Buscar

Base de Cálculo e Período de Apuração do Imposto de Renda

Prévia do material em texto

Base de cálculo e período de Apuração
A base de cálculo do IR (Imposto de Renda) é pode ser decretado a partir de uma lei vigente data do fato gerador podendo ser lucro real, presumido ou até mesmo lucro arbitrado. Esta base de calculo geralmente é constituída pelos ganhos do capital da empresa independente de qualquer que seja a designação.
Lucro presumido 
Um método de tributação de facilitar a base de cálculo do imposto de renda IR e consequentemente o CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Podendo ser aplicada nas empresas que não são exigidos aderir ao Lucro Real. Sendo assim tendo as alíquotas mais baixas o Lucro Presumido é um dos métodos mais utilizados no Brasil em pequenas e Microempresas. 
Lucro Real 
Método de tributação de IR onde cabe-se as grandes empresas que sua base de cálculo é sobre o lucro líquido, a partir do faturamento da organização independentemente dos ganhos. Toda a pessoa jurídica consegue utilizar o método de lucro real outras são obrigadas por não conseguirem se enquadrar no lucro presumido e simples nacional. 
Lucro Arbitrado 
Imposto de Renda devido trimestralmente, recurso para de apuração do imposto de renda IR, utilizada pelo fisco, desta maneira será aplicada o lucro arbitrado quando o contribuinte deixa exercer suas obrigações referente ao lucro real ou lucro presumido será aplicado o lucro arbitrado em casos como por exemplo se o lucro presumido for considerado indevido. 
Período de Apuração 
Este período é estabelecido a partir da base de cálculo sendo lucro real, presumido ou arbitrado, os períodos da apuração são trimestralmente são encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e no dia 31 de dezembro do ano-calendário. No caso se houver uma fusão ou cisão a base de cálculo deverá será efetuada na data do ocorrido.

Continue navegando