Buscar

prova biofisica

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1. Os canais protéicos encontrados nas membranas biológicas apresentam comportas que são p projeções da proteína carreadora que regulam a entrada e saída dos íons. No caso dos canais de sódio, a comporta localiza -se na face da membrana voltada para o meio extracelular, enquanto nos canais de potássio, a comporta está localizada na face da membrana voltada para o meio intracelular. No entanto, tanto os íons sódio quanto o potássio podem ser transportados por um único mecanismo, contra os seus gradientes de concentração e com gasto energético. Este mecanismo de transporte é denominado: 
R: Bomba de na+/k+. 
QUESTÃO 2. A escola em que Carla se matriculou exigiu que ela passasse por uma avaliação oftalmológica, como item de matrícula, objetivando evitar problemas com o aprendizado, tendo em vista q que, em muitos casos, o mau aproveitamento escolar do aluno decorre de dificuldades visuais. No seu exame, Carla foi diagnosticada com um defeito visual causado por uma deformação do globo ocular que faz com que os raios luminosos que vão em direção aos olhos se encontram em um foco atrás da retina. Por isso, Carla tem dificuldade de enxergar objetos próximos e principalmente na leitura de textos. Pela descrição, podemos concluir que Carla foi diagnosticada com: 
R: Hipermetropia. 
QUESTÃO 3. O olho humano sente o espectro de cores usando uma combinação da informação vinda de células localizadas no olho, chamadas de cones e bastonetes. O s bastonetes são mais adaptados a situações de pouca luz, mas eles somente detectam a intensidade da luz. Já os cones, por outro lado: 
R: Funcionam melhor com intensidades maiores de luz e são capazes de discernir as cores. 
QUESTÃO 4. Na labirintite, as áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão, não detectam esse movimento, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio. Seus principais sintomas s ão distúrbios de equilíbrio como a tontura, que impede a pessoa de se locomover e até mesmo de se levantar. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada. 
R: Canais semicirculares. 
QUESTÃO 5. A cóclea é um tubo ósseo enrolado em espiral dividido longitudinalmente em três compartimentos cheios de líquido, por meio de membranas. O compartimento central é onde se encontra o Órgão de Corti com as células ciliadas. A cóclea é um órgão sensitivo responsável por: 
R: Audição.
QUESTÃO 6. A concentração total de solutos em uma hemácia é 2%. A sacarose não pode passar pela membrana, mas água e uréia podem. Esta célula teria o menor volume quando colocada em uma solução: 
R: Hipertônica de sacarose. 
QUESTÃO 7. O olho humano é uma estrutura fotossensível de alta complexidade capaz de detectar com enorme precisão a forma, a cor e a intensidade de luz refletida dos mais diversos objetos. A porção fotossensitiva do globo ocular é formada pela retina, que recebe a energia luminosa e a transformam na energia elétrica. Essa energia elétrica refere-se ao: 
R: Potencial de ação. 
QUESTÃO 8. Qual dos sistemas orgânicos citados abaixo NÃO funciona com o objetivo de manutenção da homeostase? 
R: Sistema reprodutor. 
QUESTÃO 9. Um mecanismo primário para regular a temperatura corporal é variar a quantidade de fluxo sanguíneo para a pele por meio da vasodilatação/vasoconstrição cutânea. Isso ocorre porque o calor do sangue é transferido para o tecido cutâneo e depois para o ambiente. Em situações de (1°) calor inte nso e (2°) frio intenso, acontece RESPECTIVAMENTE: 
R: Vasodilatação e Vasoconstrição. 
QUESTÃO 10. Qual composto celular é formado por filamentos protéicos e é responsável pela sustentação estrutural da célula; movimentação e contração celular? 
R: Citoesqueleto
QUESTÃO 1. A homeostase engloba mecanismos reguladores, que trabalham para manter as condições do meio interno do organismo humano constantes. São mecanismos regulatórios, EXCETO: 
R: Pressão atmosférica. 
QUESTÃO 2. Qual o mecanismo de transferência de calor com o ambiente, em que a energia térmica é transferida por meio de gás ou líquido em movimento: 
R: Convecção. 
QUESTÃO 3. Qual estrutura celular é responsável por manter os limites da célula e sua integridade estrutural? R: Membrana Plasmática. 
QUESTÃO 4. A divisão celular ocorre em duas fases, a mitose e a citosinese. A mitose refere-se a divisão dos componentes do núcleo celular e divide -se em 5 fases. Em qual delas os cromossomos se movem em direção aos polos da célula? 
R: Anáfase. 
QUESTÃO 5. Qual estrutura do nosso globo ocular forma a parte branca que observamos na região exterior dos olhos? 
R: Esclera. 
QUESTÃO 6. A intensidade do som é definida por qual característica da onda sonora? 
R: Amplitude. 
QUESTÃO 7. Para o pleno funcionamento do sistema respiratório, faz-se necessário um “arranjo” de pressões. Qual das pressões do sistema respiratório é a resultante da diferença das pressões intrapleural e intra-alveolar?
R: Transpulmonar. 
QUESTÃO 8. 8. A complacência pulmonar depende da elasticidade dos pulmões e da tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos. Sendo assim, quando dizemos que a complacência pulmonar está AUMENTADA: 
R: Necessitamos de uma menor força de contração muscular durante a inspiração. 
QUESTÃO 9. 9. Qual fenômeno é capaz de destinguir soluções de colóides? 
R: Efeito Tyndall. 
QUESTÃO 10. 10. Quais as substâncias que em soluções aquosas produzem um íon negativo e um íon positivo? Também caracterizadas por serem um dos produtos da reação de ácidos e bases. 
R: Sais.
1. As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de demonstrar o processo de osmose, alunos colocaram algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações. O que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo, está descrito a seguir: Tubo I: enrugadas. Tubo II: normais. Tubo III: rompidas. A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio. 
R- Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipotônica. 
 2. A água é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia em função de dois processos: a sudorese e a diurese. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle. 
R - Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina. 
3. O impulso nervoso ocorre sempre dos ..... para os ........... para a liberação de neurotransmissores. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas acima. 
R - dendritos — axônios 
4. A audição é um sentido ligado à percepção dos sons. Sobre esse sentido e o órgão responsável por ele, marque a alternativa INCORRETA. 
R - O nervo auditivo está localizado na orelha média. 
5. As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem em qual estrutura?
R - Alvéolos. 
6. A troca gasosa de oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz: 
R- Por diferença de tensão dessesgases entre o alvéolo e o capilar. 
7. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base bastante utilizado no controle do pH da água. Q uando adicionado ao vinagre (ácido acético), sua coloração muda para amarelo; e quando em contato com a solução de soda cáustica (hidróxido de sódio), permanece azul. Se você usar um canudo para assoprar dentro de uma solução aquosa de azul de bromotimol, a coloração mudará de azul para amarelo. A partir dessas observações, pode-se concluir que: 
R - No “ar” expirado há um gás que, ao reagir com a água, produz íons H+ . 
8. Considere os sistemas a seguir: I. Creme de leite II. Maionese III. Óleo de soja IV. Gasolina V. Isopor Desses, são classificados como sistemas coloidais: 
R - Apenas I, II e V. 
9. Na íris, é possível perceber uma pequena abertura que controla a quantidade de luz que entra no olho. Essa abertura, que muda de tamanho de acordo com a luminosidade do ambiente, é chamada de: 
R - Pupila. 
10. Os olhos são estruturas responsáveis por captar os estímulos luminosos. Os receptores responsáveis por captar esses estímulos são chamados de: 
R - Fotorreceptores.

Continue navegando