Buscar

Avaliação 2020

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE3530_AV_201908017104 » BIOLOGIA CELULAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201908017104 - PAULO GAMALIEL FECHIS
	Professor:
	FABRICIO LUIZ ASSINI
	Turma: 9013/AM
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 12/11/2019 18:22:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201908029295)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Através de uma biópsia de tecido pulmonar de uma paciente com fibrose cística foi possível identificar a presença de bactérias. Observou-se a presença de crescimento bacteriano nas células humanas constituintes deste tecido, principalmente pelas diferenças morfológicas entre estes tipos celulares. Baseada nesta observação somente podemos afirmar que: a) As células bacterianas são células pluricelulares constituídas de parede celular, núcleo e organelas citoplasmáticas. b) As células humanas são constituídas de núcleo definido, organelas citoplasmáticas, presença de núcleo e parede celular. c) As células bacterianas ou células procariotas são unicelulares, desprovidas de núcleo e presença de parede celular. d) As células humanas são constituídas de núcleo, organelas citoplasmáticas e desprovidas de citoesqueleto. e) As células bacterianas são células eucariotas assim como as células humanas.
		
	 
	As células bacterianas ou células procariotas são unicelulares, desprovidas de núcleo e presença de parede celular.
	
	As células humanas são constituídas de núcleo, organelas citoplasmáticas e desprovidas de citoesqueleto.
	
	As células bacterianas são células eucariotas assim como as células humanas.
	
	As células bacterianas são células pluricelulares constituídas de parede celular, núcleo e organelas citoplasmáticas.
	 
	As células humanas são constituídas de núcleo definido, organelas citoplasmáticas, presença de núcleo e parede celular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201909186163)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Testes bioquímicos realizados durante um experimento revelaram a presença, em uma solução, de dois tipos de biopolímeros, um composto por nucleotídios unidos por ligações fosfodiéster e o outro composto por aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Além disso, constatou-se que o segundo biopolímero exercia atividade de nuclease. A propósito da situação acima, é correto afirmar que:
		
	
	as características bioquímicas descritas para os dois biopolímeros permitem concluir que se trata de DNA e RNA.
	 
	a atividade de nuclease observada refere-se à capacidade de os fosfolipídios, descritos como biopolímeros, formarem a membrana nuclear de algumas células.
	
	as biomoléculas encontradas nas análises bioquímicas são carboidratos, que formam polímeros como a insulina.
	
	o biopolímero composto por aminoácidos unidos por ligações peptídicas é um hormônio esteroidal.
	 
	o material, de acordo com as características bioquímicas descritas, contém ácido nucléico e enzima.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201908882502)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar das diferenças nas funções desempenhadas pelas membranas citoplasmáticas que envolvem diferentes tipos celulares, assim como, entre as membranas de diversas organelas, podemos observar que todas as membranas compartilham, invariavelmente, a mesma composição e estrutura básica. As membranas celulares são compostas basicamente I- de uma bicamada lipídica, II- associada a proteínas e carboidratos. III- associada a uma molécula de H2O,
		
	
	Somente o item III
	 
	I e II
	
	I, II, III
	
	Somente o item I
	
	I e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201909186135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A flexibilidade e a fluidez da membrana plasmática geram a capacidade de fusão dos compartimentos, o que é fundamental para vários processos como divisão celular, fecundação, gametogênese e síntese proteica entre outros. (...). As biomembranas também possibilitaram o desenvolvimento de vários tipos celulares especializados presente em organismos multicelulares compondo os tecidos, órgão e sistemas para executar funções como digestão, respiração e movimentação. (DE ROBERTIS, 2006, p. 39) Células que formam epitélios apresentam especializações devido a sua localização, fazendo fronteira entre o tecido conjuntivo e a cavidade ou superfície que revestem, as células epiteliais podem assumir função de seleção nas trocas entre estes dois ambientes. Buscando aumentar a eficiência de suas interações com a superfície e/ou com o tecido conjuntivo, as células epiteliais podem apresentar diferentes adaptações. As especializações da membrana plasmática relacionadas diretamente com adesão entre células são:
		
	
	Desmossomos e junções comunicantes.
	
	Interdigitações e microvilosidades.
	 
	Desmossomos e interdigitações.
	
	Zona de adesão e microvilosidades.
	
	Zona de oclusão e junções comunicantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201909105638)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante a prófase da primeira divisão meiótica, ocorre a troca de fragmentos entre cromossomas homólogos, possibilitando uma maior variabilidade genética. A esse evento dá se o nome de:
		
	
	formação de bivalentes.
	
	formação de tétrades.
	
	intercinese.
	 
	citocinese.
	 
	crossing over
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201908028704)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As células eucariontes apresentam presença de organelas, as quais delimitam compartimentos que desempenham funções específicas no metabolismo celular. Considerando esta afirmativa assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O lisossomo representa a sintese de lipideos.
	 
	O nucléolo produz subunidades ribossomais que vão atuar na síntese proteica.
	
	O citoesqueleto é o responsável pela divisão celular.
	
	O complexo de Golgi tem participação na sintese de proteínas.
	
	O retículo endoplasmático liso desempenha a função de armazenar o código genético.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201908619195)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os itens abaixo referem-se à estrutura, composição e função dos ácidos nucleicos (RNA). Estrutura: I) Dupla hélice; II) Cadeia simples. Composição: 1) Presença de uracila; 2) Presença de timina. Função: a) Síntese de proteínas; b) transcrição gênica. Assinale a alternativa com a sequência correta dos ácidos nucleicos 
		
	
	I ¿ 2 ¿ b
	 
	a) II ¿ 1 ¿ a
	
	I ¿ 1 ¿ a
	
	II ¿ 1 ¿ b
	
	II ¿ 2 ¿ b
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201908786910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organela citoplasmática responsável pela degradação de partículas extra-celulares, ou partes da própria célula é:
		
	
	Aparelho de Golgi.
	
	Mitocôndrias.
	
	Centríolos.
	
	Ribossomos.
	 
	Lisossomos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201908691363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As mitocôndrias são consideradas as usinas geradoras de energia da célula. O produto da oxidação da glicose que ocorre nessas organelas gera moléculas de ATP que liberam alta energia quando são lisadas (quebradas). Sobre as características estruturais e funcionais dessa organela assinale o item INCORRETO:
		
	
	Acredita-se que as mitocôndrias eram seres procarióticos primitivos que invadiram a célula e passaram a ter uma relação simbiótica com esta.
	 
	Possui duas membranas altamente permeáveis aos componentes do citoplasma. Isso garante o deslocamento de moléculas diversas do citoplasma para o interior da mitocôndria.
	 
	A matriz mitocondrial possui composição diferente do citoplasma. É nesse local onde as reações do ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) ocorrem.
	
	As mitocôndrias possuem material genético próprio, diferente do presente do núcleo da célula. Ocasionalmente esse material genético pode se duplicar e a mitocôndria se replicar.
	
	As mitocôndrias estão presentes em todas as células eucarióticas, sem exceção.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201908894098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O retículo endoplasmáticorugoso é responsável pela síntese e transporte de proteínas. No entanto, a síntese protéica é realizada por estruturas, que estão aderidos a ele, denominados de:
		
	
	mitocondria
	
	lisossomos
	 
	ribossomos
	
	retículo endoplasmático liso
	
	centríolos

Continue navegando

Outros materiais