Buscar

Componentes de um computador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Instituto de Emprego e Formação Profissional de Setúbal
Trabalho realizado por:
Lara Canhão;
Curso Técnico/a Especialista em Redes e Sistemas Informáticos
Componentes de um computador
Arquitetura de Hardware
Hardware
Hardware é a toda a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrónicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, componentes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.
Motherboard
A Motherboard (também chamada de Placa-mãe) é um dos componentes mais importantes do computador, pois é este que conecta e faz a comunicação entre os componentes internos (Processador, disco, memória, placa gráfica, etc.) e também os externos (monitor, rato, teclado, impressora) do PC.
Exemplos:
Problemas Frequêntes 
e cuidados a ter
Sintomas que podem indicar problemas na Motherboard:
 Computador desliga-se de forma aleatória;
Computador reinicia de forma aleatória;
Sistema operativo reporta erros aleatórios;
Componentes ou periféricos não são reconhecidos corretamente;
Computador não liga ou liga e desliga-se logo de seguida;
Sendo um dos componentes com mais atividade eletrónica, o seus problemas mais comuns devem-se ao sobreaquecimento.
Para evitar estes tipos de problemas deve ser mantido um sistema de arrefecimento permanente. 
Slots de Expanção
Slot é uma palavra inglesa que significa “ranhura”, “fenda”, “conector”. Na informática, assume um componente cuja sua principal função é conectar os periféricos ao computador e suas velocidades são correspondentes dos seus respetivos barramentos. 
Na Motherboard são encontrados vários Slots para o encaixe de placas (ex.: vídeo, som, rede, etc.).
Conectores da Motherboard
A Motherboard do computador possui diversos conectores de entrada/saída, como exeplo:
Processador (CPU)
O processador, também chamado de CPU (Central Processing Unit), é considerado o cérebro do computador. A sua principal função é processar os dados introduzidos e devolver informação ao utilizador. 
Conexão do CPU
Num computador, o CPU é conectado a um socket que contém um ou mais componentes mecânicos fornecendo conexões mecânicas e elétricas entre um microprocessador e uma placa de circuito impresso (PCB). Isso permite colocar e substituir a unidade de processamento central (CPU) sem soldar.
Exemplos:
Problemas do CPU
O processador realiza milhões de cálculos por segundo. A atividade interna nele só é possível graças à energia elétrica que transita de um lado para o outro. Acontece que essa grande carga de trabalho gera calor, visto que os materiais oferecem resistência à passagem de corrente. Resultado? Os processadores aquecem muito quando estão efetuando tarefas.
Cooler do CPU
Para evitar a queima ou possíveis danos ao componente, é preciso resfriá-lo, é onde entra o cooler para CPU.
Uma solução de arrefecimento é necessária para manter a temperatura do processador em um nível aceitável, garantindo o bom desempenho durante o processamento de dados.
Outros coolers
Cooler da Fonte de Alimentação
Cooler Placa Gráfica
Cooler Disco Rigido
Memória RAM
A RAM é uma memória volátil pois, ao contrário do disco rígido, não armazena dados, sendo que quando desligamos o computador, a informação presente na mesma é apagada.
A memória RAM (Random Access Memory) é a memória disponível para o funcionamento dos programas e manuseamento de ficheiros por parte do processador.
Problemas Frequentes 
2 – Danos físicos
A memória é um componente eletrónico, logo sensível a picos de energia ou choques estáticos que podem provocar a queima dos circuitos. Tipicamente um problema físico na memória RAM leva a reinícios aleatórios do Computador
1 – Sobrecarga
Ou seja, o computador está com demasiadas tarefas em execução (programas e ficheiros abertos) que consomem os recursos da RAM, fazendo com que o sistema fique lento e com bloqueios. Quando verifica estes sintomas, devemos fechar os programas mais pesados, como jogos ou editores de imagem, evitando ter muitas tarefas abertas em simultâneo
Exemplos:
Fonte de alimentação
A fonte de alimentação é, também um componente essencial para o funcionamento do computador já que a mesma converte a corrente da rede elétrica em corrente estabilizada, adequada ao funcionamento de cada um dos restantes componentes do PC.
Localização
Nos computadores de secretaria, normalmente a mesma está situada num dos cantos da caixa do equipamento. 
A mesma deverá ser visível na parte de trás do equipamento, pois possui uma ventoinha responsável pelo seu arrefecimento. É nela que ligamos o cabo de corrente elétrica.
Exemplos:
Problemas Frequêntes 
e cuidados a ter
A fonte de alimentação é um dos componentes mais propício a avarias pois está diretamente ligado à corrente elétrica. Por este motivo, torna-se no primeiro componente a danificar-se em situações de picos de tensão, sendo que por vezes é também a causa de avaria de outros componentes de Hardware.
Os principais sintomas :
•Ventilador parado, o que leva a um sobreaquecimento de todo o sistema;
•Cheiro a queimado ao desligar o equipamento;
•O equipamento não liga;
•O equipamento tem comportamentos aleatórios devido a falhas no fornecimento de energia;
•Nos equipamentos portáteis é possível que a bateria não seja carregada da melhor forma, devido a uma falha neste componente;
•Também nos equipamentos portáteis, os cabos e pontas danificados (dos carregadores), levam a problemas de alimentação.
Disco Rígido
A principal função do Disco rígido é o armazenamento de todas as informações que guardamos no computador. 
É neste que são guardados todos os documentos, imagens, programas, etc. enquanto não estão a ser utilizados pela memória RAM. Toda a informação depositada no computador, encontra-se no disco rígido estando o computador ligado ou desligado. 
Problemas Frequêntes 
e cuidados a ter
Sendo um componente mecânico, que gira a elevada velocidade, o disco necessita de importantes cuidados.
De facto, trata-se de um mecanismo muito sensível a falhas eletrónicas, quebras de energia repentinas, choques físicos, sujidade, sobreaquecimento, desgaste, corrosão e defeitos de fabrico.
Cuidados a ter:
•Proteger o disco de possíveis impactos:
•Ter cuidado com variações de energia:
•Deixar o disco respirar
•Cópias de segurança
Placa Gráfica
 Placa Gráfica (também nomeada de placa de vídeo) é o componente do computador responsável por construir a imagem que vemos no ecrã, tornando-se, por este motivo, uma peça fundamental para o desempenho do computador em processamento de Imagem/vídeo, aplicações gráficas, jogos, etc.
Sintomas e causas de problemas 
na Placa Gráfica
Causas:
•Sobreaquecimento devido a sujidade interna dos equipamentos;
•Mau funcionamento da ventoinha do dissipador de calor, provocando sobreaquecimento;
•Overclocking excessivos (alteração dos parâmetros originais do processador e memória da placa) de forma a obter maior performance.
Os principais sintomas :
•Riscos na imagem
•Cores alteradas
•Bloqueios na imagem
•Ausência total de imagem
Exemplos:
Placa de Rede
A placa de rede é o componente que constitui a interface entre o computador e o cabo de rede. As suas principais funções são preparar, enviar e controlar os dados na rede. 
A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs), o LED verde, que corresponde à alimentação da placa e o LED laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s), que indica uma atividade da rede (envio ou receção de dados). 
Conectores Placa de Rede
 Cada tipo de placa é criado para se adaptar a um certo tipo de cabo. Algumas placas compreendem vários conectores de interfaces. Os conectores mais usados são os RJ-45.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando