Buscar

resumo de redação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ISNF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
RESUMO DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS.
ALUNA: SARA CARMINE RAPOZO MARTINS
A publicação de artigos científicos tem como objetivo a divulgação dos artigos de uma determinada pesquisa, quando o trabalho é bem redigido e escolhido, alcança a comunidade científica de maneira positiva. A avaliação de artigos tem a finalidade de selecionar os melhores trabalhos, para evitar a submissão de artigos de qualidade inferior.
A avaliação dos artigos científicos para sua publicação seguem alguns critérios. Alguns autores devem levar alguns aspectos em consideração: Primeiramente, porque o autor quer publicar? ter algo para comunicar, manter revistas atualizadas, uma nova abordagem sobre determinado assunto ou a descoberta de novos resultados. Quanto a avaliação dos artigos científicos, o material deve ser enviado a uma revista de escolha do autor, e quando chega a secretaria de periódicos de uma determinada revista, ele é analisado superficialmente, se for aprovado pela triagem, passará por uma avaliação mais minuciosa, feita por especialistas não fazem parte do corpo editorial do periódico. Se for julgado que tem baixa prioridade ou é inadequado, o texto é logo recusado, se enquadrar nos padrões para a publicação, segue com a avaliação e passa por duas etapas: fase 1, a triagem inicial, onde é feita a inspeção superficial do artigo e a fase 2, onde é feita a avaliação do mérito e a oportunidade de publicação.
A avaliação final do artigo é feita pelo parecer de especialistas, os artigos avaliados são os que passaram por todas as etapas e são potenciais candidatos à publicação. Após o parecer dos especialistas, é chegada à decisão final, promovida pelo editor.
A taxa de rejeição em periódicos de prestígio pode chegar a 90% , quanto a estrutura de apoio, quanto mais importante é o periódico, maior é a equipe, devido a maior demanda de artigos. O editor é de suma importância para o periódico pois é ele quem irá avaliar a qualidade dos artigos , ele avalia principalmente a importância dos artigos de uma revista e não o sucesso comercial. Ele conta com um pessoal de apoio, para a divisão de tarefas, no entanto a equipe é constituída em editor-assistente, editor associado, editor de seção e editor convidado, além da revisão por pares, os textos a serem publicados, são submetidos a: revisão de redação, revisão estatística detalhada, e normalização. Cada periódico conta também com um conselho para determinar as diretrizes a serem seguidas, denominada conselho editorial. Após todos esse trabalho de análise, existe o processo de revisão, a fim de verificar se o artigo está em condições de ser publicado. Os critérios avaliados são: Apresentação, relevância, originalidade, validade e legibilidade. Existe também o julgamento do mérito de artigos científicos feitos por especialistas, que é chamado de revisão por pares, esses especialistas geralmente não fazem parte do corpo editorial da revista. O bom revisor tem o propósito de avaliar e melhorar o texto apresentado e deve dar sugestões e dar comentários positivos a fim de melhorar a apresentação do artigo. O mau revisor deixa a desejar quanto a revisão não expondo com clareza os possíveis erros. A revisão de um artigo, tem por finalidade analisar se o trabalho tem condições de ser ou não publicado em revistas. Para ser feita a revisão, alguns critérios devem ser seguidos a fim de avaliar se o artigo Para avaliar artigos alguns pontos devem ser levados em consideração: a relevância do tema, originalidade e clareza de objetivos, delineamento apropriado para alcançar os objetivos de pesquisa, se há técnicas descritivas, interpretação adequada, pontos centrais de discussão, conclusão suficientemente embasada em resultados e com interpretação correta e coerentes aos objetivos da pesquisa, entendimento claro do enunciado e todo o texto de acordo com as normas de linguagem e sugestões para futuras pesquisas presentes no texto. No parecer do revisor, existem alguns tópicos relevantes como: familiarização do texto por leitura superficial, identificação do objetivo principal, identificação do tipo do artigo, leitura do texto e releitura quantas vezes julgar necessário, verificar se o objetivo principal foi alcançado, determinar se as informações foram fornecidas de maneira adequada, decidir se recomenda a aceitação ou rejeição do artigo, especificar as melhorias a serem feitas no trabalho indicado.
Aceitação e rejeição do artigo para publicação:
O autor avalia as sugestões do editor e faz as devidas correções, ao terminar, ele envia novamente o texto refeito para a secretaria do periódico, a próxima etapa será o reenvio das provas tipográficas de pré-impressão para revisão e aprovação do artigo ao autor, e restará apenas fazer a correção de erros tipográficos e não será preciso reescrever o texto. Quando um texto é rejeitado cabe ao autor, a decisão de fazer ajustes de sugestões de editores e fazer o envio para outro periódico ou agurdar a aceitação de algum outro periódico. A questão é não desanimar e lembrar que isso é comum de acontecer. 
Algumas razões que levam à rejeição de artigos científicos submetidos à publicação:
Quando o assunto não é de interesse à determinada revista, quando não há descrição clara dos objetivos, quando o delineamento é imperfeito, quando o autor rejeita a hipótese, quando as referências bibliográficas são insuficientes ou desatualizadas, utilização de ilustrações inadequadas para a publicação, instrumento de coleta de dados inadequado e quando não há descrição clara dos objetivos.
A rejeição de um trabalho, não significa que seja desfavorável, de baixa qualidade ou pouco relevante. A recusa pode estar relacionada quando se trata de periódicos de maior prestígio, e devido a demanda de artigos enviados e o espaço para publicação e também pode ser que o artigo enviado não seja correspondente ao periódico de escolha.
O prazo também é um fator determinante quando, se trata da submissão de um trabalho a uma revista. Existem também algumas razões para a demora da publicação de um artigo, como artigos que possuem desacordos com as normas, tabelas e figuras com valores incorretos, ilustrações sem legendas, atraso do autor na preparação da nova versão que são sugeridas pelo parecerista.
Grupo de viés, apontados sutilmente, que influencia tanto na rejeição, quando na aceitação de um artigo: preconceito editorial
Razões para a publicação de trabalhos científicos 
a publicação de um artigo, significa a abrangência do conhecimento de um determinado assunto para determinada área, trata-se de crescimento profissional. A finalidade pela qual os artigos são publicados, é a transmissão de conhecimento, mediante pesquisas, resultados que irão acrescentar ao meio científico, tecnológico e acadêmico. Geralmente, acadêmicos possuem razões para publicar artigos, como ter algo importante a ser transmitido, obtenção de recursos para pesquisa, manter as revistas científicas em circulação ou até mesmo para complementação de currículo. Geralmente quem publica tem o hábito de ler artigos, o que é um diferencial na escrita. Autores experientes recorrem a auxílios para escrever os textos com outras fontes confiáveis como outras publicações, com auxílio de dicionários seja para a tradução para outros idiomas ou para buscar por termos desconhecidos e a utilização de enciclopédias para a obtenção mais extensa sobre um determinado assunto. Existem também algumas diretrizes a serem cumpridas como guias de redação e estilo de formatação de acordo com as normas técnicas e também, as diretrizes gerais para o relato de investigações que visam orientar de forma privilegiada.
Como pode haver procedimentos de diferentes formas, instruções específicas precisam ser identificadas do periódico que escolheram para a submissão de seus trabalhos originais. Abaixo cada um dos exemplos de editores, em português: Araújo. E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração 2ª. Ed. São Paulo: Lexikon Editora
Digital; Editora UNESP; 2008. e em inglês: The Chicago manual of style: the essential guide for writers, editors, and publishers. 15Th ed. Chicago: University of Chicago Press, 2003. Para a obtenção do material de uma forma mais ampla, existem 4 manuais de maneira mais detalhada e mais utilizados que por editores internacionais na área da saúde, para auxiliar no esclarecimento de questões técnicas de nomenclatura científica, unidades de medida, fórmulas, símbolos abreviações, etc para utilização em textos em inglês.
Conclusão: A partir da leitura dos presentes capítulos, é possível compreender os critérios para a publicação de um artigo científico, como procedimentos, que serão submetidos, como a escolha de uma revista, como é feita a análise, os componentes do corpo editorial, qual os papéis de cada membro, os motivos para aceitação e rejeição, os prazos de públicação e como o artigo será de suma importância para o meio acadêmico e científico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais