Buscar

Avaliação I Gestão Financeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão Financeira (EMD05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454690) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13412931
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A partir das demonstrações de resultados, encontramos elementos que nos permitem analisar melhor o contexto organizacional, definindo alguns termômetros para a empresa, medindo o seu desempenho operacional e auxiliando na tomada de decisão. Como é denominado o índice que mede a velocidade com que várias contas se transformam em vendas ou caixa?
	 a)
	Índices de atividade.
	 b)
	Índices de retorno.
	 c)
	Índices de liquidez.
	 d)
	Índices de endividamento.
	2.
	O demonstrativo de resultado do exercício é uma ferramenta de informação que auxilia na análise para a tomada de decisão. Assim, através do DRE, o gestor financeiro poderá visualizar e implementar ações, com a finalidade de racionalização de custos e gastos ou incrementar as receitas para ter um reflexo imediato no Lucro/Prejuízo Líquido Operacional. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cálculo do Lucro/Prejuízo Líquido Operacional:
	 a)
	O lucro obtido pela empresa sem o desconto dos impostos.
	 b)
	A receita operacional bruta, menos os impostos e o custo da mercadoria vendida.
	 c)
	O lucro obtido sem o desconto dos custos de produção.
	 d)
	A receita operacional bruta, menos todos os custos sem impostos.
	3.
	O gestor financeiro dispõe de ferramentas financeiras para planejar suas decisões de forma consistente, objetivando maior retorno, com menor risco. Dentre as ferramentas à sua disposição, apresentam-se as demonstrações contábeis, sendo a principal denominada balanço patrimonial, onde os registros são apresentados como ativo e passivo. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- As contas do ativo estão dispostas em ordem de liquidez.
II- A conta caixa compõe o ativo de curto prazo.
III- O passivo está dividido em curto e longo prazo.
IV- O capital social compõe as contas do ativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	A liquidez de uma empresa é evidenciada pela capacidade de cumprir suas obrigações de curto prazo à medida que elas vencem. Entende-se que, ao encontrar um índice de liquidez menor que 1, sabe-se que a empresa, muito provavelmente, terá dificuldades de realizar os seus pagamentos. Ou seja, sinaliza dificuldades de fluxo de caixa. Já um índice de liquidez maior que 1 sinaliza que a empresa tem condições de realizar seus pagamentos. Sobre os índices de liquidez, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O índice de liquidez seca mede a capacidade da empresa de saldar as suas contas de curto prazo, mas desconta o montante dos Ativos Permanentes.
	 b)
	O índice de liquidez seca mede a capacidade da empresa de saldar as suas contas de curto prazo, mas desconta o montante dos Estoques.
	 c)
	O índice de liquidez corrente mede a capacidade da empresa de saldar suas contas de curto prazo, e tudo que é curto prazo está relacionado ao Estoque e ao Passivo Circulante.
	 d)
	O índice de liquidez corrente é medido pelo Passivo Circulante menos os estoques, sendo que este resultado é dividido pelo Ativo Circulante.
	5.
	A influência dos fatores de externalidade, na maioria das vezes, provoca um grande conflito entre a expectativa de retorno do investidor e a lucratividade real de um investimento. Com o intuito de minimizar tal evento e convencer o detentor do capital que seus recursos serão bem investidos, o agente financeiro utiliza-se de algumas ferramentas, que vão ao encontro da rentabilidade positiva, ou seja, que demonstrarão a agregação de valor à riqueza do acionista. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que, matematicamente, determinará o retorno do capital do acionista:
	 a)
	Lucro Líquido / Receitas de Vendas.
	 b)
	Capital Social / Lucro Líquido.
	 c)
	Receitas de Vendas / Lucro Líquido.
	 d)
	Lucro Líquido / Capital Social.
	6.
	A partir do momento em que a empresa busca recursos de terceiros, sabe-se que nos relatórios gerenciais aparecerá um indicador financeiro chamado de nível de endividamento da empresa. Algo importante a se avaliar nesse momento é o montante utilizado de outras fontes que não sejam da própria empresa, pois normalmente são recursos que apresentam um maior custo percentual de utilização. No que tange ao indicador financeiro nível de endividamento da empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo do indicador financeiro nível de endividamento é demonstrar qual é a dependência da empresa com relação aos recursos tomados de terceiros.
(    ) Quanto mais a empresa depende de recursos de terceiros, mais diminuem suas despesas financeiras, como também os juros pagos. 
(    ) Quando o endividamento está fora de controle, poderá provocar a quebra da empresa. Portanto, o cálculo periódico desse indicador é de suma importância para que o gestor tenha norte do negócio.
(    ) A fórmula do nível de endividamento da empresa pode ser apresentado da seguinte forma: Nível de endividamento da empresa = Total do Passivo/Total do Ativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Permeando o mundo das organizações, a contabilidade oferece, por meio de suas demonstrações, transparência e credibilidade. Dentre esses relatos contábeis, temos o balanço patrimonial, trazendo os eventos ocorridos no ativo (bens e direitos) e passivo (deveres e obrigações). Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Contas a pagar.
II- Títulos a pagar.
III- Despesas a pagar.
IV- Patrimônio Líquido.
(    ) Empréstimo de curto prazo.
(    ) Capital inicial.
(    ) Salários.
(    ) Compras a prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	I - II - IV - III.
	8.
	Contabilmente, o lucro bruto fica evidenciado no demonstrativo de resultado do exercício, através da dedução do custo das mercadorias vendidas, com relação à receita líquida de venda. Considere uma situação em que o agente financeiro tenha que analisar a margem de crescimento do lucro bruto com relação à venda líquida. Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA para a realização do estudo:
	 a)
	Lucro Bruto / Receita de Vendas.
	 b)
	Lucro Operacional / Juros.
	 c)
	Lucro Operacional / Receitas de Vendas.
	 d)
	Lucro Bruto / Ativo Total.
	9.
	A gestão financeira envolve a utilização de técnicas, como contabilidade, matemática financeira, estatística e economia, ferramentas essas que auxiliam na tomada de decisão. A contabilidade fornece alguns demonstrativos contábeis que vão possibilitar ao gestor uma visão sobre o futuro da empresa. Dentre esses demonstrativos, um informará os movimentos de recursos monetários internos à organização. De acordo com a citada premissa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Demonstrativo de resultado do exercício.
	 b)
	Demonstrativo das mutações do patrimônio líquido.
	 c)
	Demonstrativo de origem e aplicações de recursos.
	 d)
	Demonstrativo de fluxo de caixa.
	10.
	Os índices de liquidez medem a capacidade de pagamento de uma organização, tanto no curto como longo prazo. Dentre eles, temos o indicador de liquidez corrente, o indicador de liquidez seca e o indicador de liquidez geral. Baseado nessa premissa, analise as sentenças a seguir:
I- O índice de liquidez corrente considera
todo o Ativo Circulante e Passivo Circulante.
II- A liquidez seca considera o estoque, pois precisa envolver todos os elementos.
III- A liquidez corrente compreende apenas os recursos correntes, excluindo o estoque, pois estoque é dinheiro parado.
IV- O índice da liquidez seca exclui o estoque do Ativo Circulante.
V- A diferença da liquidez corrente para a liquidez seca está em considerar ou não o estoque.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais