Buscar

Prova Economia 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454667) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14039773
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.  
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	a)
	Uma procura elástica.
	b)
	Uma procura inelástica.
	c)
	Uma oferta elástica.
	d)
	Uma oferta inelástica.
	3.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	a)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	b)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	c)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	d)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	a)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	b)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	c)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	d)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	*
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	5.
	As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir:
I- A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. 
II- Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. 
III- Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. 
IV- Nos monopólios, a empresa que atua no setor, normalmente, faz uso de campanhas institucionais para salvaguardar a imagem frente aos consumidores e à sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença IV está correta.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	7.
	A curva da oferta de produtos revela que quanto maior for o preço dos produtos vendidos, maior também será a vontade em ofertá-los, ou seja, há uma relação direta entre quantidade oferta e preço dos produtos. Esta é a chamada Lei da Oferta. Sobre as variáveis que constituem a oferta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço do produto ou serviço não influencia a oferta, pois está relacionado estritamente à quantidade de produtos que será comprada pelos consumidores.
(    ) As matérias-primas utilizadas no processo de produção determinam a quantidade ofertada em função de seus preços.
(    ) Fatores climáticos como um grande volume de chuva não interfere na oferta de produtos, pois as empresas podem proteger-se totalmente destes efeitos.
(    ) A tecnologia empregada na fabricação é importante para a oferta de produtos, uma vez que aumenta o nível de competitividade das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - V - F.
	8.
	Com relação à lei da oferta e procura, suponha a seguinte situação de mercado: o preço de determinada mercadoria é de R$ 10,00. Em função desse preço, a quantidade procurada é de 650 unidades, já a quantidade ofertada é de 60 unidades. Analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é maior que a oferta. Em função disso, há uma tendência de elevação dos preços. 
II- A capacidade de produção vai dar conta da demanda; portanto, não há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada ficará igual à capacidade ofertada. Portanto, os preços serão iguais, resultando num equilíbrio de mercado.
IV- Nesta situação, a procura será menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto
dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
	a)
	O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	b)
	O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
	c)
	O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	d)
	Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
	10.
	A Teoria Marginal tem como base o poder da escolha do consumidor. É a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está alicerçada em pelo menos cinco princípios: utilidade percebida, utilidade acumulativa, produtos complementares, comparações racionais e maximização da satisfação. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade pode estar sujeita a comparações racionais. No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfação relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.   
II- O consumidor reflete no momento de maximizar sua satisfação. Em razão disso, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração.          
III- A utilidade de um produto pode ser percebida. Isso significa que todo produto ou serviço, por melhor que seja, possui um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar a saturação. 
IV- A utilidade total de um produto ou serviço é acumulativa. Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. O consumidor percebe um grau subjetivo de utilidade em cada produto ou serviço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando