Buscar

Biografias de René Descartes Michel de Montagne e Claude Levi Strauss

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

René Descartes
Nascido em La Haye Província de Touraine na França, atualmente é chamada de Descartes devido ao filho ilustre, no dia 31 de março de 1596.O filósofo e matemático lançou as luzes sobre o pensamento moderno e se preocupa em ver a filosofia através da ordem e a clareza.
René Descartes perdeu a mãe quando tinha apenas 01 ano de idade e com oito anos já estava estudando no Royal Henry-Le-Grand, em La Flèche, um colégio jesuíta.
Neste primeiro contato com aulas de filosofia e teologia, por exemplo, via certa obscuridade sobre o pensamento, ainda preso a tradição escolástica. Mas tarde viria a romper com a filosofia aristotélica que era muito presente à época.
Por muito tempo foi considerado um filósofo deficiente pelos escolásticos jesuítas. No ano de 1916 formou-se em direito na Universidade de Poitiers.
Descartes se alistou para servir no exército do Príncipe Maurício de Nassau na Holanda e ali pode ampliar seus conhecimentos ao se aproximar das novas descobertas matemáticas.
Os métodos científicos modernos encontraram na geometria analítica de Descartes suas bases. Em 1637 lança sua obra mais famosa e considerada mais completa sobre suão razão filosófica “O Discurso Sobre o Método”.
O filósofo e matemático desenvolve o racionalismo científico sobre o prisma de uma visão inovadora da natureza isolava o pensamento que se prendia aos fenômenos naturais como resultados da moral e religião. Descartes manteve uma amizade e troca de correspondências por cerca de sete anos com a princesa Isabel da Boêmia.
As obras de René Descartes foram “Regras Para Orientação do Espírito – 1628”, “O Discurso Sobre o Método – 1637”, “Geometria – 1637”, “Meditações Sobre a Filosofia Primeira – 1641” e “Princípios da Filosofia – 1644”.
No período que serviu na Holanda se aproximou de Isaac Beeckman e lhe serviu muito de inspiração, inclusive, no desenvolvimento de um resumido tratado sobre música – Compendium Musicae.
Descartes esteve ainda na Dinamarca, Polônia e Paris. O filósofo morreu de pneumonia em 11 de fevereiro de 1650 em Estocolmo.
Michel de Montaigne
Michel Eyquem nasceu em dia não sabido no Castelo de Montaigne, de propriedade de seu pai, na Dordonha (França). Adotou o nome da propriedade ao herdá-la em 1568. Sua mãe descendia de judeus portugueses. Michel de Montaigne foi educado em latim e sempre dedicou interesse às letras, passando, porém, progressivamente, da poesia à história. Também se interessava pelos relatos de viagem e teve oportunidade de encontrar um índio sul-americano conduzido à Europa, que lhe inspiraria o magnífico capítulo 31 do Livro 1 dos seus "Ensaios": "Dos Canibais", onde demonstra com grande eficácia sua crítica dos preconceitos e do etnocentrismo (em plena época da guerra das religiões).
Conselheiro do Parlamento de Bordeaux de 1557 a 1570, Montaigne aí conheceu o poeta e pensador Étienne de La Boétie. Tornou-se seu amigo até a morte precoce de La Boétie, em 1563, aos 33 anos.
Em 1574, após a Noite de São Bartolomeu - massacre de protestantes por católicos em Paris - Montaigne fez no Parlamento de Bordeaux um discurso notável em prol da tolerância religiosa, e conclamando todos a evitar a violência e estabelecer a ordem pela força da palavra e das ideias.
Aos 32 anos, em 1565, ele havia se casado com Françoise de la Chassaigne, onze anos mais jovem que ele. Teve com ela seis filhos, dos quais apenas uma menina, Leonor sobreviveu.
Condecorado em 1571 pelo rei Henrique 3o com a ordem de Saint-Michel e nomeado Cavalheiro ordinário da Câmara do rei, também foi honrado por Henrique 4o em 1577 com o título de Cavaleiro de sua Câmara. Elegeu-se prefeito de Bordeaux e exerceu o cargo entre 1580 e 1581.
Ao fim de sua vida, preferiu tornar-se um simples observador da vida pública. Tendo começado a escrever em 1572, publicou os dois primeiros volumes de "Ensaios" em 1580, mas a eles acrescentou um terceiro volume e diversas modificações em 1588 e neles trabalhando ainda em 1592, seu último ano de vida.
Montaigne fez de si mesmo seu grande objeto de estudo, mas, estudando a si mesmo, estudava na verdade o ser humano. Segundo um estudioso, "Montaigne se descobriu escrevendo os 'Ensaios' e seu livro o fez ao mesmo tempo em que ele fazia seu livro".
Claude Lévi Strauss
Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi um grande antropólogo, etnólogo e professor francês. Formado em direito e filosofia na França e produtor de uma vasta obra, Lévi-Strauss foi o criador da antropologia estrutural e um dos maiores pensadores do século XX.
Após completar seus primeiros estudos de graduação, foi convidado, em 1935, a lecionar na recém-criada Universidade de São Paulo através de uma missão universitária francesa. A estadia, que foi até 1939, não poderia ter sido mais produtiva: muito mais do que colaborar para o estabelecimento da maior universidade brasileira, durante esse período, Lévi-Strauss fez diversas expedições pelo interior brasileiro, onde estudou comunidades indígenas e teve a sua grande vocação para a etnologia desperta. É o registro dessas viagens que está presente em Tristes Trópicos (1955), livro que mescla elementos antropológicos de estudos acadêmicos com a descrição pessoal e narrativa literária.
Contrário à ideia de superioridade e privilégio da civilização ocidental, acreditava e enfatizava que a mente selvagem e tribal é igual à mente civilizada. Seus estudos sobre as comunidades não-civilizadas, baseados no campo da linguagem e da linguística, possibilitaram novas perspectivas também para a psicologia, ajudando a entender como a mente humana trabalha.
O antropólogo rejeita a ideia de privilégio do ser humano no mundo, e acredita que nós devamos mudar nosso comportamento em prol de um mundo melhor, conforme sua célebre frase dita em 2005, quando recebeu o 17º Prêmio Internacional Catalunha: " Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando