Buscar

PROJETO INTERVENÇÃO JOSEANE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

JOSEANE BEATRIS HANNECKER DE OLIVEIRA
VISANDO A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS:
SERVIÇOS QUE O MUNICÍPIO DE VIAMÃO TEM A OFERCER AO IDOSO
PORTO ALEGRE - 2019
JOSEANE BEATRIS HANNECKER DE OLIVEIRA
VISANDO A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
SERVIÇOS QUE O MUNICÍPIO DE VIAMÃO TEM A OFERCER AO IDOSO
TRABALHO DESTINADO AO CURSO SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, TRABALHO: PROJETO DE INTERVENÇÃO.PELA ALUNA JOSEANE BEATRIS HANNECKER DE OLIVEIRA
PROFESSORA ORIENTADORA: SIMONE DE JESUS
PORTO ALEGRE RS, 2019
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
N0ME DO PROJETO: VISANDO MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
SERVIÇOS QUE O MUNICIPIO DE VIAMÃO TEM A OFERECER AO IDOSO
ORGÃO RESPONSÁVEL: CREAS
EQUIPE: SUPERVISOR DE CAMPO: Assistente Social: LÚCIO CESAR GOMES DA SILVA
SUPERVISOR ACADÊMICO: Professora: SIMONE DE JESUS
II APRESENTAÇÃO
O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea, este fenômeno ocorreu inicialmente em países desenvolvidos, contudo mais recentemente é nos países em desenvolvimento que o envelhecimento da população tem ocorrido de forma mais acentuada (VERAS,2007, p. 700)
A transição demográfica tem um recente e profundo impacto em todo âmbito da sociedade, porém, é na saúde que tem maior transcendência devido a sua repercussão nos diversos níveis assistenciais e em razão da demanda por novos recursos e estruturas (COTTA et al,2006, p. 31)
Para Assis (2005, p.4) o conceito de envelhecimento ativo descrito pretende transmitir uma mensagem mais inclusiva do que o termo ¨envelhecer saudável¨, já que considera a participação como engajamento continuado na vida, mesmo que eventualmente limitado ao espaço doméstico ou coexistente com algum nível de incapacidade.
O conceito qualidade de vida é entendido enquanto fenômeno que se inter-relaciona com as diversas dimensões do ser humano. Acrescentando qualidade de vida é uma noção eminentemente humana que se aproxima do grau de satisfação, encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental (MINAYO, 2000, p. 7-18)
Devido à falta de informação sobre serviços que beneficiam o idoso, desenvolvemos um projeto informativo com serviços de extrema importância nesse contexto.
O projeto de intervenção: VISANDO MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS, visa abordar o grau de conhecimento do idoso em relação aos seus direitos, orientar alertar sobre atual situação da política de assistência social no município de Viamão, e as possíveis mudanças que possam vir a ocorrer no tripé da seguridade social, com o objetivo de incentivar o idoso a conhecer e exigir seus direitos.
Promover a cidadania e a luta pela qualidade de vida tão esperada com intuito de fortalecer o vínculo comunitário entre os serviços e a população idosa, objetivando a conscientização dos direitos.
 
III DIGNÓSTICO
O projeto se realiza no CREAS (centro de referência especializada da assistência social) localizado ao município de Viamão.
O CREAS é uma unidade pública da política de assistência social, onde são atendidas famílias e pessoas que questão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O ambiente do CREAS deve ser acolhedor, dispor de ambientes reservados e organizados para os atendimentos e orientações familiares, a recepção deve ter conhecimento acerca dos serviços e suas formas de funcionamento, para assim ofertar as informações de forma clara e coerente. Os profissionais devem ser capacitados e em número suficiente para prestar atendimento de qualidade aos usuários. A unidade, deve obrigatoriamente, ofertar o serviço de proteção e atendimento especializados a família e indivíduos em risco social como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medida podendo ofertar outros serviços como abordagem social e serviços para pessoas com deficiências, idosos e suas famílias e também medidas socioeducativas em meio aberto, o CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
A equipe profissional é composta por coordenador, assistente social, psicólogo, educadores sociais, auxiliares administrativos, estagiários (de preferência da área de assistência social, psicologia ou direito), e advogado.
Assim, optou-se por realizar o estágio obrigatório em Serviço Social no CREAS do município de Viamão, no intuito de identificar os motivos pelos quais os idosos buscam atendimento psicossocial neste local. O estágio teve início em setembro de 2019 e foi finalizado em novembro de 2019. Na ocasião, desenvolvi um folder explicativo com cada 
serviço que o município oferece aos idosos, onde constam as informações para que serve, onde encontrar e quando procurar cada serviço.
A busca pelo conhecimento é uma tarefa árdua e desafiante que envolve múltiplas determinações colocadas pela dinâmica da realidade. Significa o olhar sobre o simples, sobre o que está posto, mas com a intencionalidade de desvelar esse simples que oculta elementos concretos que só se revelam em um processo de investigação.
Não basta apenas o saber científico para realizar ações interventivas de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade. É necessário, também, compreender a realidade dada a partir da busca pelo conhecimento das particularidades de cada território, onde existem questões culturais já estabelecidas e onde se dão as relações familiares e comunitárias.
O presente projeto visa à necessidade dos idosos conhecerem os seus direitos. Entende-se que a efetivação deste, pode ocorrer através do conhecimento. A idade não pode ser fator de restrição de direitos, nem pode ser usada para dificultar o acesso a tais direitos.
IV JUSTIFICATIVA
Compreende como idoso, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de acordo que regulamenta o estatuto do idoso. Depois de anos de vida e trabalho colaborando para o desenvolvimento econômico do nosso país, a idade avançada seguindo o curso natural da vida, então é chegado o momento de descanso e começar a usufruir do que foi construído com grande esforço, baseado nesses fatores me vem a seguinte pergunta será que o idoso conhece seus direitos no município?
O tema abordado e a proposta de intervenção, foram definidos, diante dos problemas identificados, e tem a perspectiva da autora em contribuir com o CREAS, em desenvolver estratégia de ação para superar a problemática.
Verificamos através das visitas domiciliares que os idosos e seus cuidadores tinham dificuldades em saber quais serviços teriam direitos para suas problemáticas.
V OBJETIVOS. 
Objetivo Geral
O objetivo é informar aos idosos sobre os serviços que o município oferece como fonte de garantia dos direitos daqueles que envelheceram. O motivo pelo quais os indivíduos com maior experiência de vida encontram-se em dificuldades para fazer valer seus direitos e atentar sobre a importância de se investir em políticas municipais que envolvam a participação de todos na realização do que é proposto na política nacional do idoso bem como na política de saúde para o idoso. Nesta perspectiva inseri o Projeto um Folder Informativo, este projeto será desenvolvido com o propósito de informar os idosos e cuidadores sobre os serviços que o município tem a oferecer para agilizar o fluxo de atendimento, individual e 
coletivo que poderá favorecer um envelhecimento bem sucedido com tratamentos e prevenções, no qual o idoso adenta num cenário político, garantindo-lhes maior autonomia, realização pessoal que contribuem para a construção
novas alternativas de melhoria e condições de vida dos usuários de maneira digna, enaltecendo a melhor forma de lidar no processo de qualidade de vida aos idosos.
Foi por estes motivos que nos instigou a realização de uma investigação que busque a sensibilidade de uma transformação para a melhoria das condições de vida repensando da realidade hegemônica vigente apresentando serviços que encaminhem mudanças no resgate da auto-estima e bem-estar através de informações de serviços que o município de Viamão tem a oferecer.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
-Informações sobre CRAS (o que é e quando procurar, endereço e telefones), 
-CREAS endereço e telefone; 
-Informativo sobre BPC
-Importância do Cadastro Único
-O que é o ACESSUAS
-Para que serve o Centro Pop
-Quando procurar UBS, UPA e Hospital
-Telefones das UBS do município
-Endereço e telefone para solicitação de fraldas e oxigênio
-Telefones das unidades de saúde mental (CAPS)
-Como fazer para marcar consultas no SUS
-Para que serve o DISK 100
VI REFERENCIAL TEÓRICO
A categoria central de análise do projeto de intervenção é direito social, uma vez que ao longo da realização do estágio obrigatório realizado no CREAS de Viamão houve prioridade ao atendimento nos casos de violação de direitos, principalmente os da pessoa idosa.
Na tentativa de conceituar algo que não se mostra, na maioria das vezes simples, buscou-se, como um norte de defesa de cidadania da pessoa idosa em situação de risco social/comunitário, um conceito para o direito social. Sabe-se que os direitos sociais são exercidos pelo homem por meio do Estado, que é quem deve provê-los. Tomando como ponto de partida o indivíduo como pessoa humana, eles se ancoram na ideia de igualdade, que se constitui numa meta a ser alcançada, buscando enfrentar as desigualdades sociais nas suas mais variadas expressões.
Neste sentido, Couto (2006, p.49) coloca
O fundamento central dos direitos sociais são as necessidades reais do homem, que se caracterizam por serem básicas, objetivas, universais e históricas. Implicam, também, elementos de solidariedade social, transitando da ótica da consciência individual para a consciência coletiva.
Como norte de defesa dos direitos sociais dos homens dentro de uma sociedade onde ainda impera o olhar capitalista, Bobbio (1992, p.51) salienta que “os direitos do homem são direitos históricos que emergem gradualmente das lutas que o homem trava por sua própria emancipação e das transformações das condições de vida que essas lutas produzem”.
No Brasil os direitos sociais se organizaram pela via do seguro social, que garantia renda aos trabalhadores em casos de doença, invalidez, velhice e desemprego, excluindo durante décadas, os grupos sociais não participantes do mercado de trabalho formal. Entre os anos de 1985 e 1995, o país enfrentou uma ampla agenda de reformas no que se refere ao papel do Estado no 
campo social, culminando em mudanças significativas no sistema de proteção social brasileiro. Cabe ressalta caráter histórico e político dos sistemas de proteção social. 
A Constituição Federal de 1988 (CF/88) instituiu no Brasil um importante marco no processo histórico de construção de um sistema de proteção social, afiançando direitos humanos e sociais como responsabilidade pública e estatal. Dessa forma, o conjunto das necessidades dos cidadãos brasileiros no âmbito pessoal e individual inscreveu-se definitivamente nos compromissos e responsabilidades dos entes públicos, inaugurando no país um novo paradigma (SPOSATI, 2009).
Desse modo, a revisão teórica sobre os direitos sociais da pessoa idosa, bem como o entendimento a respeito do papel do Estado e da sociedade/comunidade como protetores, revelou-se fundamental neste trabalho à medida que sinalizou um norte na busca dos elementos essenciais para a discussão desta categoria. A contextualização sobre a proteção social brasileira se fez necessária para que se pudesse analisar o direito social da pessoa idosa, enquanto categoria, na atualidade. Neste sentido, a proteção social no âmbito do CREAS, compreende intervenções na realidade que se apresenta, viabilizando o acesso às políticas sociais, que assegurem a proteção social da pessoa idosa. Entende-se que os direitos sociais se ligam ao direito da igualdade, inerente a todo ser humano no sentido de lhes proporcionar uma qualidade de vida que lhes reforce outro direito, que é o da dignidade humana, ou seja, o direito de viver.
Faz-se importante pensarmos sobre os direitos sociais que toda pessoa idosa possui junto a seus familiares e sociedade. No entanto, algumas vezes estes direitos estão omitidos, ou violados, cabendo ao assistente social - profissional especializado em ações e meios que viabiliza acesso a esses direitos sociais, abarcado na dignidade do ser humano, baseado no código ético-político da profissão e amparado por leis vigentes de proteção inerentes aos 
indivíduos - buscar meios de viabilizar esses direitos, através das políticas públicas de acesso.
Os direitos mencionados são encontrados na CF/88 que demonstra clareza ao expor sobre a obrigação pai/filho e filho/pai (BRASIL, 1988). No artigo 229 está posto que os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Em se tratando da pessoa idosa, por ser um indivíduo que, por vezes, de recursos limitados na apreensão e defesa de seus próprios direitos sociais, cabe pensar que, além dos familiares, a sociedade como sendo um órgão de proteção, tem por obrigação uma percepção e ação mais humanitária em relação a esses indivíduos, que fazem parte de uma mesma sociedade com garantia de direitos iguais.
As limitações enfrentadas pela pessoa idosa exigem dos componentes familiares uma atenção intensificada às suas necessidades primordiais, como o auxílio no banho, na alimentação, nas tarefas básicas da casa. Para Areosa (2012 p. 65), “a idade merece um tratamento mais referencial que cronológico, que reflita variações de percepções, expectativas, metas e objetivos para cada situação pessoal. Traduz-se a percepção do bem-estar resultante do balanço entre exigências e recursos para enfrentá-las”. Do mesmo modo, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade (BRASIL, 2004). 
Consta no artigo 2º o do Estatuto do Idoso, que o mesmo goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se, juridicamente ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade (BRASIL, 2003).
Na possibilidade de negligência destes entes protetores, o assistente social, na perspectiva de intervenção para que esses direitos sociais sejam garantidos ou até recuperados, trabalha com instrumentos na defesa desses direitos. Sabe-se que o trabalho pode ser difícil, pois para garantir os direitos sociais da pessoa idosa que se encontra em risco social, são necessárias intervenções, muitas vezes difíceis e complexas junto às famílias, mas acredita-se que o profissional, baseado no projeto ético-político da profissão, e no olhar focado para a subjetividade de cada situação, tem o respaldo para sua ação em favor da garantia de direitos dos usuários.
VII METODOLOGIA
Para Passos e Barros (2000), a pesquisa-intervenção pressupõe conhecer o campo de investigação, constituindo-se em uma prática que acompanha a aplicação do pesquisar. Visa interrogar os diversos sentidos cristalizados nas instituições e que atravessam a vida cotidiana, a fim de produzir evidências que visibilizem o jogo de interesses e de poder, desmanchando os territórios constituídos e convocando a criação de outras instituições. Além disso,
possibilita uma maior interferência do pesquisador no campo pesquisado, e considera a capacidade inventiva de todos os sujeitos envolvidos na pesquisa como ferramenta de trabalho.
O objetivo do momento investigativo é de produzir um conhecimento, uma compreensão da problemática dos idosos com os quais se trabalha e da percepção de suas dificuldades, encaminhando-o para os serviços que o município oferece. 
Na realização desse estudo de natureza qualitativa, o instrumento utilizado na coleta de dados foi visita domiciliar, conversando com idosos e cuidadores, identificando suas necessidades e verificando a importância de orientá-los corretamente onde e que tipo de serviços deveriam procurar para deliberar suas necessidades no momento.
Sendo assim, o projeto de intervenção foi realizado no CREAS um folder explicativo com endereços e telefones dos serviços que o município de Viamão oferece aos usuários, esse folder foi entregue nas visitas domiciliares dos idosos referenciados no CREAS.
VIII RECURSOS
8.1 Humanos
Assistente social coordenador de campo, facilitador de arte.
8.2 Materiais
Computador, papel para folder
IX CRONOGRAMA FÍSICO
	Ano
	2019
	Meses de atividades
	Setembro
	Outubro
	Novembro
	
	04
	11
	01
	
	09
	14
	22
	
	26
	16
	
	Dias
	
	23
	
	
	
	
	
	
	
	
	
X CRONOGRAMA FINANCEIRO
	CONFECÇÃO DO FOLDER
	
30 FOLDERS
	
R$ 120,00
REFERÊNCIA
ASSIS, M. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: reflexão para ações educativas com idosos. Revista de Atenção Primária à Saúde. Rio de Janeiro, v. 8, p. 1-14, 2005. 
MINAYO, M. C. S. et al. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 7-18,2000. 
COTTA, R. M. M. et al. La hospitalización domiciliária entre los câmbios demográficos y nuevos retos de salud. In: R. J. PEREIRA et al. Qualidade de vida global de idosos. REVISTA PSIQUIÁTRIA, Rio Grande do Sul, v. 28, n, 1, p. 27-38,2006
COUTO, Berenice Rojas. O direito social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 
AREOSA, Silvia Virginia Coutinho (Org.). Envelhecimento humano: realidade familiar e convívio social de idosos do Rio Grande do Sul (Brasil) e da Catalunha (Espanha). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. Lei n. 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 jan. 1994. Disponível em: Acesso em: 22/09/2016 
SPOSATI, Aldaiza. Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília, DF: UNESCO, 2009. 
BRASIL. Lei n. 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. LOAS. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 dez. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8742.htm> Acesso em 05/11/2019.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 16, n. 1, p. 71-79, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando