Buscar

Revisao de neuroanatomofisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEUROANATOMIA
-Os tecidos do corpo são formados por três folhetos embrionários o ectoderma, endodema e mesoderma.
- O sistema nervo é formado pelo folheto mais externo oectoderma.
O Sistema Nervoso apresenta diversas divisões. Anatomicamente, é dividido em:
Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal;
Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
Nervos - O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais (fibras nervosas), responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso. Os nervos possuem a função de enervar ou seja levar estímulos. Podem ser divididos em: 
Nervos cranianos – Cujo enervam do pescoço para cima.
Nervos viscerais – Cujo enervam do pescoço para baixo.
Tipos de Nervos:
Nervos Aferentes: Formado por nervos sensitivos, os nervos aferentes enviam sinais da periferia da corpo para o sistema nervoso central por meio de sinais (fibras) sensoriais.
Nervos Eferentes: Chamados de nervos (fibras) motores, os nervos eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas através de sinais estimulantes.
Nervos Mistos: Nesse caso, os nervos são formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos.
	
 sistema nervoso somático - é responsável pela relação entre o corpo humano e o meio ambiente, sendo constituído de duas partes:
Aferente (sensitiva) e Eferente (motora). responsável pelo controle dos músculos esqueléticos (parte eferente) e pela sensibilidade da pele e propriocepção (parte aferente). Vale ressaltar que os músculos esqueléticos possuem controle voluntário, ou seja, contraem mediante a sua vontade. Se você quiser dobrar o braço, você dobra o braço por sua livre e espontânea vontade, assim como outras partes do corpo como pernas e pescoço por exemplo.
sistema nervoso visceral - também é dividido em duas partes: Aferente e Eferente (Autônomo).
O sistema nervoso autônomo aferente conduz impulsos dos viscerorreceptores, por fibras sensitivas que penetram no SNC e tornam-se ou não conscientes.
O sistema nervoso autônomo eferente é responsável pela motricidade visceral e pelo funcionamento adequado de glândulas, resultando na secreção de substâncias vitais para a manutenção da HOMEOSTASE. 
Neurônio aferente - ou sensitivo levam estímulos da periferia (músculo, pele, ligamentos,etc) para o SNC.
Neurônio eferente ou motor – leve estímulos elétricos do SNC para a periferia ( músculo,glândula, etc) 
GÂNGLIO 
É uma estrutura do SNP e onde está localizado o corpo do neurônio.
Neurônio de associação, projeção ou interneurônio - Fazem a conexão entre outros neurônios dentro do SNC. 
As células do sistema nervoso (SN): O cérebro é composto por dois tipos de células: Neurônios e células da Glia, essa última dá suporte, proteção, nutrição e ajuda os neurônios a se comunicarem, porém, são os neurônios que estão mais ligados diretamente as atividades mais complexas do cérebro.
CÉLULAS GLIA (que também podem ser chamadas de Gliócitos/Neuróglia) são células de sustentação e apoio do sistema nervoso, dão nutrição aos neurônios e são nelas que ocorrem o processo de Mitose (divisão e multiplicação celular importantes para regeneração de tecidos). Os tipos de células Glia se dividem em 2: 
Macróglia – dela fazem parte:
- Oligodendrócitos -> possui função protetora/nutrição e suporte/sustentação. células que produzem bainha de Mielina no SNC. 
* Bainha de Mielina – Camada de gordura (lipídios e proteína) que envolve a maioria dos Axônios (mais pra frente) que é muito importante pois isola e acelera o impulso elétrico. 
- Células de Schawnn -> células de sustentação/suporte e nutrição/proteção que produzem bainha de Mielina no SNP (SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO). 
- Astrócitos -> Possui forma estrelada e função nutritiva. Funcionam como pontes, atuam na regulação do transporte de substâncias pelo sangue em direção aos neurônios e ajudam a regular as atividades sinápticas (sinapse mais pra frente), retiram resíduos e enviam para corrente sanguínea, produzem fatores tróficos (fatores neurotróficos (NTFs, neurotrophic factors) são uma família de biomoléculas – quase todos sendo peptídeos ou pequenas proteínas – que apoiam o crescimento, sobrevivência e diferenciação dos neurônios tanto em desenvolvimento como maduros.) 
Micróglia – dela fazem parte: 
- Microgliócios -> Atuam no sistema fagocitário (tem características reticulares: liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos. E endoteliais: recobrem os vasos sanguíneos), produzem ptns (proteínas) que bloqueiam a regeneração do axônio. 
- Neurônios –> unidade morfofuncional (novas formas de funcionamento) do SN, são as principais células que transmitem os impulsos elétricos.
ESTRUTURA DE UM NEURÔNIO
Corpo celular, corpo neural ou soma
Dendritos (pequeno ramo de árvore) é através deste que cada neurônio recebe as informações.
Axônio - por ele saem as informações eferentes as outras células do circuito neuronal. ( sinais elétricos – 0,1mm até 3m).
Telodendro – porção terminal do axônio. 
Terminais pré-sinápticos 
ENCÉFALO 
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e a medula contra choques mecânicos.
Cérebro
A maior parte do encéfalo é o telencéfalo, que faz parte do cérebro. Ele constitui quase 90% da massa encefálica e possui uma superfície característica marcada por sulcos e reentrâncias que formam as circunvoluções cerebrais.
Há um sulco muito profundo que marca a divisão do cérebro em duas metades chamadas de hemisférios cerebrais. O hemisfério direito liga-se ao hemisfério esquerdo através do corpo caloso, que é constituído de inúmeras fibras nervosas
Cerebelo
O cerebelo encontra-se entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas.
Esse órgão é constituído internamente de substância branca (prolongamentos dos neurônios) e revestido pelo córtex cerebelar constituído dos corpos celulares (substância cinzenta).
As funções do cerebelo estão relacionadas com a integração sensorial e motora. Ele participa nos movimentos da cabeça, dos olhos e dos membros coordenando todo o movimento do corpo. Além disso o cerebelo controla o equilíbrio durante a caminhada e também é responsável pela postura.
Tronco Encefálico
O tronco encefálico compreende o bulbo, também chamado medula oblonga, a ponte e o mesencéfalo.
Contém muitos corpos celulares de neurônios e de prolongamentos dos nervos cranianos relacionados com respostas sensoriais, motoras e autônomas da cabeça e do pescoço. Através dos nervos cranianos, o encéfalo recebe informações e controla funções de estruturas da cabeça e pescoço prioritariamente. 
Mesencéfalo
O mesencéfalo conecta a ponte e o cerebelo com o telencéfalo. É o segmento mais curto do tronco encefálico. Recebe informações referentes aos músculos e participa no controle das contrações musculares e postura corporal.
Bulbo
O bulbo ou medula oblonga começa um pouco acima do primeiro par de nervos espinhais cervicais e vai até um sulco. Estão localizados aí os centros vitais que controlam respiração e batimentos cardíacos.
Ponte
A ponte está situada entre o bulbo e o mesencéfalo. Existe um sulco transversal que marca a separação entre o bulbo e a ponte. Posteriormente a ponte fica encoberta pelo cerebelo. A ponte está relacionada com as funções cerebelares de movimento e equilíbrio.
TELENCÉFALO (importante saber cada parte apontando na figura)
Córtex Cerebral -  Essa área (o córtex cerebral) é considerada responsável por boa parte das manifestações humanas. As atividades psíquicas ou psicomotoras, a verbalização e a racionalização são atribuições da área cortical. A região mais externa do cérebro possui coloração mais acinzentada
formando o córtex cerebral (também conhecido como substância cinzenta)
O telencéfalo (é a estrutura toda) é dividido em dois hemisférios cerebrais - direito e esquerdo, esses dois hemisférios são separados pela fissura longitudinal do cérebro e Unidos pelo corpo caloso. Cada hemisfério possui três faces: súpero-lateral,medial e inferior. O telencéfalo éstá dividido em 5 lobos: frontal,parietal, temporal, occipital e ínsula.
Fissura Longitudinal – Rachadura que separa os dois hemisférios cerebrais. (direito e esquerdo)
Corpo Caloso - O corpo caloso é uma estrutura cerebral de cor branca, que faz a conexão entre os dois hemisférios (direito e esquerdo) do cérebro dos seres humanos. Esta conexão estabelecida pelo corpo caloso é de extrema importância, pois os dois hemisférios trabalham em conjunto.
 O corpo caloso é formado por diversos feixes de fibras neurais de comunicação (conjunto de axônios e dendritos). Ele está localizado na região central do cérebro humano, sendo que estes feixes passam de um lado para o outro. Estabelece a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. Lembrando que o hemisfério direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo comanda o lado direito do corpo.
 
Lobo Frontal – funções motoras de expressão lingüística, memória e funções de planejamento mental do comportamento., área motora primária, área da fala (de expressão –área de Broca), sistema líbico.
Lobo Parietal - funções sensitivas e reconhecimento espacial, área vestibular - informa sobre a posição e movimento da cabeça), função gustativa, área parietal-inferior (percepção do esquema corporal)
Lobo Temporal – audição, compreensão lingüística e alguns aspectos de memória.
 Lobo Occipital – área da visão. 
Lobo Insula – Fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.
PRINCIPAIS SULCOS 
Sulco Lateral: é o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele é subdividido em ascendente, anterior e posterior.
Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central é ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pré-central, e outro posterior, giro pós-central. As áreas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE. 
 Sulco Parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.
PRINCIPAIS GIROS 
Pré-Central – Área motora
Pós-Central – Área somestésica
Área Wenick – Responsável pela interpretação da fala. 
DIENCÉFALO 
Está localizado abaixo do telencéfalo e acima do mesencéfalo. 
 É formado pelas seguintes partes: 
➢ Tálamo – duas massa cinzentas
 ➢ Hipotálamo – corpo mamilar, túber cinério, infundíbulo e quiásma óptico.
 ➢ Epitálamo – comissura das habênulas, pineal e comissura posterior. 
➢ Subtálamo – núcleo subtalâmico
Tálamo 
– receber e interpretar informações sensoriais; regular 
funções motoras; comportamento emocional; percepção das 
sensibilidades; ativação do córtex cerebral.
•
Hipotálamo 
– controle da atividade visceral; controle endócrino; 
resposta sexual; comportamento, emoções e instintos.
•
Epitálamo 
– secreta melatonina; participa na regulação dos ritmos 
circadianos; comportamento emocional.
•
Subtálamo
– controle dos movimentos. 
SINAPSE
•Região de comunicação entre os 
Neurônios podem ser divididas em:
Elétricas (menos comuns)
– canais iônicos.
Química 
– substâncias químicas 
(neurotransmissores).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando