Buscar

IDADE DOS EQUINOS ATRAVÉS DA DENTIÇÃO WALY

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IDADE DOS EQUINOS ATRAVÉS DA DENTIÇÃO
É de grande importância ter cuidado com os dentes dos cavalos porque tem muitos problemas que podem ocorrer nos dentes dos equinos nos quais prejudicam a mastigação e deglutição dos alimentos senão tiver certo cuidado. Cavalos jovens possuem 24 dentes de leite, sendo 12 incisivos e 12 pré-molares. Os dentes de um potro começarão a erupção dentro de uma semana após o nascimento, e eles devem ter um conjunto completo de dentes até os seis meses. E são substituídos por volta dos cinco anos de idade dos animais. Quando adultos, os cavalos machos têm entre 36 e 44 dentes permanentes, enquanto fêmeas adultas têm 36 a 40. 
Todos possuem seis incisivos superiores e seis inferiores localizados na frente da boca. Estes são usados para cortar grama e outras folhagens. Eles também têm 12 molares superiores e 12 inferiores (também conhecidos como dentes da bochecha) na parte de trás da boca para moer a comida, facilitando a digestão.
Para saber idade de um o meio mais próximo é através dos dentes verificando os dentes incisivos porque através dele é verificada a arcada inferior, a erupção dos dentes temporários e permanentes, desenvolvimento atingido no nível da arcada e alterações da superfície oclusal ou mesa dentária por conta dos desgastes.
 
1. Esmalte: material inorgânico mineralizado que se estende da coroa ao cólo.
2. Dentina: material inorgânico semelhante ao do osso.
3. Polpa: tecido que nutre o dente. É encontrado dentro da Cavidade Pulpar. 
4. Gengiva: tecido da mucosa bucal que envolve o colo do dente e cobre as partes alveolares do maxilar.
5. Cemento: camada mineralizada que reveste e protege a raiz. É também o lugar de inserção do Ligamento Periodontal.
6. Ligamento Periodontal: liga o Cemento à Gengiva e confere maleabilidade para o dente implantado e malvéolos.
7. Canal Radicular: canal por onde passam veias, artérias e nervos em direção à Cavidade Pulpar. 
8. Forame Apical: canal por onde os dentes recebem irrigação e inervação.
9. Coroa: a parte branca visível do dente;
9. Raiz: parte do dente presa aos ossos da face (maxilas e mandíbulas);
10. Infundibulo: Uma invaginação do esmalte, revestida por cemento (equinos).
O sulco de Galvani: É um sulco que passa pelos dentes incisivos superiores do canto dos animais pela superfície labial do animal. Caracteriza-se por uma depressão na superfície escura no dente. A Contagem da idade é feita sobre o seguinte aspecto:
Quando o sulco ocupa  ¼ superior do dente = + 10 Anos
Quando o sulco ocupa ½ superior do dente = + 15 Anos
Quando o sulco ocupa todo comprimento do dente = + 20 Anos
Quando o sulco ocupa ½ inferior do dente =  + 25 Anos
Quando o sulco ocupa ¼ inferior do dente = + 30 Anos
A asa da andorinha:
1º aparecimento:  + 7 Anos
2º aparecimento: + 13 Anos
A determinação da idade em equinos é realizada por meio do reconhecimento das diferentes fases de mudança da dentição. São consideradas 8 fases diferentes, que indicam a idade dos animais. A primeira fase é a de erupção dos decíduos, isto é, a exteriorização dos dentes de leite. Primeiramente aparecem as pinças no momento do nascimento ou na primeira semana de vida. Entre 4 e 6 semanas de vida aparecem os médios e, entre os 6 e 10 meses de idade, aparecem os cantos. No momento da erupção dos cantos, já pode
 
se ver o desgaste nas pinças.
A segunda fase consiste no desgaste dos dentes decíduos. Próximo de um ano de idade ocorre o desaparecimento do infundíbulo nas pinças. Entre 1,5 e 2 anos há o razamento dos dentes médios e dos cantos
. 
Na terceira fase, ocorre a muda dos dentes decíduos para os permanentes As pinças são trocados entre os 2,5 a 3 anos de idade. Os médios são trocados entre 3,5 e 4 anos. Nesta fase, os caninos, pré-molares e primeiros e segundos molares também estão aparecendo. Os cantos são trocados entre os 4,5 e 5 anos. Nesta fase todos os molares estão presentes.
 
A quarta fase compreende o desgaste dos dentes permanentes até o razamento. As pinças ficam rasas próximas dos 6 anos de vida, porém, o infundíbulo ainda é visível nesta etapa. Os médios ficam rasos aos 7 anos. Nesta fase é possível observar a estrela dentária nos pinças devido o desgaste. A estrela dentária é a dentina secundária do dente, que é mais escura e é produzida com o aumento do desgaste do dente. Os cantos ficam rasos aos oito anos de idade. Nessa fase observa-se os pinças com a face oclusal ovalada e presença de estrela dentária nos pinças e médios. 
A quinta fase consiste no nivelamento dos dentes incisivos permanentes. O nivelamento ocorre nos pinças aos 9 anos, sendo observada a estrela dentária nos pinças e médios e aspecto o
valado dos pinças. Aos 10 anos, 
ocorre nivelamento dos médios, sendo observada a estrel
a dentária na região central das pinças e médios.
 
 E 
entre os 11 e 12 anos, os cantos são nivelados e é observada estrela dentária em região central em todos os incisivos, além disso, todos eles estão em formato arredondado.
A sexta fase é a de triangulação, em que os dentes incisivos inferiores passam a serem vistos na forma de triângulo equilátero. A triangulação ocorre aos 13 anos nos pinças, aos 14 nos médios e entre os 15 e 16 nos cantos.
A sétima e penultima fase é a de biangulação. Nesta fase os dentes ficam em forma de triângulo isósceles, isto é, com a base mais afinada. A estrela dentária é observada em todos os dentes como uma pequena mancha central. Isto ocorre aos 17 anos nas pinças, aos 18 nos médios e aos 19 nos cantos.
A última fase de mudança na dentição dos equinos consiste no desgaste dos dentes incisivos até que estes fiquem ovais e seja possível observar um espaçamento entre eles. Quando se observam estas características, sabe-se que o equino tem mais de 20 anos de idade.
Observando o que ocorre com os dentes incisivos dos equinos, verifica-se o desgaste de toda a coroa, com mudança de conformação, ao longo do tempo. Inicialmente os dentes tem formato elíptico, passando pelas formas ovaladas e arredondadas e, por fim, as formas triangulares e ovais chegando à região do colo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando