Buscar

APOL ESPAÇO GEOGRAFICO GLOBAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Espaço Geográfico Mundial - ELETIVA VII
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“[...] no que diz respeito às relações entre Estados, ocorre um impasse: a paz social garantida pelo Estado em sua circunscrição territorial contrastaria com o permanente estado de guerra que caracteriza as relações interestatais do sistema de estados, pelo simples fato de se tratar de um espaço de interação entre entes soberanos não regulados por alguma autoridade superior, de nível global (um império universal ou uma república mundial, por exemplo), ou seja, o sistema de estados é anárquico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAPA, D, de, M. Filosofia política e relações internacionais: considerações sobre a pluralidade epistemológica da disciplina. Revista Proceedings, n. 3, v. 1, s.p. p. 1-18.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Espaço Geográfico Global sobre os padrões de anarquia e as teorias dos regimes, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O padrão de regime passa pelos perfis de regime kantiano, lockeano e hobbesiano.
	
	B
	A teoria compreende um subconjunto caracterizado pelo padrão hobbesiano e pelo kantiano.
	
	C
	Os regimes estão presentes no perfil kantiano e hobbesiano.
	
	D
	Compreende o perfil hobbesiano e lockeano.
	
	E
	É entendido como um subconjunto caracterizado pelo padrão kantiano ou lockeano de relações.
Você acertou!
Conforme os expostos pelo livro-base: “A teoria dos regimes [...] pode ser entendida como um subconjunto caracterizado pelo padrão kantiano ou lockeano de relação [...]”. (livro-base, p. 66).
Questão 2/5 - Espaço Geográfico Mundial - ELETIVA VII
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[...] Essas zonas dão peso aos argumentos dos governos e das populações de todo mundo que rejeitam firmemente essas armas [...] mais de cem Estados aderiram às cinco zonas livres de armas nucleares existentes atualmente (América Latina e Caraíbas, Pacífico Sul, Sudeste Asiático, África e Ásia Central)”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNIÃO REGIONAL DE INFORMAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Zonas livres de armas nucleares são um exemplo a seguir. <https://www.unric.org/pt/actualidade/28169-zonas-livres-de-armas-nucleares-sao-um-exemplo-a-seguir>. Acesso em 16 de abr. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Espaço Geográfico Global sobre as Zonas Livres de Armas Nucleares (ZLAN), é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	São agrupadas em blocos e sua natureza é econômica.
	
	B
	Compreendem padrões de comportamento cooperativo regional entre os Estados integrantes das porções americanas, africanas, oceânicas, sul-asiáticas e centro-asiática.
Você acertou!
Conforme os expostos pelo livro-base: “[...] para a compreensão de padrões de comportamento cooperativo regional entre os Estados são as zonas livres de armas nucleares [...] zonas cobertas por tratados internacionais que comprometem os Estados presentes a não desenvolverem programas nucleares com objetivos militares [...] são acordos firmados entre Estados integrantes das porções americana, africana, oceânica, sul-asiática e centro-asiática do globo, respectivamente” (livro-base, p. 70 e 71)
	
	C
	São zonas cobertas por tratados regionais que comprometem os Estados integrantes das porções africanas, oceânicas e centro-asiática.
	
	D
	A Organização do Tratado do Atlântico Norte faz parte das ZLAN.
	
	E
	As Zonas se configuram por acordos firmados entre os Estados integrantes das porções americanas, sul-asiáticas e centro-asiática.
Questão 3/5 - Espaço Geográfico Mundial - ELETIVA VII
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Governança, proteção e uso sustentável. Essas foram as palavras-chaves dos discursos das autoridades europeias acerca da gestão do oceano e seus recursos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANÇOZO, M. União Europeia dá novo impulso para a discussão sobre a governança internacional dos oceanos. CEIRI NEWS. 2016. <http://ceiri.news/uniao-europeia-da-novo-impulso-para-a-discussao-sobre-a-governanca-internacional-dos-oceanos/>. Acesso em 16 de abr. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Espaço Geográfico Global sobre a política de segurança e governança oceânica da União Europeia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O mar é um lugar no qual as políticas de controle marítimo são realizadas na perspectiva jurisdicional.
	
	B
	A governança oceânica é operacionalizada por meio da soberania que os Estados possuem.
	
	C
	A perspectiva jurisdicional exerce a política que controla e regula o controle marítimo da União Europeia.
	
	D
	O aspecto da soberania é o fator que evidencia o controle marítimo.
	
	E
	O mar é um lugar no qual as políticas de controle marítimo se traduzem em práticas que o territorializam e o papel da União Europeia se estende para o domínio marítimo.
Você acertou!
Conforme o livro-base: “[...] o mar é um lugar no qual as políticas de controle marítimo se traduzem em práticas que o territorializam, não exatamente pelo aspecto da soberania e da perspectiva jurisdicional, mas por uma perspectiva funcional e normativa, na qual o papel de governo do EU se estende para o domínio marítimo [...]” (livro-base, p. 142).
Questão 4/5 - Espaço Geográfico Mundial - ELETIVA VII
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Estudar teoria de Relações Internacionais é permitir-se entender dilemas contemporâneos por uma lente mais ampla do que propicia o senso comum e a vã filosofia midiática de nossos tempos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, S. R. Teoria e prática nas relações internacionais: pares em constante transformação. Centro de Estudos em Relações Internacionais. 2015. <https://nemrisp.wordpress.com/2015/05/21/teoria-e-pratica-nas-relacoes-internacionais-pares-em-constante-transformacao/>. Acesso em 16 de abr. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Espaço Geográfico Global sobre a Teoria das Relações Internacionais, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Evoluiu desde a publicação de trabalhos produzidos pela Geopolítica Clássica.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Desde a publicação dos trabalhos produzidos pela Geopolítica Clássica, [...] a Teoria das Relações Internacionais constituiu uma disciplina autônoma e se dividiu em quatro células-fonte de interpretação: realismo, liberalismo, construtivismo e marxismo. [...] De modo paralelo e independente, a Teoria das Relações Internacionais dividiu a pesquisa em camadas ou níveis de análise, tradicionalmente conhecidos como nível sistêmico, nível estatal e nível individual [...]” (livro-base, p. 18 e 19).
	
	B
	Se constituiu como uma disciplina ligada à Geografia pragmática.
	
	C
	É assimilada pela divisão em um nível sistêmico de análise.
	
	D
	Os dois núcleos bases de sua formação foram o realismo e o idealismo.
	
	E
	O núcleo base de sua formação foi o marxismo.
Questão 5/5 - Espaço Geográfico Mundial - ELETIVA VII
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“No Mar Territorial, o Estado costeiro tem soberania plena sobre as águas e o fundo do mar, embora os demais países conservem alguns direitos, como por exemplo a passagem de navios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CÂMARA, I, de, G. O Homem e o Mar: desafios da conservação dos oceanos. <https://www.oeco.org.br/colunas/colunistas-convidados/26623-o-homem-e-o-mar-desafios-da-conservacao-dos-oceanos/>. Caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: EDUCAÇÂO UOL. Relevo Submarino. <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/relevo-submarino-plataforma-talude-e-outras-unidades.htm>. Acesso em 16 de abr. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base
Espaço Geográfico Global sobre as áreas de gestão dos oceanos e os seus enquadramentos legais, enumere, na ordem sequencial, as concepções as suas respectivas características:
Zonas Marítimas de jurisdição nacional
Lei Nacional
Regime Internacional
Gestão de Oceano profundo
Gestão Costeira 
(  ) Compreende a costa oceânica e seu uso é pelo regime de gestão.
(  ) Compreende a elevação continental, o talude e a plataforma.
(  ) Se dá pelo território costeiro e compreende o regime de propriedade.
(  ) Compreende o oceano profundo e a gestão de oceano profundo.
(  ) Porção que compreende a costa oceânica com a plataforma, o talude e a elevação continental, sob a jurisdição nacional.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 4 – 2 – 3 – 5. Segundo o livro-base:
[1] Zonas Marítimas de jurisdição nacional: Compreende a costa oceânica e seu uso é pelo regime de gestão. [4] Gestão de Oceano profundo: Compreende a elevação continental, o talude e a plataforma. [2] Lei Nacional: Se dá pelo território costeiro e compreende o regime de propriedade. [3] Regime Internacional: Compreende o oceano profundo e a gestão de oceano profundo. [5] Gestão Costeira: Porção que compreende a costa oceânica com a plataforma, o talude e a elevação continental, sob a jurisdição nacional. (livro-base, p. 149 – gráfico).
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais