Buscar

economia avaliação Final objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:387135) ( peso.:3,00)
	Prova:
	5595794
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo. 
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta. 
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda. 
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	No âmbito da Economia, os agentes econômicos, as famílias e as empresas interagem para a satisfação das necessidades oriundas das atividades sociais. Todavia, para ajudar nessas interações econômicas, o Estado desempenha a função de um importante agente na economia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No século XXI, o Estado é um dos agentes econômicos de menor importância, pois detém o poder de interferir nas relações da economia, entre famílias e consumidores.
II- Após a década de 1930, o Estado recebeu um papel bem importante, visando corrigir as deficiências do mercado que vão se apresentando na dinâmica do mercado.
III- O liberalismo econômico, defendido por Adam Smith, representa uma situação na qual os agentes econômicos (empresários e consumidores) não são regulados pelo Estado. 
IV- Nos países europeus, criou-se o chamado "Estado do Bem-Estar Social", no qual o Estado fornece quase todos os serviços básicos à população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Durante o Renascimento, no início do século XVI, as atividades sociais e econômicas passaram por profundas transformações. Esta dinâmica dá origem às primeiras teorias econômicas, tal como a mercantilista e a teoria fisiocrata. Em cada uma destas teorias econômicas, respectivamente, a fonte de riqueza era vista a partir:
	 a)
	Do trabalho humano; da utilidade da mercadoria.
	 b)
	Da utilidade da mercadoria; do trabalho e dos metais preciosos (ouro e prata).
	 c)
	Dos metais preciosos (ouro e prata); das atividades ligadas à terra e ao trabalho.
	 d)
	Do trabalho humano; dos metais preciosos (ouro e prata).
	4.
	No Balanço de Pagamentos (BP) são registradas todas as transações econômicas de um país com o resto do mundo, é claro, em um período específico de tempo. Como exemplos, podemos citar as importações, as exportações, os empréstimos realizados, as doações, os financiamentos, os investimentos, entre tantas outras transações de uma economia nacional com o resto do mundo. Uma conta importante do Balanço de Pagamentos é o "saldo das transações correntes". Sobre esta conta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caso o saldo das transações correntes seja negativo, há formação de poupança externa negativa, isto é, o país "vendeu mais do que comprou".
(    ) O saldo das transações correntes corresponde à soma da contas: balança comercial, balança de serviços e rendas e transferências unilaterais.
(    ) Se o saldo das transações correntes for positivo, há formação de poupança externa positiva, indicando que a dívida com o exterior aumentou.
(    ) O saldo das transações correntes leva em consideração apenas o resultado líquido das importações e das exportações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores serão as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixos os preços de um determinado produto, menor será a quantidade de famílias prestes a consumir esta mercadoria. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O funcionamento da dinâmica do capitalismo de mercado depende de vários elementos para que possa gerar confiança no consumidor e nos investidores, cujo grau de inovação tende a elevar-se ao longo do tempo. Sobre estas condições das economias de mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As remunerações pagas pelos consumidores criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas Unidades Consumidoras. 
(    ) O Fluxo Monetário corresponde aos recursos financeiros dos setores produtivos que são encaminhados para as famílias, através das remunerações geradas pelos bens e serviços fornecidos pelo setor produtivo.
(    ) Quando uma família ou pessoa compra um produto ou serviço, está gerando, no mesmo momento, um fluxo monetário e um fluxo real.
(    ) O nível de riqueza de uma nação é medida através do valor de sua produção em um determinado período de tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	Algumas medidas de combate à inflação têm consequências diversas. Para o controle da inflação, as medidas a serem tomadas deverão ser bem conduzidas, para não terminar numa recessão econômica. Dentro da política monetária, o governo utiliza algumas ferramentas, com vistas a reduzir os índices de inflação. Sob esse contexto de política econômica e combate à inflação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diminuir o volume de moeda da economia, para restringir o consumo e as vendas.
	 b)
	Estimular a exportação para aumentar a entrada de divisas no país.
	 c)
	Gerar mais empregos para garantir o crescimento econômico.
	 d)
	Ampliar a arrecadação para estimular as vendas e a consumação.
	8.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o significado de Utilidade Marginal Decrescente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
	 b)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que
ele vai ficando velho e depreciado.
	 c)
	A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.
	 d)
	A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
	9.
	A moeda é um instrumento criado pela humanidade e que evoluiu à medida que as relações econômicas entre os indivíduos ficaram cada vez mais complexas. Dentre estes fatores, podemos citar o crescente volume de mercadorias comercializadas, bem como a distância física entre os centros de comércio. A literatura econômica aponta que a moeda exerce basicamente três funções: função de meio de troca, função de unidade de conta e função de reserva de valor. Sobre estas funções, analise as seguintes sentenças:
I- A função de medida de valor corresponde à capacidade da moeda em relação ao seu entesouramento, isto é, ela pode ser guardada no presente, para ser utilizada no futuro.
II- A função de meio de troca diz respeito à aceitação pela coletividade de que a moeda é um instrumento que permite todas as transações comerciais e financeiras.
III- A função de unidade de conta traduz a capacidade da moeda de medir o valor dos diversos bens e serviços à disposição dos consumidores.
IV- A função de reserva de valor se refere ao fato de que o valor da moeda não pode ser afetado por um processo inflacionário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	A economia nacional de um país utiliza as ferramentas do comércio internacional para planejar as decisões internas a serem implementadas. Desta forma, uma das ferramentas utilizadas no âmbito do setor externo diz respeito ao "Balanço de Pagamentos [BP]". Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Balanço de pagamentos é composto por várias contas, dentre elas temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(    ) A Balança de Serviços numera exclusivamente a entrada de dólares decorrentes das importações e exportações de serviços. 
(    ) A Balança Comercial mede os ingressos e as saídas do país decorrentes das exportações e importações. 
(    ) As rendas oriundas de juros e/ou lucros adquiridos no exterior não são registrados no Balanço de Pagamentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais