Buscar

Apol - Pratica Profissional Politicas Publicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte citação:
“[...] serviços públicos, isto é, aqueles que o Estado, através da administração, presta diretamente à comunidade, por lhes reconhecer essenciais à satisfação de necessidades, também essenciais, tanto da sociedade como do Estado. Estes são os serviços considerados privativos do Poder Público, para os quais se encontra vedada a forma delegada de execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FANUCK, Lia Celi. O Estado, os serviços públicos e a administração de pessoal. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 440-448, out./dez., 1986.
Tendo por referência os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre os serviços públicos de interesse geral e os fatores que os determinam como tal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os serviços públicos de interesse geral englobam os serviços básicos que são necessários ao bom funcionamento de uma sociedade.
II. Considera-se de interesse geral os serviços públicos que satisfazem as necessidades básicas de uma minoria ou atendem aos interesses de um grupo especifico.
III. Os serviços públicos de interesse geral são utilizados praticamente por todos os cidadãos e representam para eles uma necessidade básica.
IV. Os serviços públicos de interesse geral atendem às necessidades básicas nos campos social, econômico e cultural.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, III e IV
Você acertou!
A alternativa certa é a (e), pois as afirmativas I, III e IV apresentam os fatores que determinam o serviço público de interesse geral (livro-base, p. 219). A afirmativa II está incorreta, porque “podemos considerar de interesse geral todo serviço público que satisfaz às necessidades básicas do campo social, econômico e cultural da maioria [e não da minoria] dos cidadãos” (livro-base, p. 219).
 
Questão 2/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Atente para a seguinte citação:
“[...] a escolha dos indicadores e alvos das metas deve ser orientada pelo contexto do território e baseada no diagnóstico e análise técnica das condições econômicas e sociais. Esses aspectos são tão importantes quanto os processos participativos dos diferentes atores sociais, permitindo discussões amplas sobre as prioridades e metas do país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha (Orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre os diferentes tipos de indicadores utilizados no processo de formulação e gestão de políticas públicas, analise as afirmativas abaixo:
I. Os índices constituem uma categoria especial de indicadores, chamados indicadores compostos.
II. Os índices são resultantes da comparação de duas grandezas independentes, combinando diferentes indicadores em um mesmo número.
III. Os indicadores de impacto são suficientes para fornecer as informações mais adequadas sobre uma realidade analisada.
IV. Os índices são particularmente úteis para estudos que incorporam tempo e espaço nas comparações.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV
Você acertou!
A alternativa (a) está correta, pois as afirmativas I, II e IV apresentam elementos que definem ‘os indicadores’ (livro-base, p. 204-205). A afirmativa III está incorreta, pois “Podemos encontrar casos em que um indicador isoladamente não seja suficiente para fornecer as informações mais adequadas sobre uma realidade analisada” (livro-base, p. 205).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	II, III e IV
Questão 3/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte citação:
“O maior desafio na implementação de instrumentos de monitoramento é a sua adequação às metas que se deseja alcançar. Todo monitoramento deve ser cuidadoso quanto aos modelos de registros à frequência com que são realizados e à transparência com que são divulgados. Tudo isso visando auxiliar na priorização dos objetivos a serem alcançados, para garantir a eficácia e a eficiência do projeto a ser executado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha (Orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.
Considerando os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre os processos de monitoramento e avaliação de uma política pública, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  (  ) O monitoramento e a avaliação são conceitos interligados, mas apresentam distinções quanto a seus objetivos e as suas funções.
II.  (  ) Monitorar é uma tarefa complexa e não se resume a uma mera comparação entre metas obtidas e metas previstas.
III. (  ) Avaliar significa acompanhar de forma sistemática e é, geralmente, uma tarefa muito simples.
IV. (  ) Os indicadores de impacto são os melhores instrumentos para avaliar as políticas públicas.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
Você acertou!
A alternativa correta é a (d), uma vez que as afirmativas I e IV são verdadeiras (livro-base, p. 203). As afirmativas II e III, por seu turno, são falsas porque estão invertidas, ou seja, ‘monitorar’ significa acompanhar de forma sistemática e é, geralmente, uma tarefa muito simples, enquanto que o processo de ‘avaliar’ é uma tarefa complexa e “não é uma mera comparação entre metas obtidas e metas previstas” (livro-base, p. 203).
	
	E
	F – V – V – V
Questão 4/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte citação:
“A construção do Estado implica dotá-lo de ‘estaticidade’, implica torná-lo mais forte ou capaz, implica dotar o Estado de autoridade efetiva sobre toda a sociedade em nome do qual foi criado, implica o estabelecimento do império da lei em todo o território nacional. Para isso, o Estado enquanto sistema constitucional-legal precisa ganhar legitimidade, apoio da sociedade civil, e, enquanto administração pública, precisa ganhar efetividade na execução da lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Estado. Lua Nova: Revista de cultura e política, São Paulo, v. 81, p. 117-146, 2010.
De acordo com os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre os entes envolvidos na formação e na qualidade das políticas públicas, relacione corretamente os itens a seguir com as respectivas explicações:
Governo
Administração pública
Burocracia
Interesse público
(   ) Deve guiar todos os atos da administração pública, os quais, por sua vez, devem sempre objetivar o bem comum à coletividade administrada.
(   ) É a expressão política de comando, de fixação de objetivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica.
(   ) Garante que os atos e as ações no âmbito da administração pública atendam aos princípios constitucionais e legais.
(   ) Executa as tarefas que os órgãos governamentais do Estado lhe confiam.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2
Você acertou!
A alternativa certa é a (b), uma vez que a sequência correta é: 4 – 1 – 3 – 2. Assim, verifica-se que o “Governo é a expressão política de comando, de fixação de objetivos do Estado e da manutenção da ordem jurídica”
(livro base, p. 52). “À administração pública cabe a execução das tarefas que os órgãos governamentais do Estado lhe confiarem” (livro base, p. 52-53). A burocracia garante que os atos e as ações no nível da administração pública “atendam aos princípios constitucionais e legais” (livro-base, p. 53). Por fim, o interesse público visa “o bem comum à coletividade administrada” (livro-base, p. 53).
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1
Questão 5/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte passagem:
“[...] é possível perceber que a proposição de uma política pública geralmente parte de uma necessidade constatada. Isso não significa, no entanto, que esta necessidade seja universal ou uniforme. Pode constituir-se de modos distintos em diferentes contextos sociais e históricos, e isso precisa ser considerado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha (Orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.
Tendo em conta os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre os diferentes tipos de políticas públicas, relacione corretamente as seguintes denominações com suas respectivas finalidades:
Políticas estabilizadoras
Políticas reguladoras
Políticas alocativas
Políticas distributivas
Políticas compensatórias
(   ) É o tipo de política pública que tem por objetivo a transferência de renda.
(   ) A finalidade dessas políticas públicas é estabelecer o rol e a quantidade de serviços a serem disponibilizados à população.
(   ) O objetivo desse tipo de política pública é regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas.
(  ) Tais políticas públicas são destinadas aos segmentos mais pobres da população, excluídos ou marginalizados no processo de crescimento econômico e social.
(  ) A tarefa dessas políticas públicas é otimizar o nível de emprego, buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	3 – 2 – 5 – 1 – 2
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	4 – 3 – 2 – 5 – 1
Você acertou!
A alternativa certa é a (e), pois a sequência: 4 – 3 – 2 – 5 – 1 estabelece a relação entre o tipo de política pública e sua respectiva finalidade. Sendo assim, 1. Políticas estabilizadoras: Têm por objetivo otimizar o nível de emprego, buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico. 2. Políticas reguladoras: Têm por objetivo regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. 3. Políticas alocativas: Visam a estabelecer o rol e a quantidade de serviços a serem disponibilizados à população. 4.Políticas distributivas: Têm por objetivo a distribuição da renda. 5. Políticas compensatórias: São destinadas aos segmentos mais pobres da população, excluídos ou marginalizados no processo de crescimento econômico e social (livro-base, p. 97-98).
Questão 1/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte passagem:
“Na modernidade já não se concebe a efetivação de uma gestão democrática sem a participação concreta dos atores sociais. Logo, o estímulo pela participação coletiva está intrinsecamente relacionado ao compromisso político e social do princípio da governança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha (Orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas que tratam da “governança” sobre um problema social, assinale a alternativa que corretamente apresenta o conceito do termo em destaque:
Nota: 20.0
	
	A
	Governança é o documento que explicita as principais diretrizes, prioridades e ações durante o período da gestão.
	
	B
	Um componente relevante da Matriz de decisão, a governança diz respeito à existência de conhecimento, de recursos financeiros e de instrumentos políticos suficientes para enfrentar um problema.
Você acertou!
A alternativa correta é a (b), pois, para que um dado problema social possa ser objeto de interferência do governo é fundamental “a existência de suficiente governança sobre o problema, isto é, de conhecimentos, de recursos financeiros e de instrumentos de política para enfrentar o problema” (livro-base, p. 170).
	
	C
	A governança é o elemento integrador das políticas públicas de uma determinada esfera governamental.
	
	D
	A governança nada mais é do que o conjunto de interpretações que os atores participantes do processo de formulação têm do problema.
	
	E
	Parte significativa da Matriz de decisão, a governança trata dos motivos que concorrem para a existência do problema, valendo-se do processo de causa-efeito.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Atente para a seguinte passagem:
“O planejamento situacional aponta o fracasso do planejamento enquanto livro-plano, ou seja, enquanto documento normativo, enquanto um futuro que ‘deve ser’. Como a realidade muda constantemente, é preciso que o planejamento seja a mediação entre o conhecimento e a ação, sendo assim continuamente construído”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Creuza da S. Planejamento e gerência no enfoque estratégico-situacional de Carlos Matus, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v 8, n. 2, p. 129-133, abr./jun., 1992.
Considerando os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre o Planejamento Estratégico Situacional, analise as afirmativas a seguir no que diz respeito à Árvore de problemas:
I. A árvore de problemas é um instrumento que torna possível a delimitação mais adequada do problema e a identificação das principais causas da sua existência.
II. O sucesso ou fracasso de uma política pública depende da definição precisa do problema e da identificação de suas causas.
III. Podem ocorrer interpretações equivocadas da situação que é objeto de atenção, caso o problema não seja adequadamente formulado.
IV. Ainda que o problema esteja incorretamente delimitado, a política pública pode cumprir os objetivos estabelecidos e solucionar o problema que a motivou.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
A alternativa certa é a (a), uma vez que as afirmativas I, II e III corretamente dizem respeito à “árvore de problemas”. A afirmativa IV está incorreta, pois “se o problema estiver incorretamente delimitado, uma política pública pode até mesmo cumprir os objetivos estabelecidos, mas, ainda assim, não solucionar o problema que a motivou” (livro-base, p. 173).
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I e IV
	
	E
	II, III e IV
Questão 3/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Leia a seguinte passagem:
“A competência para a prestação dos serviços públicos, da espécie que aqui se examina, encontra-se distribuída pelas três esferas da administração pública, ou seja, federal, estadual e municipal. Para a realização destes encargos, para a execução desta função o Estado, através da administração pública, que é o instrumental de que se vale para pôr em prática as opções políticas do governo, utiliza-se dos agentes públicos, recursos humanos, selecionados dentre a coletividade, através de formas legalmente estabelecidas, que visam garantir aos usuários o cumprimento do dever do Estado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FANUCK, Lia Celi. O Estado, os serviços públicos e a administração de pessoal. Cadernos de
saúde pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 440-448, dez., 1986.
Considerando os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre o tema serviços públicos essenciais, analise as sentenças abaixo, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
I.  ( ) Um dos princípios considerados fundamentais aos serviços públicos essenciais é o Princípio da Universalidade.
II. ( ) O Princípio da Universalidade defende que os serviços públicos essenciais devem ser acessíveis a todos os cidadãos.
III.( ) Para que o Princípio da Universalidade ocorra, é preciso que os serviços públicos essenciais sejam oferecidos às pessoas que disponham de renda suficiente para arcar com as despesas tarifárias.
IV. ( ) No que tange ao Princípio da Universalidade é comum a prática de subsídios diretos ou cruzados por parte do Estado para viabilizar o acesso das pessoas de menor renda aos serviços públicos essenciais.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
A alternativa (c) está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras no que diz respeito aos serviços públicos essenciais. (livro-base, p. 222). A afirmativa III, no entanto, é falsa, pois “[...] é preciso existir normas governamentais para que os serviços possam ser estendidos às pessoas que não disponham de renda suficiente para arcar com o valor das tarifas” (livro-base, p. 222).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 4/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Considere a seguinte passagem:
“[...] o ator está inserido em uma realidade concreta onde existem outros atores, inclusive oponentes, que também planejam. Assim, no enfoque situacional, o planejamento é realizado por atores que têm interesses específicos, explicações diferentes da realidade, e cada perspectiva estará marcada, condicionada, limitada pela inserção particular de cada ator”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Creuza da S. Planejamento e gerência no enfoque estratégico-situacional de Carlos Matus, Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 8 n. 2 p. 129-133, abr./jun., 1992.
Conforme os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre o Planejamento Estratégico Situacional, leia atentamente as sentenças a seguir e, no que se refere à “análise de interesses”, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  (  ) A análise de interesses é um instrumento utilizado para identificar e analisar as relações de interesse entre os principais atores envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formação, de formulação e de gestão de políticas públicas.
II.  (  ) Os atores sociais envolvidos nesse processo podem ser pessoas ou instituições.
III. (  ) O planejamento no setor privado está diretamente voltado para o interesse público e a promoção do bem-estar social.
IV. (  ) O planejamento público está voltado para o lucro e para a maximização dos interesses dos acionistas.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
A alternativa correta é a (c), tendo em vista que as afirmativas I e II são verdadeiras, e as afirmativas III e IV são falsas, ou seja, no que se refere à análise de interesses, “enquanto o planejamento no setor privado está voltado para o lucro, para a maximização dos interesses dos acionistas, o planejamento público está explicita e diretamente voltado para o interesse público, para promoção do bem-estar social” (livro-base, p. 180).
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – V – V
Questão 5/5 - Prática Profissional: Políticas Públicas - Planejamento e Gestão de Projetos
Atente para a seguinte passagem:
“A concepção de planejamento presente na obra de Matus parte da articulação planejamento e governo. Pretende resgatar o planejamento como método de governo, como ferramenta útil, flexível e eficaz para lidar com as necessidades da direção em cada lugar da administração pública”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Creuza de S. Planejamento e gerência no enfoque estratégico-situacional de Carlos Matus, Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 129-133, abr./jun., 1992.
Tendo por referência os conteúdos do livro-base Formação e gestão de políticas públicas sobre o Planejamento Estratégico Situacional, analise as afirmativas a seguir no que se refere à definição e às funções do Marco Lógico:
I. O Marco Lógico é um instrumento oportuno para a gestão de um programa governamental por permitir uma síntese dos dados fundamentais para o monitoramento durante a sua execução.
II. Esse instrumento pode ser utilizado para a preparação, execução, avaliação, e reprogramação das políticas públicas ou projetos privados.
III. Por intermédio do marco lógico podemos verificar o grau de subjetividade de um programa e as individualidades que podem comprometer o objetivo pretendido.
IV. O marco lógico se estrutura na forma de relações causa-efeito e de meio-fim.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV
Você acertou!
A alternativa correta é a letra (a) porque as afirmativas I, II e IV definem e/ou revelam corretamente as funções de “marco lógico”. A afirmativa III, ao contrário, está incorreta, pois “por meio do marco lógico, podemos verificar em que grau o objetivo do programa está sendo atingido e atentar para fatores externos (externalidades) que podem comprometer o objetivo pretendido” (livro-base, p. 185).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e IV
	
	D
	I e III
	
	E
	I, III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando