS CHAGAS DOS SANTOS MARTINS 
ATIVIDADE 3 
Orientações: Realizar a leitura dos capítulos 5 e 6 da apostila (disponível na plataforma)
01. Explique o que você compreendeu a respeito das noções de mudança e variação. 
Mudança é a influência da língua de uma comunidade na história dessa comunidade e de todas que se originam da mesma, a mudança linguística acaba diferenciando a língua do passado para língua do presente, enquanto que a variação é o momento natural de uma língua, que varia por conta de fatores históricos e culturais, os falantes desta língua se manifestam verbalmente variando um pouco de região para região 
02. Para se estudar a mudança linguística, o pesquisador pode fazer um estudo em tempo real ou em tempo aparente. Apresente distinções entre os dois métodos. 
A variação é reconhecida como existindo dentro do sistema linguístico. A teoria recebeu reformulações, reduzindo o peso do social para destacar as motivações essencialmente linguísticas. Os resultados da análise de variantes podem definir suas situações: a) a existência de estabilidade entre variantes; b) a competição entre as variantes com aumento de uso de uma das variantes.
No primeiro caso, diz-se que ocorre variação e no segundo, mudança em curso. A variação é facilmente detectada, pois para ela ocorrer é necessário simplesmente o favorecimento do ambiente linguístico. Já para ocorrer uma mudança linguística, no entanto, é necessária a interferência de fatores sociais, refletindo as lutas pelo poder, o prestígio entre classes, sexos e gerações.
Ao analisar o momento atual de uma língua, é difícil dizer se um determinado fenômeno linguístico é um caso de variação estável ou de mudança em curso.
Os sociolinguistas têm uma metodologia para dizer se uma forma está ou não vencendo outra forma mais antiga. É possível analisar o tempo real ou o tempo aparente. O tempo real é observado através da pesquisa de duas ou mais épocas, sendo ideal o estudo de dois momentos que se distanciam no mínimo em 12 anos e no máximo em 50 anos. O linguista pode gravar informantes e revisitá-los anos mais tarde para ver concordância verbal, uso de pronomes, pronúncia, etc.
03. De acordo com Faraco (2005) a mudança não é discreta, pois as formas antigas não são simplesmente substituídas pelas novas, mas há fases intermediárias em que as variantes coexistem e concorrem, diminuindo aos poucos a ocorrência de uma em oposição à outra, até que a mudança se complete. Apresente um comentário a partir da citação acima, diferenciando variação estável de mudança em curso. 
Variação linguística é a situação linguística em um determinado momento, no eixo sincrônico de forma estável. Mudança linguística é a situação linguística em vários momentos sincrônicos, avaliados longitudinalmente no eixo diacrônico.
04. Quais procedimentos metodológicos o pesquisador pode recorrer para constituição de amostras (ou corpora) de fala? Em seguida, explique em que consiste o paradoxo do observador. 
Primeiramente, observar e depois buscar recursos para poder se fazer uma pesquisa mais bem desenvolvida e ter um bom resultado no final 
É uma posição em que a pessoa se coloca para observar, pois aquele que para observar e medir um fenômeno necessariamente deve-se inserir nele
05. Em um estudo sociolinguístico, o que significa envelope de variação?
Envelope de variação é a descrição detalhada das variantes, ou seja, o listamento dos adversários no campo de batalha, que é a escolha de uma variante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais