Buscar

pastor Questão 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História da Igreja no Brasil
Leia o seguinte excerto: 
“Os holandeses vieram para a Bahia em 1624, mas ficaram no nordeste apenas 30 anos, antes de serem expulsos. Posteriormente, veio o ‘período das trevas’ na fase colonial do Brasil.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Igreja. Semeador. Seminário Evangélico para o Aperfeiçoamento de Discípulos e Obreiros do Reino. Niterói (RJ): Comunidade Cristã Jesus para o Mundo, Mídia Express Comunicação, 2005. p. 100. 
Conforme os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto à ação pastoral dos holandeses no nordeste brasileiro, leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Apesar de seu objetivo não ser missionário, o protestantismo trazido pelos holandeses era influenciado pelo puritanismo; por isso, apresentavam uma fé vigorosa.
II.( ) Foram designados diversos ofícios para pastorear o rebanho no Brasil: havia pregadores, presbíteros, diáconos, consoladores, mestres-escolas (ou mestre de primeiras letras) e proponentes (aspirantes ao ministério que trabalhavam como auxiliares de pastores) suas funções iam desde pregar aos indígenas até cuidar da assistência social aos órfãos e às viúvas.
III.( ) Estima-se que no Brasil holandês havia cerca de 22 igrejas, 54 pastores e proponentes, 120 presbíteros, 120 diáconos e mais 100 consoladores e mestres-escolas.
IV.( ) Foi feito um intenso trabalho de evangelização com os indígenas, tendo sido escrito, inclusive, um catecismo em língua portuguesa.
V. ( ) Muitos índios abraçaram a fé protestante, sendo que, muitos deles, já haviam sido anteriormente batizados como católicos e tiveram que ser batizados novamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V -  V – V –  V -  F
	
	B
	V –  V –  V –  F -  F
Você acertou!
Somente as afirmativas IV e V são FALSAS.
I. “Não se tratava de um empreendimento missionário [...], mas por esse caminho a igreja reformada holandesa foi implantada no Brasil. [...] A igreja na Holanda era influenciada pelo puritanismo e, por isso, procurava apresentar uma fé vigorosa [...].” (Livro-base, p. 96, 97)
II. “Foram designados diversos ofícios para pastorear o rebanho no Brasil: havia pregadores, presbíteros, diáconos, consoladores, mestres-escolas (ou mestre de primeiras letras) e proponentes (aspirantes ao ministério que trabalhavam como auxiliares de pastores). Suas funções iam desde pregar aos indígenas até cuidar da assistência social aos órfãos e às viúvas [...]”. (Livro-base, p. 97)
III. “Estima-se que no Brasil holandês havia cerca de 22 igrejas, 54 pastores e proponentes, 120 presbíteros, 120 diáconos e mais 100 consoladores e mestres-escolas [...]”. (Livro-base, p. 97)
IV. “Foi feito um intenso trabalho de evangelização com os indígenas, tendo sido escrito, inclusive, um catecismo em língua tupi.” (Livro-base, p. 97)
V. “Muitos índios abraçaram a fé protestante,  sendo que, muitos deles, já haviam sido anteriormente batizados como católicos, sendo que muitos deles já haviam sido anteriormente batizados como católicos.
Os protestantes não batizaram novamente os índios, apenas faziam questão que eles soubessem proferir sua fé”. (Livro-base, p. 97) 
	
	C
	V -  F – F – F - F
	
	D
	V – V – F – V - F
	
	E
	V – V – F – V -  V
Questão 2/5 - História da Igreja no Brasil
Considere a seguinte citação: 
“Por ser uma igreja pentecostal, a igreja acredita que o Espírito Santo dá poder às pessoas hoje a fim de curar, libertar, e salvar o homem, da mesma forma que nas igrejas primitivas dos primeiros séculos. Sua linha de pensamento é o de que o ser humano pode e deve ser transformado  e, por isso, ela procura não impor restrições no que se refere aos costumes dos crentes. Quatro símbolos representam o nome da Igreja Quadrangular: a cruz, a pomba, o cálice e a coroa.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Valdevino. Tempos de Exaltação. Antropologia. Annablume, 2002. p. 25. 
Conforme os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto à Igreja do Evangelho Quadrangular, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) Foi fundada pela missionária canadense Aimee Semple McPherson.
II. ( ) Harold Willians fundou em 1951 a Igreja Evangélica do Brasil, a qual seria, posteriormente, chamada de Igreja do Evangelho Quadrangular.   
III. ( ) O nome quadrangular deriva da interpretação de sua fundadora para os rostos dos quatro seres viventes que o profeta Ezequiel teria visto no inicio do seu ministério, e mostram os quatro ângulos do ministério de Jesus: Ele Salva; Ele batiza com o Espírito Santo; Ele cura; Ele voltará.
IV.( ) A Igreja do Evangelho Quadrangular  ficou conhecida pela ênfase dada, inicialmente, ao trabalho evangelístico em tendas.
V. ( ) Conservadora em seus princípios e costumes, não permite o sacerdócio feminino. Seus obreiros passam por um curso básico de pastoreio e liderança para exercerem o ministério. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V –  V –  V -  V
	
	B
	V – V –  V –  V -  F
Somente a afirmativa V é FALSA.
I. “[...] foi fundada por uma jovem chamada canadense Aimeé Semple McPherson”. (Livro-base, p. 109)
II. “O fundador da igreja quadrangular no Brasil foi [...] Harold Willians [...]. Fundou [...] a Igreja Evangélica do Brasil [...]. Em 1958, [...] passou a ser chamada de Igreja do Evangelho Quadrangular [...]”. (Livro-base, p. 109)
III. “O nome da igreja deriva da interpretação de sua fundadora para os rostos dos quatro seres viventes que o profeta Ezequiel teria visto no início do seu ministério, e mostram os quatro ângulos do ministério de Jesus: 1) Ele Salva; 2) Ele cura; 3) Ele batiza com o Espírito Santo; 4) Ele há de voltar”. (Livro-base, p. 109)
IV. “A Igreja do Evangelho Quadrangular deu bastante ênfase o trabalho com tendas”. (Livro-base, p. 110).
V. “Uma das grandes contribuições dessa denominação pentecostal foi o fato de que, diferentemente das demais, ela deu ênfase ao preparo bíblico e teológico de obreiros. Outro destaque dessa denominação é o espaço concedido ao ministério feminino”. (Livro-base, p. 110)
	
	C
	F –  V –  V –  F - V
	
	D
	V –  F –  V –  V -  F
	
	E
	F  -  V  -  F – V -  F
Questão 3/5 - História da Igreja no Brasil
Observe a seguinte figura:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAGNER, Zacarias. Aldeia Missionária. Século XXVII. Domínio Público.   <http://www5.estadao.com.br/450/historia8.htm>. Acesso em 22 de fev. 2016. 
Conforme os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto à Companhia de Jesus, leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A Companhia de Jesus  é uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola em 1534. Surgiu como braço principal da Contrarreforma e tinha obediência extrema à Igreja Católica e ao Papa.
II. ( ) Seus membros eram chamados de jesuítas e objetivavam a expansão do catolicismo, além de combater o protestantismo e seus princípios centrais.
III.( ) Os primeiros jesuítas chegaram em São Paulo em 1549 e eram liderados pelo padre Inácio de Loiola.
IV.( ) O trabalho dos jesuítas deu-se na área catequética e de educação. Fundaram diversos colégios, sendo que alguns deles deram origem a cidades (como, por exemplo, São Paulo), além da catequização dos índios em diversas regiões do país.
V. ( ) Sua ação inicial, e posteriormente de outras
ordens religiosas, fez com que o catolicismo se enraizasse profundamente no pensamento do povo brasileiro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F –  F –  V - V
	
	B
	V –  V –  F –  F - V
	
	C
	V –  V –  F –  V -  V
Você acertou!
Somente a afirmativa III é FALSA.
I. “Dentre as principais forças que personificaram a Contrarreforma, estava a Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola, em 1534, em Paris [...]”. (Livro-base, p. 93).
II. “Os jesuítas, como eram chamados os membros da ordem Companhia de Jesus [...]”. (Livro-base, p. 93).
III. Em, 1549, chegaram à Bahia os primeiros jesuítas acompanhando Governador-Geral Tomé de Souza, liderados pelo padre Manoel da Nóbrega”. (Livro-base, p. 94).
IV. “O trabalho deles se deu na área da catequese e da educação: fundaram diversos colégios, sendo que alguns deles deram origem a cidades, como foi o caso de São Paulo.” (Livro-base, p. 94).
V. “Essa ação inicial em nossa nação infante fez com que o catolicismo se enraizasse profundamente no pensamento geral. Por mais de 200 anos, não apenas jesuítas, mas diversas outras ordens religiosas foram enviadas ao Brasil no intuito de fortalecer o catolicismo e impedir qualquer presença protestante.” (Livro-base, p. 94).
	
	D
	V –  V –  V –  F -  V
	
	E
	V –  V –  V –  F -  F
Questão 4/5 - História da Igreja no Brasil
Considere a citação a seguir: 
“[...] o Brasil do Conde Maurício de Nassau, com sede no Recife. Trouxe cientistas, artistas, naturalistas. [...] Na Cidade Maurícia que Nassau edificou, o Brasil teve seu primeiro museu e oficinas de artistas [...] Cientistas como Piso e Marcgrave [...] o primeiro observatório astronômico do hemisfério [...] Mas, expulsos, os holandeses levaram para as suas colônias das Antilhas a organização, a técnica, os navios, os financiamentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONATO, Hernani. História dos Usos e Costumes do Brasil. 500 anos de vida cotidiana.  São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2005. p. 179. 
Tendo em vista a descrição acima, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, os holandeses tiveram influência em diversos aspectos culturais da região de Recife. Qual foi a influência evangelizadora do protestantismo holandês nessa região? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Foi realizado um intenso trabalho de evangelização com os indígenas, tendo sido, inclusive, escrito um catecismo na língua tupi. Muitos índios abraçaram a fé protestante.
Você acertou!
“Foi feito um intenso trabalho de evangelização com os indígenas, tendo sido escrito, inclusive, um catecismo na língua tupi. Muitos índios abraçaram a fé protestante.” (Livro-base, p. 97)
	
	B
	A influência foi mínima, pois a lei vigente proibia qualquer tipo de ação evangelizadora, seja com os índios ou com os habitantes da colônia.
	
	C
	Os holandeses evangelizaram algumas pessoas, porém tinham algumas restrições: só podiam realizar seus cultos nas residências, não podiam perturbar a ordem pública e nem fazer prosélitos.
	
	D
	Os empreendimentos realizados no Brasil eram meramente comerciais; assim, não se preocuparam com ações evangelizadoras na região.
	
	E
	Os holandeses levantaram construções com aparência de templos para realizar seus cultos.
Questão 5/5 - História da Igreja no Brasil
Considere o seguinte fragmento textual: 
“O que, afinal, os reformadores do século XVI queriam? Queriam renovar a Igreja de seu tempo a partir do Evangelho e pelo Evangelho, testemunhado pela Sagrada Escritura. Pretendiam libertar a Igreja das tradições e leis humanas que ofuscaram a luz da Palavra de Deus. Desejavam que toda a Igreja voltasse às suas origens, ao cristianismo dos tempos dos apóstolos. Foi, em termos gerais, o objetivo de todas as correntes da Reforma Protestante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FISCHER, Joachim H. Reforma. Renovação da Igreja pelo Evangelho. São Leopoldo (RS): EST, Sinodal, 2006. p. 15. 
De acordo o fragmento textual anterior e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia,  quais foram os três principais representantes da Reforma Protestante na Europa? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Martin Lutero, João Calvino e Jerônimo Savonarola.
	
	B
	John Huss, Martin Lutero, Ulrico Zuinglio.
	
	C
	Martin Lutero, John Wesley e João Calvino.
	
	D
	Charles Wesley, John Wycliff, Martin Lutero.
	
	E
	Martin Lutero, João Calvino e Ulrico Zuinglio.
Você acertou!
“[...] Reforma Protestante, cujos principais representantes foram Martin Lutero, João Calvino e Ulrico Zuinglio.” (Livro-base, p.93).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando