Buscar

Atividade 01 NR10- José Guilherme Lopes de Freitas[762]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NR 10 – Segurança em Eletricidade
Aluno(a):
José Guilherme LopesdeFreitas
Data: 
04
/ 
12
 /
2019
Atividade
 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
0
5
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
 01
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
A Varejos & Varejos Ltda, empresa administradora de um grande Centro Comercial pretende se adequar a NR-10, portanto solicita a sua consultoria.
Obs.: A potência instalada do Centro Comercial é de 800 kW
Você como consultor, baseando-se na NR-10/2004, deverá:
definir a documentação necessária a ser apresentada em uma auditoria;
Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas contendo as especificações do sistema de aterramento e também dos demais equipamentos de proteção. Estabelecimentos com carga instalada superior a 75Kw devem possuir juntamente com os esquemas unifilares o conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e ralacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes; Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos; Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; Documentação comprobatória de qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva; Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações.
propor a forma de acompanhamento/atualização desta documentação; 
O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa devendo ser corrigido sempre que houver uma alteração nas instalações e deve permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
Os EPIs e EPCs aplicados a serviço em eletricidade devem ser testados anualmente, salvo quando por determinação do fabricante se faça a orientação de ensaiar o equipamento a cada semestre, Ao trabalhadores relacionados ao trabalho em eletricidade devem estar orientados sobre os procedimento de trabalho e sobre medidas de segurança bem como o uso dos equipamentos de segurança.
definir um cronograma de inspeção das medidas propostas.
Realizar diariamente um diálogo sobre saúde e segurança visando manter-se refletindo sobre os riscos do trabalho em eletricidade. Ao menos uma vez por mês realizar auditoria interna perante a execução de serviços em eletricidade para verificar a aplicação das medidas propostas, identificar possíveis melhorias nos procedimentos e também poder identificar algum descumprimento das orientações.
A eletricidade pode produzir inúmeros acidentes, e muitos deles podem ser mortais. 
As consequências de uma descarga elétrica que tenha passado pelo corpo de uma pessoa podem ser mais ou menos graves, dependendo da intensidade da corrente elétrica, da resistência e da voltagem. Em caso de choque elétrico, qualquer pessoa treinada poderá prestar os primeiros socorros. 
Cite as condutas a serem adotadas por uma pessoa que tenha se deparado com uma vítima de choque elétrico.
O trabalhador capacitado que for prestar socorro deve primeiramente zelar pela sua segurança para que não venha a ocorrer um segundo acidente, o mesmo deve providenciar o desligamento do circuito para que possa retirar o acidentado do contato com o causador do choque, Após este procedimento deve acionar o socorro e prosseguir realizando a reanimação cardio-pulmonar até a chegada do socorro.
A portaria 598/04 de 07/12/2004 alterou o texto da NR 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade). Esta norma estabelece que estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações.
Cite e comente cinco documentos integrantes deste prontuário.
Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle axistentes: (informativo dos procedimentos de trabalho bem como os procedimentos adotados para execução da atividade visando o controle de risco.)
Documento das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos: (relatórios técnicos com laudo e resultados dos testes realizados e nos equipamentos.)
Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR: (laudo e certificado de aprovação (C.A) do equipamento ou dispositivo em questão.)
Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; (certificado de conclusão de cursos e treinamentos bem como documento que comprove que o funcionário está treinado, capacitado e instruído para executar determinada atividade.)
Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva; (Laudo dos ensaios dialétrico realizado periodicamente conforme determinação.)
Devido a problemas meteorológicos, a subestação de determinada indústria teve parte de seus dispositivos de proteção danificados. Esses dispositivos trabalhavam em alta tensão e para realizar a manutenção, o único funcionário que estava presente no local efetuou contato com o encarregado do setor. A orientação fornecida era para que o próprio funcionário realizasse o reparo, utilizando os EPIs e EPCs obrigatórios, contudo, mesmo possuindo os equipamentos e treinamentos necessários, optou por não realizar o reparo, preferindo aguardar a chegada de seus colegas e do próprio encarregado.
defina e diferencie citando ao menos um exemplo, os EPCs e EPIs utilizados durante a execução de serviços em eletricidade.
Cones de Sinalização e faixa de sinalização seriam exemplos de EPC que seriam aplicados nessa tarefa, vistos que serviriam para delimitar a área de trabalho visando a proteção coletiva. Uniforme antichama e luvas isolantes e ainda balaclava antichama e óculos de proteção seriam exemplos de EPI utilizados na tarefa visando a proteção do trabalhador.
O texto faz referência a alta tensão (AT). Pela NR-10, acima de qual tensão, entre fases ou entre fase e terra, em corrente alternada a tensão é considerada alta?
É considerada AT mediante a NR10 tensão superior a 1000V e CA.
em relação à situação apresentada no texto, comente a orientação dada pelo encarregado ao único funcionário presente no local.
O encarregado do mesmo está descumprindo com a norma pois para trabalho SEP é proibido trabalhar sozinho pois sempre que um estiver em execução da tarefa faz-se necessário a presença de uma segunda pessoa capacitada para socorrer o trabalhador em caso de acidente. Caso seja necessário mais de uma pessoa para execução de serviços no SEP sempre deverá ter uma pessoa na supervisão do trabalho.
Explique por intermédio de um texto dissertativo, a exigência da NR-10 do MTE, quanto a capacitação, habilitação, qualificação e autorização para o trabalho em instalações e serviços em eletricidade.
Trabalhador qualificado é aquele que comprovar conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino. Já o profissional legalmente habilitado é o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. O trabalhador capacitado é aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado. Por final o trabalhador autorizado é aquele que é formalmenteautorizado pela empresa mediante um processo administrativo.
Atividade
 01:
Segurança em Eletricidade

Continue navegando