Buscar

DIREITO RESUMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESPECIES DE PRINCIPIOS TRIBUTARIO
PRINCIPIO DA LEGALIDADE: SIGNIFICA QUE NINGUEM É OBRIGADO A RECOLHER TRIBUTO SEM QUE ANTERIORMENTE HAJA LEI QUE TRAGA SUA DEFINIÇÃO. POR OUTRO LADO TAL PRINCÍPIO GUARDA DETERMINAÇÃO DE QUE É VEDADO AS PESSOAS POLÍTICAS DE CRIAR TRIBUTOS SEM LEI ANTERIOR QUE OS ESTABELEÇA. SIGNIFICA QUE A CRIAÇÃO E AUMENTO DE UM TRIBUTO SEMPRE DEPENDE DE LEI.
*O IMPOSTO SÓ PODERÁ SER EXIGIDO NO ANO SEGUINTE AO DA CONVERSÃO DA MP EM LEI.
*ANTERIORIEDADE NONAGESIMAL: DETERMINA QUE OS ENTES COBREM TRIBUTO SOMENTE DEPOIS DE DECORRIDOS 90 DIAS DA PUBLICAÇÃO DA LEI QUE O INSTITUI OU AUMENTOU. 
PRINCIPIO DA ANTERIORIEDADE: ELE CRIA UM INTERVALO MINIMO ENTRE A PUBLICAÇÃO DA LEI, A QUAL CRIA E AUMENTA UM TRIBUTO E A EXIGENCIA DESTE. UM TRIBUTO CRIADO OU MAJORADO EM UM ANO SO PODERÁ SER COBRADO NO ANO SEGUINTE PARA QUE SE RESPEITE O INTERVALO MINIMO DE 90 DIAS. IMPORTA DESTACAR QUE VALERÁ A ANTERIORIDADE MAIS BENEFICA AO CONTRIBUINTE. 
PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE: PROÍBE QUE OS ENTES COBREM TRIBUTOS EM RELAÇAO A FATOS GERADORES OCORRIDOS ANTES DO INICIO DA VIGENCIA DA LEI QUE OS HOUVER INSTIUIDO OU AUMENTADO.
EXEÇÕES: QUANDO FOR MAIS BENEFICA EM MATERIA DE INFRAÇÃO.
*QUANDO FOR INTERPRETATIVA.
PRINCIPIO DA ISONOMIA TRIBUTÁRIA
Proibido instituir tratamento desigual entre contribuintes que estejam em situação equivalente
*Proibir liberdades e privilégios
PRINCIPIO DA CAPACIDADE PRODUTIVA 
Sempre que possível os impostos terão caráter pessoal e serao graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
PRINCIPIO DA TRIPICIDADE TRIBUTÁRIA
Traz a ideia de que devera o legislador ao formular a lei definir de modo taxativo todas as situações tributáveis
ESPECIES DE TRIBUTO: 
TRIBUTO CONCEITO: TODA PRESTAÇÃO PECUNIARIA COMPULSORIA, EM MOEDA OU CUJO VALOR NELA POSSA EXPRIMIR, QUE NÃO CONSTITUA SANÇÃO DE ATO ILICITO, INSTITUIDA EM LEI E COBRADA MEDIANTE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA PLENAMENTE VINCULADA. 
✓ TRIBUTO : Fruto da lei, Obrigação
✓ MULTA : Fruto do descumprimento da lei, Responsabilidade
IMPOSTO: O IMPOSTO É O TRIBUTO CUJA OBRIGAÇÃO TEM POR FATO GERADOR UMA SITUAÇÃO INDEPENDENTE DE QUALQUER TIVIDADE ESTATAL ESPECIFICA, RELATIVA AO CONTRIBUINTE. 
TAXA: TRIBUTO QUE TEM COMO FATO GERADOR O EXERCICO DO PODER DE POLICIA, OU AUTILIZAÇÃO, EFETIVA E POTENCIAL DE SERVIÇO PUBLICA ESPECIFICO E DIVISIVEL, PRESTADO AO CONTRIBUINTE OU POSTO A SUA DISPOSIÇÃO. 
EXEMPLO: TAXA DE AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS, TAXA DE ESGOTO...
OBS: A TAXA COMO UM TRIBUTO, SEMPRE PRESUPÕE A EXISTENCIA DE UMA ATIVIDADE PÚBLICA, OU SEJA, QUE TENHA INICIATIVA DO PODER PUBLICO.
*poder de policia: quando o cidadão exerce determinada atividade a qual mereça fiscalização do poder publico. Normalmente cobradas por agencias reguladoras.
✓ A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital das empresas.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA: TRIBUTO COBRADO PELA UNIÃO, ESTADOS E MUNICIPIOS, NO AMBITO DE SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES, PARA FAER FACE AO CUSTO DE OBRAS PUBLICAS QUE DECORRA DA VALORIZAÇÃO IMOBILIARIA, TENDO COMO LIMITE TOTAL A DESPESA REALIZADA, E COMO LIMITE INDIVIDUAL O ACRESCIMO DO VALOR QUE DA OBRA RESULTAR CADA IMOVEL BENEFICIADO. ESSE TRIBUTO É DEVIDO QUANDO HOUVER UMA OBRA PUBLICA COM POSTERIOR VALORIZAÇAO DOS IMOVEIS AO REDOR DO EMPREENDIMENTO. 
*A cobrança deve ocorrer quando a obra já estiver concluída (regra)
✓excpcionalmente: obras construidas por partes 
✓ nunca poderá cobrar esse tributo em razão de obra privada
LIMITE P/A COBRANÇA
*LIMITE INDIVIDUAL -Nao e licita cobrança superior a valorização individual
*LIMITE GLOBAL OU TOTAL- o conjunto de todas as contribuições individuais não podem ser maior do que o custi total da obra 
*SUJEITO PASSIVO- e o sujeito do dono imovel que esteja na zona de influencia ou benefício

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando