Buscar

atividade - 3

Prévia do material em texto

�CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso Engenharia de Software
Disciplina: Metodologia para Desenvolvimento de Software
Atividade 03
Atividade referente às aulas 5 e 6
Enviar no Portfólio 3
	Aluno:
	Bruno Assunção Teixeira
	RGM
	123.578
	Polo:
	Lisboa
	
	
Nota máxima da Atividade: 2.5
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 3. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS
 
Cite e explique ao menos dois dos VALORES do Manifesto Ágil. (0,75 ponto)
Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas: Valoriza o trabalho em equipe em sua totalidade, onde todos envolvidos atuem no processo, que também haja uma melhor comunicação entre eles.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: Valoriza o estreito relacionamento cliente-desenvolvedores, buscando uma melhoria contínua e atual em todo tempo do processo de desenvolvimento, ao invés de um relacionamento distante que não facilita em nada.
Cite e explique ao menos dois dos doze PRINCÍPIOS do Manifesto Ágil. (0,5 ponto)
“Nossa maior prioridade é satisfazer ao cliente com entregas contínua e adiantada de software com valor agregado.” – este centraliza todas necessidades do cliente, para que ele tenha o mais rápido possível o seu software e já possa ter sua rentabilidade em curso.
“Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o
Projeto.” A proximidade entre cliente e desenvolvedores, para os agilistas, esta é uma maneira da tornar o processo ágil, produtivo e assertivo, uma vez que, ter o cliente ao lado durante todo o processo, maximiza a eficiência nas possíveis correções e ou alterações do software.
Em relação a Programação Extrema (XP), cite e explique ao menos dois valores e dois princípios. (0,5 ponto)
Valores
Simplicidade: Um projeto limpo, enxuto, sem sobrecarga de informações, códigos, é que o que vise esse valor em XP. Ele preza pelo, quanto menos, melhor, mas sempre buscando a perfeição, mesmo com menos.
Coragem: O comprometimento e a transparência dos desenvolvedores, em se dedicar totalmente ao projeto e sempre dialogar com clareza sobre tudo o que se passa para os clientes é um valor fundamental e XP.
Princípios
Melhoria: Esse princípio busca a melhoria contínua e gradual, nunca começando pela solução total, mas crescente; esse princípio busca trazer o aperfeiçoamento sobre o problema, e ajudará em soluções mais elaboradas e conclusivas.
Redundância: A busca pela perfeição deve ser incansável, a ponto de que testes sejam constantemente repetidos, para que ao ser entre ao cliente, o produto esteja cem porcento confiável e concluído.
Cite e explique os processos do XP. (0,75 ponto)
Exploração: os desenvolvedores conhecem os problemas e as necessidades dos clientes. Ainda nessa fase, são discutidas duvidas e mudanças. Após todos entenderem suas necessidades (o que é fundamental nessa etapa), o(s) cliente(s) escreve(m) seus requisitos em um cartão, chamado de User Story, que é a base dos requisitos nessa metodologia. Após esta etapa, definem o volume de trabalho, e anotado no cartão.
Release: Uma vez as user stories definidas e estimadas, os programadores separam essas estórias em conjuntos, com valor de mercado, para entrarem em produção juntas.
Iteração: Depois de selecionado um conjunto de cartões para ser programado em um release, os programadores dividem esse conjunto em grupos menores. Em cada dia de iteração, há uma reunião, uma discussão sobre tudo que envolve o processo. Após a reunião, duplas são organizadas para o trabalho. Posteriormente, a dupla escolhe um computador, faz o download da última versão do projeto e executa todos os testes para ver se está funcionando. Depois, a dupla se organiza para definir qual será a forma de implementar o que foi descrito na história do cartão selecionado. Testes são realizados, o cliente é chamado para uma validação. Aprovados, o código da dupla integra o código de toda equipe, novos testes são realizados. Após cada iteração, o cliente avalia o trabalho e dá seu parecer sobre erros e acertos. E tudo se repete, até que o projeto satisfaça o cliente pro completo.
Bom Estudo!

Continue navegando