Buscar

logistica reversa #prova2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
Disciplina:
Logística Reversa (LOD08)
Avaliação:
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.) ( peso.:1,50)
Prova:
Nota da Prova:
10
,
00
Legenda: 
Resposta Certa
Sua Resposta Errada
As organizações são compostas por vários departamentos, e cada um deles tem sua função específica. O departamento de marketing, além de várias atribuições, é responsável por desenvolver e divulgar produtos e serviços. Nas questões ambientais, de que maneira o departamento de marketing pode colaborar?
a) Compartilhar as principais preocupações que se relacionam ao público interno, envolvendo ações de conscientização, treinamento, esquemas de incentivo e administração dos riscos relativos à saúde e à segurança.
b) Deve observar os reforços de construção e manutenção da imagem institucional junto às comunidades interna e externa. Não se deve tentar, entretanto, passar uma imagem que condiz com a realidade.
c) Descartar a melhoria da qualidade ambiental na concepção do produto, nos materiais usados no processo de manufatura e no uso final do produto.
 d) Deve se preocupar com a colocação no mercado de produtos ambientalmente melhores, embalagens adequadas, informações apropriadas sobre o uso e descarte dos produtos, distribuição sem riscos e posicionamento do preço adequado à performance ambiental do produto.
No processo de desenvolvimento de novos produtos, alguns pontos devem ser considerados quando se estabelece seu design, pois é a partir daí que se tem a sua composição. Com relação aos aspectos a serem observados no desenvolvimento de novos produtos, analise as sentenças a seguir:
Facilidade de desmanche é uma das características que permite que o produto possa ser descartado diretamente após seu fim de vida útil.
Homogeneidade dos elementos constituintes, ou seja, produção de resíduos semelhantes como os retalhos de carpete.
Presença de materiais perigosos, como o existente nas pilhas.
Facilidade de transporte ou necessidade de transporte especial para deslocamento do produto.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a sentença IV está correta.
 b)
As sentenças I e IV estão corretas.
 c)
As sentenças III e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I, II e III estão corretas.
A análise da vida útil pode variar de produto para produto e com relação a determinadas funções. Quando a vida útil chega ao fim, dá-se a fase da eliminação. Sobre uma das principais razões que levam à eliminação de um produto, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uso de materiais reciclados, separado ou junto, com outros materiais virgens.
( ) Degradação de suas propriedades ou a fadiga estrutural, causada pelo uso intensivo.
( ) Uso de materiais que provenham de refugos de processos produtivos.
( ) Obsolescência tecnológica, devido à escolha de tecnologias de transformação dos materiais de baixo impacto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - V - V - F.
 b)
V - F - V - V.
 c)
F - V - F - F.
 d)
F - F - V - V.
Na Logística Reversa, existem algumas fases importantes, uma delas é a fase que se refere às atividades de recolhimento e deslocamento físico dos produtos usados disponíveis até um ponto de recuperação. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra essa fase do processo:
 a)
Coleta.
 b)
Classificação.
 c)
Inspeção.
 d)
Seleção.
Em um processo de coleta, fatores como tamanho, composição e valor do produto devem ser considerados. Por isso, existem vários caminhos para que esse tipo de reutilização ou reciclagem ocorra. Com base nesta informação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
Coleta por distribuição direta.
Coleta por serviços postais.
Coleta terceirizada.
Coleta por empresas de transportes.
( ) Ocorre quando existem exigências de desmontagem, especialização e movimentação.
( ) Ocorre no caso das embalagens retornáveis, onde os meios de distribuição direta servem para o retorno dos bens pós-consumo.
( ) É realizada quando o produto apresenta volume menor.
( ) Ocorre através de empresas prestadoras de serviços que possuem escalas econômicas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
I - II - III - IV.
 b)
III - IV - I - II.
 c)
II - I - IV - III.
 d)
IV - I - II - III.
A Souza Cruz é uma empresa que trabalha com preocupação com relação ao desperdício. Embora o produto fabricado por essa empresa possa vir a causar problemas de saúde aos seus consumidores, a empresa tem em contrapartida cuidar dos desperdícios para a contribuição, pelo menos em parte, para a sustentabilidade e a preservação do planeta. Com relação ao trabalho da Souza Cruz, analise as sentenças a seguir:
I- O fluxo reverso da Souza Cruz tem seu início quando verifica-se o produto fora da validade. II- Os produtos que estão com prazo de validade próximo são realocados para outro ponto de venda que tenha mais saída daquele produto.
O percentual com perdas por produtos fora da validade pela empresa é de 10%, o que representa um índice muito alto de desperdício.
Para minimizar os problemas de desperdício, o vendedor atua diretamente na produção do produto, fazendo com que ela seja feita com maior responsabilidade possível.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a sentença III está correta.
 b)
Somente a sentença II está correta.
 c)
As sentenças III e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I e II estão corretas.
A reutilização pode ser considerada uma espécie de redução na fonte, o produto e componente é utilizado da mesma forma original, sem remanufatura, por diversas vezes. Como exemplo de embalagens retornáveis podemos mencionar:Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a afirmativa III está correta.
 b)
Somente a afirmativa I está correta.
 c)
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 d)
As afirmativas II e III estão corretas.
 a)
Latas de refrigerantes e cerveja.
 b)
Baterias de carros.
 c)
Garrafas de vidro.
 d)
Garrafas pet.
As organizações estão sendo pressionadas para conter a degradação do meio ambiente. Portanto, por mais que sejam necessários investimentos, é responsabilidade das organizações a solução destes problemas. É mérito dos consumidores restringir a compra do produto ou serviço que a empresa oferece, principalmente, as que não possuem sustentabilidade. No entanto, existem soluções que as organizações podem implantar para evitar prejuízos ao meio ambiente. Sobre estas soluções , analise as afirmativas a seguir:
Reciclagem; análise do ciclo de vida; novas tecnologias menos poluentes e de menor impacto ambiental.
Aumento do consumo; produção de alimentos orgânicos; visão ética.
Educação dos consumidores para o consumo; eliminar a poluição no final do processo de produção.IV- Utilização de matérias-primas com maior facilidade de recuperação ou reciclagem; liberdade de consumo; novo paradigma econômico que reoriente o mecanismo de mercado.
No processo de logística reversa de embalagens, existem tipos de embalagens que fazem a conversão de resíduos por tecnologias convencionais de processamento em produtos com características de desempenho equivalentes àqueles fabricados a partir de resinas virgens. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de embalagem:
 a)
Embalagens de pré-consumo.
 b)
Embalagens de pós-consumo.
 c)
Embalagens reaproveitáveis.
 d)
Embalagens recicláveis.
10.O uso dos produtos dentro de um padrão também inclui a finalidade para a qual os produtos foram concebidos, isto é, se são retornáveis ou não. Sobre a classificação dos materiais que entram no fluxo reverso, com relação ao seu retorno, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Retorno inviável e retorno necessário.
 b)
Retorno indesejável ou não planejado e retorno desejável ou planejado.
 c)
Retorno impossível e retorno lucrativo.
 d)
Retorno viável e retorno desnecessário.
Prova finalizada com 
10
 acertos
 e 
0
 questões erradas
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais