Buscar

pratica 2 densimetro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXPERIMENTO 2 – DENSIMETRO 
FINALIDADE
Determinar a densidade de líquidos através da utilização de densímetros. Além de relacionar os resultados obtidos com as fundamentações teóricas da literatura.
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume. Quando se refere a uma substância pura, maciça e homogênea, como elementos ou compostos químicos, a densidade é chamada de densidade absoluta ou massa específica. Caso contrário, é chamada somente densidade e representa a densidade média de um corpo ou de uma substância não homogênea. De acordo com o Sistema Internacional (SI), a densidade é expressa em kg m-3, mas muitas vezes é encontrada expressa em g mL-1. (SAINT’PIERRE, 2019)
As densidades de soluções e de líquidos podem ser medidas facilmente, por meio de um aparelho chamado densímetro. Um densímetro de qualidade e adequado para uso dentro de um laboratório possui estrutura resistente, com um tubo de vidro composto por chumbo em sua base. Na parte superior há uma escala numérica que aponta o nível de densidade de líquido que está sendo medido pelo instrumento. O densímetro flutua no líquido quando seu peso é igual ao empuxo exercido pelo líquido. A densidade do líquido é indicada por meio da graduação na haste do equipamento, pelo valor da escala coincidente com a superfície do líquido. (PROLAB, 2019)
O funcionamento de um densímetro baseia-se no princípio de Arquimedes que permite determinar a impulsão sobre um corpo mergulhado num fluido em repouso, e que é uma força vertical, para cima, cuja intensidade corresponde ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
É importante reafirmar que densímetros não medem a concentração da solução e sim a densidade. Existem densímetros especiais destinados a determinar a concentração ou o teor alcoólico, alcoômetros, sendo padronizado para este único tipo de amostra. Aferidos de modo a fornecerem, por leitura direta, a percentagem de álcool de uma solução de água e álcool. (PROPRIEDADES... 2019)
Existem diversas unidades diferentes que se relacionam com o conceito de densidade, são exemplos disso as escalas Baumé (oBe) e Gay-Lussac (oGL). A Escala Baumé é utilizada em hidrômetro que se utiliza de água pura e soluções de cloreto de sódio como pontos da escala. A relação entre oBe e a densidade da solução pode ser feita através das equações oBe = 145 – (145/d), utilizada para soluções mais densas que a água, e oBe = - 130 + (140/d), para soluções menos densas que a água. A escala de Gay-Lussac oGL é utilizada para medidas de teor alcoólico em mistura água-álcool. De forma simplista a termilogia de oGl se refere a uma porcentagem podendo ser visualizada na equação:
 (PROPRIEDADES... 2019)
METODO EXPERIMENTAL
Reagentes e soluções
Nesta prática foram utilizados:
agua destilada
Etanol absoluto
Etanol comercial
Aparelhagem ou equipamento especial:
No experimento foram utilizados os seguintes materiais:
Densímetro
Proveta
Método:
De acordo com roteiro fornecido pelo professor, colocou-se o liquido a ser analisado em uma proveta de 500ml, mergulhou-se o densímetro no liquido segurando-o pela extremidade superior de sua haste e deu-se um giro rápido no densímetro, soltando-o. Aguardou-se o aparelho atingir equilíbrio para se realizar a leitura da escala. O mesmo procedimento foi realizado para agua destilada, etanol absoluto e etanol comercial. A temperatura durante o experimento foi medida e anotada.
RESULTADO E EXECUÇÃO DOS CALCULOS
O experimento foi realizado a uma temperatura de 26 ºC. Foram analisadas três amostras distintas, sendo elas água destilada, etanol absoluto e etanol comercial. Para cada amostra foi utilizado um densímetro com escala que permitiu a correta medição da densidade. Para a determinação da densidade da agua usou-se um densímetro de escala de 0,9500 a 1,0000 g/cm3, para o etanol absoluto usou-se 0,7500 a 0,8000 e para o etanol comercial utilizou-se 0,8000 a 0,8500. 
Os resultados obtidos nesta pratica estão dispostos na tabela 1, a seguir:
	amostra
	Densidade g/cm3
	Percentagem em peso % (p/p)
	Agua
	0,9965
	0
	Absoluto
	0,7920
	97
	comercial
	0,8170
	88
DISCUSSÃO
Na tabela 2, Foram relacionadas as temperaturas de 15ºC e 20ºC às porcentagens encontradas, identificando assim as densidades das amostras nestas temperaturas. 
	
	densidades
	amostra
	15ºC
	20ºc
	Agua
	0,99913
	0,99823
	Absoluto
	0,80274
	0,79846
	comercial
	0,82754
	0,82323
Observados os dados acima, tem-se que a densidade diminui com o aumento da temperatura, esse fato pode ser explicado devido a elevação da temperatura influenciar no aumento do volume do liquido (expansão térmica).
Através de tabelas disponibilizadas pelo professor, foram determinadas as concentrações de etanol nas amostras analisadas, considerando a densidade e a temperatura (tabela 3). 
	
	
	Concentração de etanol 
	
	
	Graus gay-lussac %
	
	Gramas de etanol por cm3
	
	amostra
	15ºC
	20ºc
	15
	20ºc
	Agua
	0,60
	1,21
	0,47
	0,96
	Absoluto
	98,31
	98,44
	078,02
	77,70
	comercial
	92,01
	92,21
	73,02
	72,78
Nota-se que a concentração de etanol varia de acordo com a variação da densidade e da temperatura. Na escala de graus Gay-Lussac, percebe-se que ao aumentar a temperatura, a porcentagem de volume também aumenta. Quanto à concentração em g/cm3 verifica-se o inverso, a massa de etanol diminui com a elevação da temperatura. A concentração de etanol encontrada para a agua pode estar associada ao fato de erros no desenvolvimento desta experiência.
CONCLUSÃO
Com a conclusão deste experimento, constatou-se que a densidade de líquidos pode ser facilmente determinada com a utilização de um densímetro. Os resultados encontrados foram satisfatórios, mesmo com a taxa de erros considerável. 
Pode-se perceber que a densidade e a temperatura são inversamente proporcionais, tendo em vista que com o aumento da temperatura a densidade diminui devido à expansão térmica. Já para a concentração, a porcentagem de volume cresce juntamente com a temperatura, contrariamente da massa de etanol que cai com a subida da temperatura. 
REFERENCIAS
PROLAB. O que é e como funciona o densímetro? Disponível em: <https://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/o-que-e-e-como-funciona-o-densimetro/>. Acesso em: 01 set. 2019.
 SAINT’PIERRE, Tatiana Dillenburg. Densidade. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_densidade.pdf>. Acesso em: 01 set. 2019.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS. Disponível em: <http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lisandra/fisico-quimica-alimentos/material-didatico/parte%20da%20apostila%20de%20densidade.docx/at_download/file>. Acesso em: 03 set. 2019.
PROBLEMAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando