Buscar

Provas oitavo período

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
Direito ambiental
	
	 1a Questão (Ref.: 201502491271)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	bem público transindividual.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público dominical.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503354581)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:
		
	 
	Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.
	
	O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental.
	
	A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.
	
	A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.
	 
	O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502940756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 É Competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Competência Material ou Administrativa):
		
	
	Apenas combater a poluição ambiental, porém em todas as suas formas.
	
	Proteger os bens de valor estético, histórico e paisagístico dos municípios.
	
	Estabelecer limites de utilização do bem ambiental natural pelas indústrias sediadas dentro do território nacional.
	
	Legislar sobre assuntos de interesse local.
	 
	Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502477175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502383502)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de:
		
	 
	procedimento administrativo;
	 
	contrato administrativo;
	
	ato administrativo complexo;
	
	ato administrativo composto;
	
	ato administrativo simples;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502895423)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o novo Código Florestal criou o CAR, Cadastro Ambiental Rural, em âmbito nacional. O Decreto nº 8.235, de 5 de maio de 2014 regulamentou o CAR. Qual a finalidade legal do CAR?
		
	 
	Integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
	
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar a atividade ambiental na Amazônia Legal evitando e combatendo o desmatamento, além de restringir o avanço da produção agropecuária e incentivar a atividade extrativa dos seringueiros, em atenção ao princípio do desenvolvimento sustentável.
	
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar a atividade ambiental e produtiva agropecuária coletando dados para o controle tributário da produção, além de permitir a cobrança do ITR Imposto Territorial Rural.
	
	Integrar as informações ambientais para controlar e monitorar a atividade ambiental na Amazônia Legal, no Pantanal Mato-Grossense, na Mata Atlântica e no Cerrado, evitando e combatendo o desmatamento e a extração irregular de madeiras de lei, incentivando o reflorestamento e as florestas renováveis, em atenção ao princípio do desenvolvimento sustentável.
	 
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar e monitorar a atividade ambiental na Amazônia Legal, objetivando a proteção às áreas indígenas, evitando e combatendo o avanço da fronteira agrícola e permitindo à produção de subsistência da população indígena, observada a proteção à flora e à biodiversidade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502383450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
		
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	 
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502383629)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta em relação ao dano ambiental.
		
	 
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é de natureza objetiva, sendo imprescindíveis, para sua caracterização, o elemento culpa e a comprovação do indiscutível caráter lesivo da atividade desenvolvida pelo agente.
	 
	Quanto à extensão, o dano ambiental pode ser patrimonial, quando disser respeito à perda material do bem ambiental, ou extrapatrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivíduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrínseco do bem.
	
	Dada a irreversibilidade do dano ambiental, a única forma de reparação contra esse tipo de dano, na via judicial, é a indenização pecuniária, a qual deverá resultar em recursos para a minimização dos impactos na área afetada pela atividade lesiva.
	
	Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental também tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é vedado ao indivíduo, vítima direta de um dano, reivindicar indenização a si próprio.
	
	o dano ambiental não pode ser dano material.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502383405)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa:
		
	 
	Somente poderá ser formulada desde que tenha havido a prévia composição do dano ambiental, salvo em caso de comprovada impossibilidade.
	
	Poderá ser formulada desde que haja expressa permissão através de decreto presidencial.
	 
	Sempre poderá ser formulada mesmo que não tenha havido a prévia composição do dano ambiental.
	
	Não é cabível nesses tipos de crimes.
	
	Poderá ser formulada somente em casos de autorização expressa do Poder Judiciário.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502556769)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Mario, cidadão consciente do dever de todos em preservar e proteger o meio ambiente, procura você, advogado, narrando que estão desmatando, em sua cidade, área de proteção ambiental para a construção de um Hotel Resort, sem qualquer autorização concedida pelo poder público. Diante do
fato narrado, qual tutela processual ambiental poderá ser proposta por Mario?
		
	 
	Ação popular
	 
	Ação direta de inconstitucionalidade.
	
	Ação civil pública
	
	Mandado de injunçao.
	
	Mandado de segurança coletivo.
Parte superior do formulário
		Avaliação Institucional
	
	 1a Questão (Ref.: 201502568704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estado avaliador, representado pelo MEC, dispõe de dados coletados que podem detalhar as condições do ensino brasileiro. Esses dados são provenientes de diagnósticos feitos através das seguintes iniciativas de verificação periódica da realidade, EXCETO:
		
	
	ENEM
	
	PROVA BRASIL
	
	ENADE
	
	CENSO ESCOLAR
	 
	DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502473619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Bordgnon, educação libertadora só é possível com avaliação emancipatória. A opção que está de acordo com a concepção de avaliação emancipatória é:
		
	 
	Analisar as causas determinantes dos resultados alcançados.
	
	Classificar os avaliados com base nos resultados obtidos.
	
	Priorizar os critérios objetivos no processo avaliativo.
	
	Focar o processo no avaliador.
	
	Garantir legitimidade com propostas dos especialistas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503332040)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo. A avaliação voltada à aprendizagem
		
	
	classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
	
	premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
	
	possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.
	
	examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
	 
	verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502944266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Avaliação institucional constitui-se num processo de "autoconsciência institucional" desvelando causas determinantes de seus sucessos e insucessos . Ao se analisar criticamente os critérios básicos para uma abordagem de avaliação democrática e qualidade social, sua concepção deve, essencialmente, pautar-se no seguinte princípio:
		
	
	disciplinadora.
	 
	emancipatória.
	
	quantitativista.
	
	centralizada.
	
	Classificatória.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502562914)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados... (M. H. Abrams, in Dilvo Ristoff, 1995.) A interpretação que aplica os pressupostos teóricos para que a avaliação institucional funcione como espelho e como lâmpada é aquela que age do seguinte modo:
		
	
	Diagnostica fragilidades e pontos fortes gerenciais para organizar os relatórios oficiais.
	
	Coleta informações e opiniões através da aplicação de questionários para arquivar na escola.
	
	Adota procedimentos legítimos e testa para validar nos setores institucionais.
	
	Comunica os objetivos e o calendário para aplicação agendada dos instrumentos de medida.
	 
	Identifica resultados evidentes na realidade escolar e os analisa com os envolvidos no processo avaliativo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502944301)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O documento que representa um referencial para verificar e analisar a qualidade existente na educação brasileira,  destacando estratégias e metas a serem alcançadas pelo  Poder Público,  em prazos plurianuais, denomina-se:
		
	
	Constituição Estadual.
	 
	Plano Nacional de Educação.
	
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação do Ensino Superior.
	
	IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação  9394/96.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503462632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
I) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
II) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
III) o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
IV) a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
Estão corretas apenas: (escolhar só uma alternativa)
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	Somente II e III.
	
	I, II e III.
	
	Somente I e II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502504497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando a comunidade escolar percebe, concretamente, os impactos decorrentes do ensino que ministram e os resultados de aprendizagem alcançados, seus integrantes se envolvem no processo educativo . E é nesse momento que os alunos e demais participantes da comunidade escolar se tornam sujeitos sociais da avaliação . Para que isso ocorra é fundamental que a equipe responsável pela avaliação institucional adote a seguinte providência, em relação aos resultados alcançados:
		
	
	Treinar os alunos e reproduzir práticas de avaliação, centrada em parâmetros teóricos.
	
	Realizar consultorias com especialistas e rejeitar avaliação externa.
	
	Justificar os resultados desfavoráveis na perspectiva da falta de base dos alunos.
	
	Continuar as práticas de ensino desenvolvidas e desconsiderar os pontos frágeis nos resultados.
	 
	Prestar contas dos resultados e discutir providências a serem adotadas coletivamente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503173500)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Outro princípio da Avaliação institucional é a ADESÃO VOLUNTÁRIA dos alunos ao processo de avaliação. Assinale o único item que NÃO reforça a importância da adesão voluntária à avaliação Institucional.
		
	
	Tem-se uma certa garantia de que A avaliação institucional refletirá a verdade sobre a instituição;
	
	A adesão voluntária confere LEGITIMIDADE ao processo de Avaliação Institucional.
	 
	A adesão voluntária ao processo de Avaliação Institucional não dá possibilidade de se que possa alcançar a realidade da universidade, pois a universidade é muito maior do que os alunos pensam
	
	O próprio grupo identifica até que ponto a prática está coerente com o que se deseja na IES.
	
	Na medida em que cresce a participação livre e consciente, maior é a possibilidade de se ter um instrumento eficiente eficaz de construção de uma universidade de qualidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502471679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento do texto "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES":
"A necessidade de construção e explicitação de dimensões, fatores e indicadores de qualidade que expressem a complexidade do fenômeno educativo têm ocupado a agenda de políticas públicas para educação e a agenda de pesquisadores do campo da educação. O avanço em termos de acesso e cobertura, principalmente no caso do ensino obrigatório, implica novas demandas de atendimento que se relacionam mais diretamente com
as condições de permanência dos alunos na escola e as possibilidades de uma aprendizagem mais significativa. Há muitas formas de se enfrentar tal debate, desde a análise do processo de organização do trabalho escolar, que passa pelo estudo das condições de trabalho, da gestão da escola, do currículo, da formação docente, até a análise de sistemas e unidades escolares que pode se expressar, por exemplo, nos resultados escolares obtidos a partir das avaliações externas" (BRASIL/INEP, 2007, p.5-6).
De acordo com o texto, é possível afirmar que: 
		
	
	A educação, elemento principal das relações sociais, expressa as dimensões da Avaliação Institucional de modo amplo.
	 
	As pesquisas e os estudos sobre avaliação contribuem para o aperfeiçoamento do processo e para a definição de dimensões, fatores e indicadores de qualidade.
	
	A definição de dimensões, fatores e indicadores da avaliação é da competência dos pesquisadores da avaliação.
	
	O atendimento aos alunos cria novas demandas que interferem e prejudicam o processo de avaliação da educação.
	
	A avaliação expressa as dimensões econômicas, culturais e sociais de uma instituição para mantê-la no mercado da educação.
	
	
			
	Psicologia Institucional
	
	 1a Questão (Ref.: 201503024217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a resposta correta em relação à definição de grupo.
I- O grupo realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras.
II- É o sujeito responsável pela produção das regras dentro das organizações e pela singularidade - ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
III- Na dinâmica de construção social da realidade é o grupo que realiza a instituição.
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505254400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como referência o processo de institucionalização, marque a opção ERRADA.
		
	
	A instituição atravessa, de modo invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais
	
	O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais.
	
	Diz-se que uma regra social foi institucionalizada quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde sua referência de origem.
	
	Por meio da ideologia, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais " dominante e dirigente" tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.
	 
	Segundo a Psicologia Institucional, não há necessidade das pessoas combinarem algumas regras para viverem em grupo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502935571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à Pedagogia Institucional, qual afirmativa NÃO se refere a sua proposta:
		
	
	O objetivo dessa pedagogia é transformar conflitos em situações de aprendizagem.
	
	Uma vertente revolucionária da educação, que defende uma crítica às instituições de ensino existentes, ultrapassando os muros da escola, diversificando o papel dos professores e atribuindo importância ao sistema educativo com o recurso às metodologias de análise política e de intervenção social.
	
	O movimento da pedagogia institucional procura difundir no interior da Escola, um novo modo de funcionamento e de relações humanas não burocráticas. A criança torna-se o centro de decisão, ou melhor, o grupo assume a sua própria direção e caminha para a sua própria autogestão.
	
	Um aspecto importante dessa pedagogia é o ensino mútuo, já que o conhecimento dos próprios alunos são estruturados para uma participação ativa de cada um no processo de aprendizagem.
	 
	Nessa pedagogia os alunos são impedidos de contestar o sistema social em que vivem, isto é, o sistema burocrático, pois é ele que impõe as regularidades comportamentais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505255700)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desvio é resultado das relações de poder, visto que ele encandeia um processo de intervenções colocadas em prática para selecionar, identificar e tipificar os indivíduos. Das afirmativas a seguir, escolhas as que são verdadeiras. 
I-De acordo com a Análise Interacionista o desvio de comportamento e a rotulação de indivíduos depende da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. Na realidade, é um conjunto de operações materiais e simbólicas que dá sentido às práticas e governa as ações dos atores, no plano individual e social; II-A Análise Institucional compreende o desvio comportamental como um ato transgressor, com a finalidade de modificar as normas instituídas. III-Para a Análise Institucional o comportamento desviante funciona como um sintoma social.
		
	
	(e) As afirmativas I, II e III estão erradas.
	
	(c) Somente a II está correta;
	
	(d) Somente a III está correta;
	
	(b) Somente a I está correta;
	 
	(a) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502942397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola como instituição fundamental para a formação da cidadania deve:
		
	
	priorizar a formação das classes favorecidas, para que elas possam desenvolver as competências lógica, linguística e moral.
	
	servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social.
	 
	colaborar com os movimentos de luta pela melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos.
	
	desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a formação dos educadores que tenham compromisso com o conhecimento sistematizado.
	
	colaborar com a socialização do indivíduo, para que haja o respeito à hierarquia estabelecida socialmente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502990373)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em todas as abordagens educacionais relacionadas aos processos educativo e formativo, percebe-se uma unanimidade no que se refere à necessidade de participação ativa dos pais nas atividades pedagógicas promovidas pela escola. Para que haja o binômio família/escola é imprescindível pensar em aspectos relacionados a esta parceria: I- fazer com que a família participe do planejamento, da execução, do acompanhamento e da avaliação de todo processo educativo na instituição; II- promover a participação da família na rotina escolar, não apenas em festas e reuniões pontuais, fazendo com que ela seja ouvida e que participe também da tomada de decisões; III- respeitar a diversidade cultural, étnico-racial, religiosa e sexual das famílias.
		
	
	As afirmativa I e II estão corretas;
	
	(e) Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas;
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502570090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o artigo sexto da Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito fundamental de natureza social, que pertence à comunidade e representa uma forma de inserção no mundo da cultura. No âmbito da lei, a relação escola-comunidade oportuniza: I- a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos; II- práticas educativas, nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza sociais; III- enseja trazer a comunidade para dentro da escola, fazendo
da escola um ponto de encontro social.
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505278414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitas vezes os grupos têm objetivos incompatíveis, como por exemplo, sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. A natureza do conflito e as maneiras como ele pode ser solucionado têm sido objeto de grande volume de pesquisas em psicologia social. Muitos conflitos têm solução pacífica, com pouco rancor. É, portanto, da maior importância descobrir maneiras de resolver pacificamente os conflitos através da comunicação entre lados opostos que conflito, na qual são feitas ofertas e contraofertas, ocorrendo uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Nesse caso, é possível solucionar um conflito em que as partes fazem trocas compensatórias, consultando seus diferentes interesses: cada lado concede o máximo em questões que não acha importantes, mas que o são para a outra parte. A esse processo, denominados de:
		
	
	Espírito de equipe e pensamento grupal
	
	Imparcialidade e motivação grupal
	 
	Negociação e solução integrativa
	
	Facilitação e indolência social
	
	Competição e decisão hierárquica
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503053678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o tema é equipes de alto desempenho destacamos alguns fatores que as definem, entre eles a satisfação do participante que significa:
		
	
	Estar satisfeito com alguns membros da equipe e não se importar se algum o aborrece.
	
	Estar satisfeito em pertencer a equipe, interagindo bem com os membros independente da interação com o líder.
	 
	Estar satisfeito em pertencer a equipe e achar que fazer parte dela é uma boa experiência em termos profissionais e pessoais.
	
	Estar satisfeito em pertencer a equipe, porém desejar que o líder dela fosse outro.
	
	Estar satisfeito com o líder da equipe independente dos demais membros.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502557502)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Modelo de Mudança nas organizações elaborado por Kurt Lewin tem as seguintes etapas sequenciais:
		
	
	Congelamento, descongelamento e mudança.
	
	congelamento, aquecimento e recongelamento.
	 
	descongelamento, mudança e novo congelamento.
	
	solidificação e aquecimento, liquefação e nova solidificação.
	 
	solidificação, descongelamento e mudança.
Parte inferior do formulário
 
 
		
	Prova TCC
	
	 1a Questão (Ref.: 201502570603)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: Os principais objetivos do meu trabalho foram sobre a descrição da importância da utilização da ludicidade dentro do ambiente escolar,ludicidade essa apresentada através de jogos e brincadeiras.o foco principal foi a utilização dessa ludicidade dentro de ambientes escolares que trabalham com alunos de 0 a 5 anos e 11 meses,esses alunos estão dentro da Educação Infantil.A problemática maior é que os professores que trabalham com essa faixa etária muitas das vezes esquecem que essa fase tem pouco tempo de atenção e por isso atividades que não tem significativo para essas crianças acabam não sendo prazerosa.Dentro de minha pesquisa,apresentei diversos autores que apresentaram em suas pesquisas o benefício que atividades lúdicas trazem para a criança.Piaget diz que a criança desenvolve suas emoções através do ato de brincar,o pai da psicanálise Freud apresenta que a criança através da ludicidade consegue amadurecer de tal forma que consegue na fase adulta lidar com seus problemas de forma real a ponto de seu psicológico não ser afetado.Por isso a escolha de tema,sobre a ludicidade dentro da Educação Infantil.Pois os professores dessa faixa etária precisam respeitar esse momento do seu aluno,é o momento que a imaginação acontece,que a socialização acontece e não acontece de forma engessada,acontece de maneira lúdica,significativa para a criança.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502570602)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: O meu referencial teórico com o título de :A ludicidade na Educação Infantil,Brincar e Jogar uma forma de Educar,trás a tona a realidade sobre a melhor metodologia que se deve ser empregada no ambiente escolar referente á Educação Infantil,pois a criança desenvolve diversas áreas de conhecimento,como o cognitivo,o emocional,a convivência entre outras.Dente as referências que utilizei,posso descrever sobre o documento BNCC(Base Nacional Comum Curricular)onde apresenta diversas atividades que podem ser desenvolvidas nessa faixa etária,respeitando os limites dos alunos,um documento feito pelo MEC e que todas s instituições de ensino,particular ou pública devem se atualizar e utilizar dentro de suas metodologias.Posso descrever também sobre a importância de Vygotsky,dentro da área de pesquisa sobre a ludicidade como método de ensino utilizado para a criança conseguir alcançar os objetivos traçados para cada faixa etária e a importância que se tem sobre o respeito de cada faixa etária.Posso falar também sobre Yolanda,que diz que a criança aprende de maneira prazerosa e de maneira significativa e que dessa maneira atividades serão internalizadas de maneira que a criança irá se tornar um adulto e suas experiências dentro da Educação Infantil nunca sairão de sua memória,pois foram atividades com um grau de significado tão grande que essas experiências marcam esse ser.Dentro da minha pesquisa estes autores foram de grande importância,pois dentro de suas pesquisas eles trouxeram à tona a real importância do assunto,pois muitos acham que a Educação Infantil é apenas um momento de passar o tempo e que as atividades desenvolvidas pelo professor não tem significado.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502570605)
	Pontos: 1,0  / 2,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: O meu procedimento foi realizado através de levantamento teórico.Através desse modo de pesquisa,pude observar que diversos autores pontuam fortemente sobre a importância da ludicidade dentro da Educação Infantil.Pude estar em contato com esses autores e observar que para eles a colocação sobre a ludicidade é assunto sério e que deveria ser pesquisado e avaliado por todo ser que interage com uma criança.a ludicidade é um método sério e que a criança precisa ter o seu tempo respeitado.que nenhuma criança é igual a outra,sendo assim diversas atividades lúdicas precisam ser exploradas por esses alunos,pois se o professor ficar peso apenas a algumas atividades estas podem deixar de
ser prazerosas pelos alunos e os alunos ficarão dispersos e a escola não será mais um lugar de prazer para essa criança,se tornando assim um aluno desestimulado.dentro de minha pesquisa,pude observar diversos autores que pontum que não só o método utilizado dentro de sala deverá ser o lúdico,mas o ambiente também deverá ser preparado para que essa ludicidade ocorra.No decorrer do trabalho as justificativas dos autores foram se apresentando de forma a montar um trabalho de pesquisa coeso e com real significativo para todo o processo de montagem do trabalho.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resultados e procedimentos metodológicos são conteúdos que estão relacionados mas que são de diferentes ordens de formação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502570608)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Dentro das minhas considerações finais,pontuei sobre a importância que esse trabalho trouxe para a minha vida,pois sou professora de Educação Infantil e pude ter acesso a diversos pensadores que pontuam sobre a importância do ato de se utilizar a ludicidade para o desenvolvimento infantil.acredito que os professores que tem contato com esses alunos precisam ter olhar diferenciado pois essa faixa etária a criança apresenta ricos conhecimento para o professor e o professor poderá também utilizar esse conhecimento do aluno para seu dia a dia dentro de sala.acredito também de forma positiva que esse tema foi muito importante para o meu crescimento profissional e mu lidar diferenciado com os alunos.Trabalho com alunos de 2 anos a 5 anos e percebo como é difícil realizar atividades lúdicas e que sejam de forma significativa para acriança,crianças de 2 anos apresentam um curto período de atenção por isso as atividades apresentadas para essa faixa etária são atividades curtas pois os mesmos se dispersam rápido,já os alunos de 5 anos apresentam uma atenção mais longas,podendo ser utilizados com os mesmos jogos com regrados e com divisão da turma em grupos.Os resultados foram obtidos de forma positiva,acho que poderia ter tido um pouco mais de tempo para realizar ainda mais profundo a pesquisa,não coloquei o meu método como trabalho de campo mas minhas vivências dentro de escolas de Educação Infantil e o amor que tenho por essa faixa etária foi de grande importância para a escolha do tema se eu fosse realizar novamente esse artigo,não escolheria outro tema,pois essa fase o professor consegue de maneira quase que mágica o reconhecimento e o amor dos seus alunos.O professor de Educação Infantil é um ser especial,pois lida com seres especiais qu são as crianças.Estou muito feliz com o meu projeto,com o tema,com o desenvolvimento e o medo que tinhaa em realizar e não conseguir alcançar os meus objetivos dentro dessa pesquisa sanados,pois assim como a ludicidade destro de sala é importante para acriança é tem que ser feito de forma prazerosa,falar sobre esse assunto foi muito prazeroso pra mim.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando