Buscar

APOL 1 - Eletronica Analogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Eletrônica Analógica
Para o circuito limitador apresentado na figura a seguir considere que os diodos D1 a D4 são de silício (VD = 0,7 V), vi (t) = 10.sen(376,8 t) [V] e o resistor R1 é de 10Ohms.
Sem considerar a escala dos gráficos, qual o que melhor representa a forma de onda do sinal de saída vo (t)?
Nota: 20.0
	
	A
	
Você acertou!
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 2/5 - Eletrônica Analógica
Considere o circuito a seguir com os diodos ideais e com as entradas A, B, C e D podendo assumir somente os valores de tensão de 5 V (nível lógico 1) e 0 V (nível lógico zero). 
Determine a expressão lógica booleana para a saída Y.
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Você acertou!
	
	E
	
Questão 3/5 - Eletrônica Analógica
Para o circuito da figura:
Considerando a segunda aproximação do diodo, determine o valor aproximado da tensão da fonte Vi para produzir uma corrente ID = 9,5 mA no diodo D (diodo de silício).
Nota: 20.0
	
	A
	10,93V
	
	B
	9,28V
Você acertou!
	
	C
	8,31 V
	
	D
	7,33 V
	
	E
	6,56 V
Questão 4/5 - Eletrônica Analógica
Todos os sistemas eletrônicos dependem de materiais semicondutores. O silício é o material semicondutor mais abundante na natureza. Mas para poder ser usado para a fabricação de dispositivos eletrônicos deve ser dopado com impurezas (átomos de outros elementos químicos). O silício puro deve ser contaminado para formar as junções p-n responsáveis pelas funcionalidades de todos os dispositivos eletrônicos.
Considerando as características de uma junção p-n qual das seguintes afirmações é verdadeira?
Nota: 20.0
	
	A
	Os semicondutores têm portadores livres que permitem a condução de corrente em qualquer circunstância.
	
	B
	Os mecanismos de condução de corrente numa junção p-n são difusão e deriva.
Você acertou!
	
	C
	Os elétrons de condução são a ausência de lacunas.
	
	D
	Uma junção p-n polarizada reversa permite circulação de corrente no circuito.
	
	E
	A barreira de potencial da junção aumenta com a polarização direta.
Questão 5/5 - Eletrônica Analógica
Um equipamento de som começou a apresentar mau funcionamento e foram feitos vários testes. O teste da fonte de alimentação detectou que ela, em vez de fornecer uma tensão contínua estava entregando uma tensão variável e instável.
Para que este equipamento funcione corretamente, a tensão providenciada pela fonte deve ser contínua e imune a variações de tensão da rede elétrica. Para regular esta tensão, diodos zener são usados como referência de tensão e como regulador shunt. Quando conectado em paralelo com uma fonte de tensão estando reversamente polarizado, o diodo rompe por avalanche se a tensão de entrada é maior do que a tensão de ruptura, fixando uma tensão de ruptura reversa chamada tensão de zener (VZ ). Esta tensão é extremamente estável e praticamente independente de temperatura.
No circuito da figura, vi representa a tensão necessária para polarizar reversamente o diodo zener, e  a impedância equivalente que o zener está enxergando.
A fonte de alimentação estava com o diodo zener de referência queimado e ele precisa ser trocado. Se a máxima tensão de polarização  que o sistema vai fornecer (tensão transitória) é 12 [V] , e a tensão de referência que o sistema precisa é VZ= 6 [V] o diodo deverá ser escolhido considerando a máxima corrente que ele poderá suportar. Mas na hora da troca devemos considerar que quanto mais corrente o diodo aguenta, mais caro é o componente. Considerando a segurança do sistema (a corrente que o dispositivo suporta dever ser 10% maior do que a máxima corrente que vai circular no circuito) e o menor custo do conserto, o diodo zener escolhido deverá ter uma máxima corrente reversa de aproximadamente (maior):
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
	
	D
	
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais