Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ - UNAMA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES FERNANDES PORTO
TUTOR: ADRIANA FERREIRA
ALUNO(A): LUCIANA LAGES PEREIRA FERREIRA
Conforme os estudos, o construtivismo é a teoria que trata da origem do conhecimento, considerando que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento. No que se relaciona ao cognitivismo, Piaget considera quatro fatores como essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança: Biológico; De experiências e de exercícios; De interações sociais; De equilibração das ações. Dessa forma, o conhecimento é resultado da construção pessoal do individuo, sendo o professor o mediador. Para o pesquisador, o ser não é um ser passivo, mas um ser que age sobre seu conhecimento e essa construção se dá a medida com que ele interage com o seu meio. Vygotsky também inspirou a teoria construtivista, para ele a aprendizagem é uma atividade social mais eficaz quando há colaboração e intercâmbio. 
A teoria construtivista de Piaget leva em conta a interação e a experiência do sujeito, nos permitindo a relação com os versos da musica do artista Criolo. “Cada maloqueiro tem um saber empírico”, relacionando o saber com as experiências vividas pelo maloqueiro (classificação para aquele que vive pelas ruas). Quando relacionamos àquele que vive e detém de experiências que são o fruto de seu desenvolvimento cognitivo, gerados pela atuação no seu meio físico e/ou social. Para Piaget, quando o ser interage com o mundo à sua volta, ele atua e muda a realidade que vivencia. Esse é o saber vivenciado, que parte da experiência com o meio e cria a sua própria identidade, como no caso da música, a do próprio “maloqueiro”. Nesse caso, o ser humano responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento.
Deve-se, portanto levar em consideração a contribuição de Piaget para a Educação, quando passamos a observar os alunos e o fato de que nem todos assimilam os conteúdos ao mesmo tempo e da mesma maneira, o que favorece a construção do planejamento das aulas e a forma de implementar os conteúdos em sala de aula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando