Buscar

Desenvolvimento gerencial e liderança - prova I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As decisões são direcionadas aos objetivos de longo prazo da organização. Assim, é imprescindível que a alta administração saiba lidar com todos os elementos que compõem a estrutura organizacional. Essas decisões ligam a empresa a seu ambiente externo, uma vez que esta é vista a partir e um sistema aberto. Além disso, esse tipo de decisão determina as diretrizes e políticas que são adotadas por todos os departamentos. Sobre esse tipo de decisão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tático.
	 b)
	Estratégico.
	 c)
	Político.
	 d)
	Operacional.
	2.
	Para que o planejamento dentro das estruturas organizacionais aconteça, é necessário que o objetivo seja claro. Portanto, existem algumas premissas básicas a serem aplicadas para que o planejamento aconteça com eficácia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Diagnóstico empresarial.
II- Projeção.
III- Estimativa.
IV- Planos.
(    ) É a convicção de que o planejamento é o melhor caminho a ser tomado para desenvolver atividades.
(    ) Verifica a qualidade e a quantidade das tarefas efetuadas que estão sendo executadas.
(    ) Analisar os aspectos atuais relevantes à empresa, buscando melhorias constantes.
(    ) Verifica regras existentes na organização para transformar as tarefas atuais por tarefas futuras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	III - II - IV - I.
	3.
	A comunicação é uma ferramenta importante para gerar o conhecimento. É através dela que podemos socializar o que sabemos, perguntar e gerar discussões que podem trazer algo melhor ou novo para as organizações. Sobre comunicação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações em quem está lhe ouvindo.
	 b)
	Constitui o processo por meio do qual a informação é passada e trocada entre as pessoas.
	 c)
	É um ato unilateral que envolve a pessoa que tem uma determinada informação.
	 d)
	É o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.
	4.
	Atualmente, as organizações são tratadas a partir de uma abordagem sistêmica. O conceito pode parecer simples, mas a aplicação prática requer interdependência real das partes que envolvem uma organização no seu micro e macroambiente. Não basta o gestor avaliar as situações isoladamente, ele precisa ter uma visão que englobe diversas perspectivas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos entender que a organização é um sistema criado pelos homens, sem manter uma dinâmica interação com seu meio, visto que, não há trocas que ocorrem com os clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, governo, entre outros, por serem desnecessárias.
(    ) As organizações retiram do ambiente externo os recursos necessários para seu funcionamento, como os insumos e, da mesma forma, devolvem para o meio os produtos ou os serviços.
(    ) As organizações, a partir da segunda metade do século XX, passam a ser vistas como sistemas abertos. Essa nova visão faz com que os administradores tenham que mudar seu comportamento e, assim, o foco deixa de ficar somente nas tarefas internas das organizações e passa a atuar também no ambiente interno.
(    ) Esse novo cenário de atuação leva os gestores a buscarem novas tecnologias no trabalho, repensar a estrutura organizacional, a qualificação e a participação das pessoas no processo de trabalho, novos conceitos e paradigmas de liderança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - F.
	5.
	A tomada de decisão grupal pode ser definida como uma decisão lenta com relação à tomada de decisão individual, porque o processo de tomada de decisão em grupo exige abertura de opiniões, análise das resoluções de problemas, e, por fim, consenso para a realização da tomada de decisão. Alguns autores citam técnicas que auxiliam o grupo para que esse processo seja eficiente. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupos de interação.
II- Brainstorming.
III- Técnica nominal de grupo.
IV- Reunião eletrônica.
(    ) É a técnica em que o grupo se reúne como em uma reunião tradicional, e as pessoas agem de modo individual.
(    ) É a técnica que o grupo se reúne e cada um apresenta a sua ideia, em busca de soluções criativas para a resolução de problemas.
(    ) É a técnica em que o grupo se reúne e trocam ideias de forma verbal e não verbal, mas que para chegar a um consenso é necessário censurar determinadas ideias.
(    ) É a técnica na qual o grupo utiliza a tecnologia para auxiliar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	As organizações devem estar cada vez mais engajadas na busca de saber em que ambiente estão inseridas, seja em aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e políticos, que, por sua vez, influenciam na sobrevivência da organização. Com relação a esses ambientes, analise as sentenças a seguir:
I- O ambiente organizacional se forma no conjunto de crescimento e desenvolvimento da organização.
II- O ambiente externo é a busca por saber em que área de atuação ela proporciona nicho de mercado.
III- O ambiente relacionado ao alcance dos resultados é visto como nicho de mercado, proporcionando crescimento.
IV- O ambiente organizacional está relacionado ao paradigma das mudanças, sem que haja a perspectiva de crescimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	As pessoas são diferentes entre si e, por esse motivo, também diferem no modo de tomar as decisões. Essas diferenças podem ser explicadas pelo estilo de decisão pessoal, que pode ocorrer de quatro formas diferentes (DAFT, 2010). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estilo comportamental: é utilizado por pessoas que têm preferência por soluções simples e bem definidas. Geralmente os gerentes utilizam para decisões rápidas, por não gostarem de lidar com muitas informações.
(    ) Estilo analítico: utilizado por pessoas que se adequam a soluções mais complexas e costumam reunir muitas informações para se basear, antes de tomar a decisão.
(    ) Estilo conceitual: também utilizado por pessoas que gostam de considerar um grande número de informações, porém são mais socialmente orientadas do que as que possuem um estilo analítico. Usam da criatividade na resolução de problemas.
(    ) Estilo diretivo: é adotado por gerentes que têm uma profunda preocupação com as outras pessoas envolvidas no processo. Pessoas com este estilo gostam de conversar com os funcionários e tentar compreender seus sentimentos para não os afetar, além de entender o efeito que a decisão terá sobre eles.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
FONTE: DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Os ambientes organizacionais são compostos por variáveis do ambiente externo, ambiente tarefa, ambiente global e ambiente interno que, por sua vez, atuam dentre alguns fatores. Sobre esses fatores, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Recursos humanos.
II- Proprietários.
III- Gestores.
IV- O ambiente físico de trabalho. 
(    ) Responsável pela administração dos recursos da organização e pelas funções administrativas.
(    ) Relacionado à qualidade de vida no trabalho, proporcionando ao colaborador a motivação.
(    ) Relacionado aos investimentos para uma ou mais organizações, dispondo de determinadas ações.
(    ) É relacionado aos profissionais contratados interna e externamente nas organizações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	IV - I - III - II.
	9.
	Tomar uma decisão é algo que exige muito de todos nós. E quando levamos esta situação para o campo empresarial, as coisas se complicam um pouco mais, pois a decisão tomada em uma empresa, geralmente, envolve custos e também pessoas. Por estas e outras razões é que, diante deste contexto, é necessário que tenhamos bastante atenção aos fatos e também inteligência emocional para lidar com o que pode acontecer após uma decisão tomada. Um processo de tomada de decisão pode ser simples ou complexo - isso vai depender do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo. Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão. É possível definir a tomada de decisão como:
FONTE: https://www.ibccoaching.com.br/portal/a-importancia-da-tomada-de-decisoes-nas-organizacoes/. Acesso em: 15 jul. 2018.
	 a)
	Uma escolha feita a partir de várias alternativas.
	 b)
	Uma escolha organizacional.
	 c)
	Uma escolha a partir da opinião da maioria.
	 d)
	Uma escolha pessoal dentro da organização.
	10.
	As organizações que adotam o sistema aberto observam o ambiente externo quanto às ameaças e às oportunidades. Esse modelo de organização aberta estabelece constante troca com o meio e retira do ambiente externo recursos e insumos, devolvendo-os como produtos e/ou serviços. Dessa maneira, Chiavenato (2003) apresenta alguns parâmetros dessa troca. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Entrada ou insumo.
II- Saída ou produto ou resultado.
III- Processamento.
IV- Retroação.
V- Ambiente.
(    ) Converte as entradas nas saídas.
(    ) É a consequência que deve estar conforme os objetivos do sistema.
(    ) Compara as entradas e as saídas e verifica se estão conforme os padrões preestabelecidos.
(    ) São as informações que dão impulso para que o sistema funcione.
(    ) É capaz de se adaptar e mudar conforme as exigências.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração nas organizações. 5. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
	 a)
	I - V - III - IV - II.
	 b)
	V - I - II - III - IV.
	 c)
	IV - III - I - V - II.
	 d)
	III - II - IV - I - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando