A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Ativade 4 Empreendedorismo

Pré-visualização | Página 2 de 3

e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo.
 
  PORQUE
 
II. Além da deficiência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio pode-se afirmar que: por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo. Além disso, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios, como por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento. Releia todo o capítulo 4 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 5
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O intraempreendedor está em constante observação em seu local de trabalho e nunca está satisfeito, porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. Destaca-se, ainda, que a inquietação de quem está sempre inconformado com a situação atual é característica inerente de todo intraempreendedor, que busca se capacitar cada vez mais para superar os desafios que lhe são apresentados e é acima de tudo ousado e bastante criativo. 
JOAQUIM, A. L. Características do empreendedor e intraempreendedor. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/lideranca/caracteristicas-do-empreendedor-e-intraempreendedor/56175 Acesso em 27/06/2019.
 
São características comuns ao intraempreendedor:
I. polivalência.
II. buscam patrocinadores.
III. são velozes.
IV. são orientados para o planejamento.
V. são dependentes.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. São características comuns ao intraempreendedor: polivalência; buscam patrocinadores; são velozes.
	
	
	
			Pergunta 6
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis.
CIDADANIA E JUSTIÇA. Empreendedorismo social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento Acesso em 28/06/2019.
 
A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social:
 
I. música.
II. esporte.
III. tecnologia.
IV. economia.
V. alimentação.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
I, II, III e V.
	Resposta Correta:
	Correta 
I, II e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social: música, esporte e alimentação. As demais opções não integram as áreas prioritárias do empreendedorismo social. Releia o capítulo 4.2.1 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 7
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O ambiente interno das organizações é visto como um ponto importante para o
surgimento da inovação, buscando a melhoria contínua. Desta forma, as empresas precisam fomentar novas ideias e hábitos inovadores em sua cultura, e uma das formas de fazer com que isso aconteça é identificar e incentivar colaboradores que possam oferecer um diferencial para elas. O empreendedor interno, também conhecido como intraempreendedor, é a pessoa que dentro da organização, assume a responsabilidade de transformar uma ideia numa vantagem para a organização através da inovação. Entretanto, apesar de ser indispensável, o intraempreendedor precisa que seus gerentes estejam dispostos a assumir a postura de serem seus patrocinadores nessa inovação.
FORMANSKI, F. N.; KRACIK, M.; FRANZONI, A. M. B. Intraempreendedorismo: identificando Patrocinadores e Redes de Contato. Disponível em:  < https://www.researchgate.net/publication/286879259_Intraempreendedorismo_Identificando_Patrocinadores_e_Redes_de_Contato>. Acesso em 28/06/2019 (adaptado)
 
Sobre a importância dos patrocinadores para a implementação das ideias do intraempreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor.
 
  PORQUE
 
II. Os patrocinadores são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso,  para ajudá-los e protegê-los se propõem a gerenciar o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	Correta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor. Eles são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso, o ajudam e o protegem lhes dando o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões. Releia o capítulo 4.1.1 do e-book.
	
	
	
			Pergunta 8
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Empreende-Atlas, 2017.
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores.
 
  PORQUE
 
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.