Buscar

Resenha Critica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fibra de vidro na engenharia
Lúcio de Abreu Corrêa é graduado em Engenharia de Minas e estuda a disciplina de Metalúrgica e de Materiais em curso de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, como requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais no ano de 2014.
O seu artigo tem como objetivo o estudo de propagações de ondas em tubos de epóxi reforçado como fibra de vidro.
Com tudo Corrêa (2014, p15) aborda que a adoção de materiais compósitos pela indústria de petróleo e gás vem ocorrendo de uma forma gradual, e ainda encontra certa resistência devida á novidade de sua aplicação em projetos mecânicos do setor, e da menor confiabilidade que possuem em relação a metais. A sua implementação em maiores escalas depende também do desenvolvimento de métodos de inspeção e monitoramento de integridade estrutural.
O autor intensifica a possibilidade da implantação da fibra de vidro em tubos de epóxi e cita grandes vantagens, tais como a possibilidade de monitorar a integridade estrutural sem a necessidade de danificar a estrutura, precisão em indicar a posição de defeitos (vazamento de ondas) e são vantajosos quando se pretende inspecionar estruturas de grandes dimensões e sua desvantagem e a adaptação dos tubos com as ondas, pois tem a complexidade das equações que regem o problema e deve-se observar que as ondas guiadas são extremamente dependentes do comprimento de onda e da frequência, sendo que a propagação de um modo de onda guiada depende de uma dada combinação de geometria dos tubos, numero de onda e frequência. 
O tema em torno da inovação é ainda complexo, permite variadas interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. A aplicação das inovações seja tecnológica, sejam organizacionais são sempre fontes de redução de custos, aumento de produtividade, lucratividade, aumento do poder competitivo dentre outros fatores, quando bem usadas no negócio.
Atualmente, o que se pode perceber é que, a empresa através de seus profissionais tem procurado adquirir mais conhecimentos sobre inovação, gestão da inovação, seus fundamentos, conceitos e aplicações, principalmente como forma de aumentar a competitividade e diferenciação no ambiente de negócios, com isso, a aplicação da fibra de vidro é uma grande incógnita, mesmo com todas suas vantagens em resolução de problemas de uma forma mais rápida e exata e tem como desvantagem sua confiabilidade e resistência e “a aplicação das ondas guiadas vem da complexidade da solução das equações que regem o problema. Como resultado dessa solução observa-se que as ondas guiadas são extremamente dependentes do comprimento da onda e da frequência, sendo que a propagação de um modo de onda guiada depende de uma dada combinação de geometria, numero de onda e frequência”. (CORRÊA, 2014, p.17 apud HUANG, 1984, p.363-379).
Portanto a efetivação da fibra de vidro não só em tubos epóxi, pode ser aplicada em varias outras verificações e soluções de problemas, dependendo assim, do aprofundamento do estudo e pesquisa, explorando assim ao máximo todas as qualidades que o polímero tem a oferecer nas áreas afins, com isso diluindo ao máximo a falta de confiabilidade que o material tem diante de outros, tais como alumínio e ferro que tem mais resistência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando