Buscar

Estudo Transversal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
	 b)
	A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	 c)
	Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	 d)
	Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	2.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	 b)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 c)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 d)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	3.
	O conceito de sustentabilidade remete ao equilíbrio entre o tripé social, ambiental e econômico, de modo a garantir que as gerações futuras desfrutem dos recursos naturais que dispomos hoje. Na figura apresentada, demonstra-se uma das possibilidades para compreender o conceito de sustentabilidade. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, K.R.S. Estudos Transversais: Relações de Consumo e Sustentabilidade. Editora UNIASSELVI, Indaial, 2019, 62 p.
	
	 a)
	A sustentabilidade é o conceito científico mais amplo, que engloba o conhecimento, a consciência e as atitudes das pessoas em prol da produção industrial.
	 b)
	O uso do termo sustentabilidade é recente, bem como as ideias que essa palavra inovadora trouxe para a humanidade promover o equilíbrio planetário.
	 c)
	A partir do conhecimento, consciência e atitude se chega à sustentabilidade, um conceito estável e permanente, de fácil compreensão e impraticável para as pessoas.
	 d)
	A sustentabilidade é um termo amplo e integrador dos diversos ramos do conhecimento e sua aplicação requer consciência e atitudes responsáveis.
	4.
	A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
	
	 a)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 b)
	Política Nacional de Resíduos Sólidos.
	 c)
	Lei de Biossegurança.
	 d)
	Política Nacional das Relações de Consumo.
	5.
	Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
	
	 a)
	Concorrentes.
	 b)
	Recursos naturais escassos.
	 c)
	Pressões políticas e regulatórias.
	 d)
	Consumidores.
	6.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 b)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 c)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 d)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	7.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	 b)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	 c)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 d)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	8.
	Considerando as informações da figura, é correto afirmar que:
FONTE: https://i.pinimg.com/474x/05/2f/a6/052fa68dc121cd53a3168799e2bff0bc.jpg. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Quanto mais árvores menos calor, quanto menos árvores mais sombra.
	 b)
	Mesmo com as evidências óbvias do efeito do desmatamento sobre o clima local, o ser humano parece não reconhecer o mal que faz a si mesmo ao eliminar florestas.
	 c)
	O calor é proveniente da radiação solar que incide diretamente no solo, e a ausência das árvores contribui para reduzir o calor local.
	 d)
	O ser humano tem consciência das consequências de suas atitudes e, por isso, age com responsabilidade socioambiental.
	9.
	O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema
na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
	 b)
	A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
	 c)
	A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
	 d)
	Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
	10.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 b)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	 c)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 d)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando