Buscar

Portfolio ciclo 4 Anatomia humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Portfolio 3 Anatomia humana 
1). Quais são as partes do sistema nervoso central e periférico?
As partes do sistema nervoso central é o encéfalo, composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico e também pela a medula espinhal. Enquanto o sistema nervoso periférico é a parte que está fora do neuroeixo, composto pelos nervos, gânglios espinhais e terminações nervosas.
2) citar a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso?
O sistema nervoso pode ser classificado anatomicamente em: Sistema Nervoso Central que é formado pela medula espinha e pelo encéfalo que é composto pelo cérebro, cerebelo e o tronco encefálico, que constitui o bulbo, a ponte e o mesencéfalo. E o Sistema Nervoso Periférico, composto pelos nervos, gânglios espinhais e terminações nervosas. 
Funcionalmente pode ser classificado em: Somático, que possui fibras eferente ou aferente. Classifica- se também como visceral, também possui fibras aferentes ou eferentes sendo que os componentes eferentes do sistema nervoso visceral constituem o sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático. 
3) O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em duas partes sendo o sistema nervosos somático e sistema nervoso visceral. Diante dessa afirmação, qual é a importância destas duas partes para o nosso corpo?
O sistema nervoso somático tem a importante função de controlar os movimentos voluntários, por meio de suas fibras eferentes, e, também, as sensibilidades da pele e estruturas articulares do corpo, por meio das fibras aferentes; assim, pode-se dizer que ele adapta o indivíduo ao meio externo.
O sistema nervoso visceral cuida do meio interno, ou seja, das vísceras. As fibras aferentes, são as que transmite, mas sensações viscerais (dor, fome e plenitude gástrica) e as fibras eferentes levamos impulsos motores até o músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas.
4). Descreva os nervos espinhais. Qual a função das suas raízes (anterior e posterior)? 
 Os nervos espinhais são aqueles que através de duas raízes fazem conexão com a medula espinhal. São 31 pares de nervos espinhais, sendo oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e um coccígeo. Sendo que, plexo braquial que inerva os músculos, a pele e as estruturas articulares dos membros superiores são formados pelos nervos do quinto ao oitavo nervos cervicais e o primeiro torácico. Enquanto os nervos espinhais do lombar ao primeiro coccígeo, formam plexo lombossacral que inerva os músculos, a pele e as articulações dos membros inferiores. A raiz anterior constituída pelas fibras eferentes ou motoras, tendo origem na coluna anterior da medula espinhal, dirigindo- se até os músculos estriados esqueléticos, tem a função de produzirem suas contrações. Enquanto a raiz posterior é formada pelas fibras aferentes ou sensitivas, que se iniciam em um receptor, e são responsáveis por conduzirem as informações sensitivas (dor, tato, pressão, temperatura e vibração) até a coluna posterior da medula espinhal.
5). Quais são as meninges que envolvem o sistema nervoso central e quais são suas funções? 
 As meninges que envolvem o sistema nervoso são: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Sendo que, a dura-máter é a mais externa, é espessa e resistente. Responsável por envolver a medula, ela forma o saco dural que reveste a cauda equina e o filamento terminal e continua- se superiormente com a dura-máter craniana que possui algumas diferenças, como a presença de dois folhetos. Já a aracnoide localizada entre a dura-máter e a pia-máter é mais delgada que a dura-máter. Enquanto a pia-máter é a mais delgada e a mais interna de todas, estando aderente ao tecido nervoso e tal forma que fica quase impossível separá-la dele. A pia-máter forma o filamento terminal, no término da medula espinhal, no cone medular. As funções das meninges são as de cobrir e proteger o Sistema Nervoso Central, confinar e proteger os vasos sanguíneos que abastecem o Sistema Nervoso Central e conter o liquido cerebrospinal que ajuda na proteção e nutrição do tecido neural.
 
 6). Cite as funções do cerebelo. 
 O cerebelo tem funções de suavizar e coordenar os movimentos do corpo que são dirigidos por outras regiões do encéfalo, ajuda a manter a postura e o equilíbrio, e ainda refina os movimentos aprendidos para correção dos erros, tornando os movimentos automáticos, exerce função sobre a linguagem, na resolução de problemas e no planejamento de tarefas. 
7). Dê as funções do hipotálamo.
 O hipotálamo é uma das áreas mais importantes do sistema nervoso central, pois relacionar- se com o controle hormonal e visceral, buscando a manutenção da homeostasia (equilíbrio das funções orgânicas). O hipotálamo desempenha diversas funções, entre elas a regulação da temperatura corporal, controle de ingestão de alimentos e água e a eliminação de água pela urina (diurese), comportamento sexual e emocional e outras. E ainda pertence a hipófise, estrutura nervosa que controla a secreção de todos os hormônios.
 8). Quais são os lobos que foram o cerebelo? Qual é a função dos giros pré-central e pós-central? 
 Os lobos que formam o cerebelo são três, lobo anterior, lobo posterior e o lobo flóculonodular. O giro pré-central contem córtex motor primário, que de sempre tenha funções cognitivas de ordem superior, como o raciocínio, o planejamento, a tomada de decisão e a memória de trabalho, e outras funções executivas. Enquanto o giro pós- central contém o córtex somestésico primário que processa estímulos sensitivos, permitindo a percepção consciente da sensibilidade somática geral, a percepção espacial dos objetos, sons e partes do corpo e a compreensão. 
 9). Descreva a função dos seguintes pares de nervos cranianos: nervo facial, nervo vago, nervo vestíbulo coclear, nervo acessório e nervo trigêmeo. 
 O nervo facial desempenha funções sensitiva visceral especial dos calículos gustatórios nos dois terços anteriores da língua, sensitivo somático geral de uma pequena parte da pele da orelha, função motora somática, através de cinco grandes ramos na face para inervar os músculos faciais e ainda o ventre posterior do dia gástrico e funções motora visceral inervando as glândulas lacrimais, glândulas nasais e palatinas e glândulas salivares submandibulares e sublinguais. O nervo vago desempenha funções sensitivas visceral geral das vísceras torácicas e abdominais, mucosa da laringe e faringe, seios carotico e corpo carotico e aórtico, sensitivo visceral especial dos calículos gustatórios na epiglote, sensitivo somático geral de uma peque na área de pele na orelha externa, funções motora somática inervando os músculos esqueléticos da faringe e da laringe envolvidos na de glutição e na vocalização e função motora visceral inervando o coração, os pulmões e as vísceras abdominais até o colo transverso, regula a frequência cardíaca, a respiração e a ativação do sistema digestório. O nervo vestíbulo coclear, tem funções sensitivas, o ramo vestibular sensitivo somático especial.
10). Descreva a importância do sistema nervoso simpático e parassimpático para o corpo humano.
O Sistema nervoso simpático, tem seus neurônios pré-ganglionares na medula torácica e lomba, pois a divisão do simpático e do parassimpático se dividem em relação ao sistema nervoso autônomo, sendo cruciais para a movimentação do corpo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando