Buscar

apol 3 química geral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Química Geral
Em 1864, o químico inglês John Alexander Reina Newlands publicou uma série de artigos no periódico Chemical News. Em seus artigos defendeu a ideia de que os elementos conhecidos na época poderiam ser ordenados em oito grupos, em ordem crescente das massas atômicas, sendo que cada oitavo elemento apresentaria propriedades semelhantes ao elemento que estava, na mesma linha, ocupando a mesma posição na coluna anterior, estabelecendo qual Lei?
	
	A
	Lei das propriedades crescentes dos elementos.
	
	B
	Lei das massas atômicas dos elementos.
	
	C
	Lei da periodicidade dos elementos.
	
	D
	Lei da randomicidade dos elementos.
Questão 2/5 - Química Geral
É sabido que a chuva ácida é provocada por emissão de gases como NO2. Analisando estequiometricamente, uma vez que a massa molar de 1 mol de NO2 é de 46 g/mol e que representa 6,02. 1023 moléculas deste gás, qual a massa e a quantidade de NO2 presentes em 50 mols deste gás?
	
	A
	2300 g e 6,02.1023 moléculas
	
	B
	1,09 g e 6,02.1023 moléculas
	
	C
	2300 g e 3,01.1025 moléculas
	
	D
	1,09 g e 3,01.1025 moléculas
Questão 3/5 - Química Geral
(ENADE, 2005) O texto a seguir trata da classificação periódica dos elementos, proposta por D. I. Mendeleiev (1869). 
"Embora a Tabela de Mendeleiev tivesse algumas imperfeições óbvias, a periodicidade das propriedades e a tendência de agrupar elementos semelhantes são evidentes. Ela também incorporava diversos princípios que contribuíram para a aceitação da lei periódica: a listagem seguindo massas atômicas crescentes, a separação entre o hidrogênio e os elementos imediatamente seguintes, os espaços vazios para elementos desconhecidos, e a incerteza em relação à localização dos elementos mais pesados. Alguns elementos pareciam estar fora do lugar quando colocados estritamente em ordem crescente de massas atômicas. Isto pareceu a Mendeleiev ser decorrente de erros na determinação das massas atômicas: por isso, ele deixou de aderir estritamente ao aumento das massas atômicas. Assim, ele colocou o ouro depois do ósmio, do índio e da platina – e determinações posteriores das massas atômicas demonstraram que isso estava correto. Outras inversões, porém, não foram corrigidas por meio de melhorias nos métodos de determinação de massas atômicas, e somente foram explicadas pelo trabalho de Moseley a respeito dos números atômicos em 1913. Entretanto, o maior “insight” de Mendeleiev está em seu artigo de 1871 a respeito dos espaços vazios na tabela periódica. A partir de suas posições na tabela, ele deduziu as propriedades desses elementos e de seus compostos. Essas previsões foram verificadas de maneira espetacular durante as duas décadas seguintes, com a descoberta de três elementos: gálio, escândio e germânio."
(Traduzido e adaptado de: IHDE, A. J. The Development of Modern Chemistry. Nova York: Dover, 1984, p. 245, 247 – 248.) 
Considerando o que é abordado nesse texto e que o trabalho de Mendeleiev pode ser usado didaticamente para discutir alguns aspectos da química e da atividade científica, pode-se concluir que
	
	A
	a proposição da lei periódica por Mendeleiev é um exemplo de descoberta acidental
	
	B
	Mendeleiev não poderia ter descoberto a lei periódica sem um conhecimento prévio da distribuição eletrônica em níveis e sub-níveis de energia.
	
	C
	a imprecisão das previsões de Mendeleiev acerca das propriedades do gálio e do escândio gerou descrédito em relação à lei periódica, somente superado após o trabalho de Moseley
	
	D
	a lei periódica foi deduzida por Mendeleiev a partir de suas especulações teóricas a respeito do núcleo atômico; as propriedades observáveis dos elementos serviram para comprová-la.
	
	E
	os cientistas às vezes atribuem ao erro experimental as evidências que contrariam suas hipóteses, assim como fez Mendeleiev, ao justificar a mudança de posição de alguns elementos em sua tabela.
Questão 4/5 - Química Geral
Além do número atômico e da massa atômica, a Tabela Periódica nos apresenta propriedades de interesse para diversas aplicações e estudos. Dentre estas propriedades destacaremos a distribuição eletrônica, o raio atômico, a energia de ionização, a eletroafinidade e a eletronegatividade. Ainda com relação ao número atômico, temos que:
	
	A
	É o número de prótons presentes no núcleo do elemento, sendo representado pela letra A e normalmente apresentado na Tabela Periódica acima do símbolo do elemento.
	
	B
	É a soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo do elemento. É representado pela letra A e normalmente é apresentado na Tabela Periódica acima do símbolo do elemento.
	
	C
	É o número de prótons presentes no núcleo do elemento. É representado pela letra Z e normalmente é apresentado na Tabela Periódica acima do símbolo do elemento.
	
	D
	É a soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo do elemento. É representado pela letra A e normalmente é apresentado na Tabela Periódica acima do símbolo do elemento.
Questão 5/5 - Química Geral
Podemos considerar o Livro Traité Élémentaire de Chimie de Antoine Laurent Lavoisier, o qual foi publicado em 1789, como a primeira formalização de uma classificação de elementos químicos. Neste livro foram apresentadas 33 substâncias que não podiam ser decompostas por reações químicas, as quais chamou de substâncias simples. Lavoisier as classificou em quatro grupos dos quais três até hoje fazem parte da classificação periódica dos elementos, dentre os quais se destacam:
	
	A
	Substâncias metálicas e substâncias terrosas.
	
	B
	Substâncias simples e substâncias compostas.
	
	C
	Substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.
	
	D
	Substâncias sólidas e substâncias gasosas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando