Buscar

EC 5 - PLANEJAMENTO E ESTUDO DE VIABILIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EC 4 
Importância do estudo de viabilidade do projeto
Um estudo de viabilidade, independentemente da natureza ou do porte do empreendimento, é requisito obrigatório de negócio. O estudo de viabilidade é ferramenta fundamental do planejamento, pois reúne todas as variáveis do negócio e fornece os indicadores para que as decisões sejam tomadas.
Quais são essas variáveis?
Dentro de um estudo de viabilidade são levados em conta três aspectos: técnico, financeiro e econômico.
Chega-se a todas essas variáveis através de um único elemento, que é o escopo do projeto. O escopo nada mais é que aquilo que se deseja realizar.
A combinação de um grande número de elementos de canteiro com a pouca disponibilidade de espaço, torna a atividade de planejamento de layout semelhante a montagem de um “quebra-cabeças”, exigindo que o planejador tenha disposição e criatividade para encontrar soluções inovadoras.
Por sua vez, a atividade de planejamento de layout consome uma  quantidade muito pequena de horas técnicas, não existindo, portanto, justificativas para a sua não realização, já que os recursos despendidos são insignificantes face aos benefícios que resultam da sua execução qualificada. Para obter um bom planejamento de canteiros, é fundamental a observância de algumas diretrizes e procedimentos de planejamento.
 
 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO DE CANTEIROS
O  planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o  planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias,  instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de  materiais. 
O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de  trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem  (Frankenfeld, 1990).
De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de  infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo,  por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as  instalações de segurança de uma serra circular. 
O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão obra. Tommelein (1992) dividiu os múltiplos objetivos que um bom  planejamento de canteiro deve atingir em duas categorias principais: 
a) objetivos de alto nível: promover operações eficientes e seguras e manter alta a motivação dos empregados. b) objetivos de baixo nível: minimizar distâncias de transporte e tempo de movimentação de pessoal e de materiais e evitar obstruções ao movimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando