Buscar

Religiosidade Nordestina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA DO NORDESTE BR.
RELIGIOSIDADE NORDESTINA
ALUNOS: ERICK MOREIRA E JANDERSON
INTRODUÇÃO
A religiosidade nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.
Tendo sido a primeira região efetivamente colonizada por portugueses, ainda no sec. XVI, que aí encontraram as populações nativas e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a religiosidade nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada.
 Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão, e ameríndias, em especial no sertão semiárido.
RIO GRANDE DO NORTE: SANTA RITA DE CÁSSIA-SANTA CRUZ
Tal qual a variedade cultural verificável no Rio Grande do Norte, são diversas as manifestações religiosas presentes no estado.
Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, tanto devido à colonização quanto à imigração, é possível encontrar atualmente dezenas de denominações protestantes diferentes, assim como a prática do budismo, do islamismo, espiritismo, entre outras.
Segundo o censo de 2010, 75,96% dos potiguares eram católicos romanos, 15,4% evangélicos, 6,41% não tinham religião e 2,23% seguiam outras denominações.
IGREJA DO GALO-NATAL
PIAUÍ: IGREJA SÃO BENEDITO-TERESINA
A população do Piauí é majoritariamente cristã. Segundo o IBGE, é o estado com a menor proporção de protestantes, e maior proporção de católicos do país.
Há uma grande diversidade de manifestações religiosas no Piauí, expressando a identidade multicultural do povo piauiense. Segundo levantamento realizado por aplicativo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teresina, existem mais de 800 terreiros de matriz afro-brasileira na capital.
Tendo em vista que são 800 mil habitantes no município, existe praticamente um terreiro para cada mil habitantes. Além das religiões cristãs e monoteístas, no Piauí também se encontram seguidores de espiritualidades politeístas, como o Piaganismo, considerado a primeira religião neopagã brasileira. 
Porcentagem de cada religião no Estado:
Católicos Apostólicos Romanos - 85,1%
Protestantes - 9,7%
Não Religiosos - 3,4%
Espíritas - 0,3%
Outros - 1,4%
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS-TERESINA 
BAHIA: IGREJA DO SENHOR DO BOM FIM-SALVADOR
Assim como em outros aspectos, a religiosidade encontra-se na Bahia caracterizada por uma variedade de religiões, seitas, igrejas, templos, terreiros, crenças separadas ou totalmente misturadas. 
Na Bahia é cena comum uma filha-de-santo rezando ao Senhor do Bonfim(Oxalá) ou um católico oferecendo caruru aos Ibejes (São Cosme e Damião). 
É o sincretismo religioso tão presente nas festas dos santos católicos, sinais de um tempo em que negros disfarçavam o culto a seus deuses.
Não se sabe o momento em que o sincretismo se estabeleceu no país ou mesmo na Bahia. 
É certo que os santos católicos e os deuses africanos se aproximaram cada vez mais devido a características físicas ou comportamentais. 
No entanto, as razoes para tal mistura de símbolos parecem ter sido diversas e benéficas ora aos brancos católicos, ora aos negros animistas.
Ainda escravos, os negros baianos eram proibidos de cultuar seus deuses, no entanto, podiam realizar manifestações culturais como o canto e a dança africanas. 
Para os senhores, tais manifestações não passavam de diversão e nostalgia. 
Para a igreja católica, exposição de primitivismo inofensivo. 
Para o estado algo que mantinha separada as nações e controladas as revoltas, já que as reuniões eram de grupos de origem diferentes. 
No entanto, para os negros, era a manifestação livre de sua religiosidade e de culto aos seus deuses.
OFERENDAS EM HOMENAGEM A IEMANJÁ
PERNAMBUCO: 13º CAMINHADA DOS TERREIROS-RECIFE
De acordo com os dados do censo de 2010 do IBGE, 5 834 601 habitantes eram católicos (66,33%), nos quais 5 801 397 católicos apostólicos romanos (65,95%), 26 526 católicos apostólicos brasileiros (0,30%) e 6 678 católicos ortodoxos (0,08%); 1 788 973 evangélicos (20,34%), sendo 1 102 485 de origem pentecostal (12,53%), 376 880 de missão (4,28%) e 309 608 não determinado (3,52%); 123 798 espíritas (1,41%); e 43 726 Testemunhas de Jeová (0,50%). Outros 914 954 não tinham religião (10,40%), dentre os quais 10 284 ateus (0,12%) e 5 638 agnósticos (0,06%); 80 591 seguiam outras religiões (0,90%); e 9 805 não souberam ou não declararam (0,12%).
A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) é uma Igreja que não está em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, principalmente por negar o dogma romano da infalibilidade papal e por admitir uma postura menos rígida diante de algumas determinações da Igreja Católica Romana em questões que dizem respeito à obrigatoriedade do celibato sacerdotal e à proibição do divórcio.
CARACTERÍSTICAS DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA:
Abolição do uso obrigatório da batina fora dos cultos, atos litúrgicos e missas. Fora dos atos litúrgicos o clérigo deveria usar vestes civís comuns.
Abolição do uso do latim dos cultos, atos litúrgicos e missas, passando ao uso do idioma vernáculo nacional.
Ministração do Sacramento do Matrimônio para os desquitados e, posteriormente, para os divorciados, após a devida comprovação das causas da dissolução do primeiro casamento.
Abolição do celibato clerical obrigatório; foi permitido o casamento aos padres e bispos.
Abolição da confissão auricular (em privado, para o padre). Foi re-instaurada a confissão geral.
Assunção de compromisso explícito da Igreja para com a superação das condições de pobreza e miséria do povo;
Adoção da pregação de um regime político-econômico na linha mais socialista cristã (antecipação do que viria a ser a denominada Teologia da Libertação).
 ICAB
CEARÁ: JUAZEIRO DO NORTE
ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO
A religião é muito importante na cultura da maior parte dos cearenses. A Igreja Católica é a religião hegemônica e deixou várias marcas na cultura cearense. 
A religiosidade católica cearense adota vários elementos de origem popular e apresenta influências de crenças indígenas.
Durante todo o século XX várias igrejas se instalaram no Estado e no final desse houve um aumento considerável de pessoas de outras religiões. Os evangélicos são 8,2%, os espíritas 0,4%, os membros de outras religiões 0,9%, e os sem religião, 3,8%
Contudo, o Ceará é ainda o segundo estado brasileiro com maior proporção de católicos, que são 84,9% da população segundo dados de 2000.
MARANHÃO: RITUAL DE UMBANDA
O Estado do Maranhão as religiões afro-brasileiras encontram-se aí muito difundidas e presentes principalmente nos ambientes mais populares. 
Em São Luís afirma-se que existem aqui entre cerca de mil e dois terreiros de culto afro das diferentes tendências. 
 
Fala-se que Cururupú teria mais de cem terreiros. Este fenômeno também ocorre em Codó, a qual possui mais de 200 terreiros.
Também há boa quantidade nos municípios de Bacabal, Pedreiras, Caxias, Viana, São Bento, Penalva e muitos outros. 
O tambor de mina, a cura ou pajelança e a umbanda, constituem os tipos de manifestações religiosas afro-brasileiras mais difundidas no Maranhão e na Amazônia.
Mas hoje em dia as religiões de origem africana não são praticadas apenas por afro-descendentes, estando difundida entre descendentes de todos os grupos étnicos e em todas as classes sociais.
PARAÍBA: IGREJA SÃO FRANCISO-JOÃO PESSOA
DIVERSAS RELIGIÕES NA PARAÍBA EM NÚMEROS:
De acordo com o censo de 2010, a população da Paraíba é formada por:
católicos apostólicos romanos(76,58%) 
protestantes(15,16%) 
espíritas(0,615%)
testemunhas de Jeová(0,467%) 
católicos apostólicos brasileiros(0,219%) 
mórmons(0,113%) 
católicos ortodoxos(0,052%) 
candomblecistas(0,035%) 
umbandistas (0,029%)
A Paraíba também possui os mais diversos credos protestantes ou reformados,
entre as quais a Igreja Cristã Maranata, Igreja Luterana, a Igreja Cristã de Nova Vida, a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Metodista, as igrejas batistas, as igrejas Assembleias de Deus, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Congregação Cristã no Brasil, entre outras.
INTERIOR DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO-JOÃO PESSOA
ALAGOAS
Estado
Católicos (%)
Evangélicos/Protestantes (%)
Espíritas (%)
Afro-brasileira (%)
Outras (%)
Sem Religião (%)
Religiões asiáticas (%)
 Alagoas
72,2%
15,9%
0,5%
0,1%
1,5%
9,7%
0,1%
SERGIPE
De acordo com o censo demográfico de 2010, da população total do estado, existiam 1 579 480 católicos apostólicos romanos, 243 330 evangélicos, 22 266 espíritas, 14 755 Testemunhas de Jeová, 6 500 outras religiosidades cristãs, 5 394 católicos apostólicos brasileiros, 4 371 umbandistas e candomblecistas, 2 326 mórmons, 709 católicos ortodoxos, 509 budistas, 501 espiritualistas, 493 esotéricos, 435 pertencentes a tradições indígenas, 433 novos religiosos orientais, 184 judaístas e 22 islâmicos. Existiam ainda 177 620 pessoas sem religião, 5 005 com religião indeterminada (mal definida) ou múltiplo pertencimento, 3 240 não souberam e 405 não declararam.
CONCLUSÃO:
Entende-se pelos dados expostos, que o Nordeste é uma região de religiosidade bastante diversificada. Entretanto, predominantemente, tem como adeptos os católicos apostólicos romanos, e em seguida, os evangélicos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
WIKIPEDIA. Wiki: Sergipe#Religiões, 2019. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Sergipe#Religiões >. Acesso em: 25, novembro de 2019.
CORREIO PARAÍBA. A fé que habita em João Pessoa, 2019. Disponível em:< https://correiodaparaiba.com.br/geral/especial/a-fe-que-habita-em-joao-pessoa-ha-431-anos/>. Acesso em: 25, novembro de 2019.
WIKIPEDIA. Wiki: Pernambuco#Religião, 2019. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Pernambuco#Religião >. Acesso em: 25, novembro de 2019.
VISITE O BRASIL. Conheça a religiosidade, 2019. Disponível em:< https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/historia/conheca/religiosidade/>. Acesso em: 25, novembro de 2019.
WIKIPEDIA. Wiki: Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Pernambuco#Religião >. Acesso em: 25, novembro de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando